/

Aluna de Física constrói a mais pequena árvore de Natal do mundo

(dr) TU Delft

A mais pequena árvore de natal do mundo

Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, nos Países Baixos, decidiu construir aquela que é provavelmente a mais pequena árvore de Natal do mundo.

Todos os anos, várias pessoas e organizações tentam construir a maior árvore de Natal de sempre, mas Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, decidiu fugir à regra e fazer exatamente o contrário: construir a mais pequena árvore de Natal do mundo.

De acordo com o comunicado da universidade, o trabalho da aluna é uma demonstração de uma das principais ideias da nanotecnologia: a possibilidade de construir “de baixo para cima”, átomo por átomo ou molécula por molécula.

Para construir a árvore de Natal, Maura Willems usou um microscópio de tunelamento, um dispositivo que possui uma ponta muito fina, capaz de scanear átomos individuais e mudar a sua posição.

O dispositivo pode ser utilizado para construir estruturas minúsculas, literalmente átomo por átomo. Desta forma, a estudante removeu 51 átomos de um cristal perfeito para dar início ao seu trabalho.

O resultado foi uma árvore de Natal com 4 nanómetros de altura. Para comparação, os transístores dos processadores mais modernos têm 7 nanómetros.

https://twitter.com/tudelft/status/1341001305335205893

Apesar de não ser extremamente útil, esta árvore de Natal é um produto divertido da Física.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.