Aluna de Física constrói a mais pequena árvore de Natal do mundo

(dr) TU Delft

A mais pequena árvore de natal do mundo

Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, nos Países Baixos, decidiu construir aquela que é provavelmente a mais pequena árvore de Natal do mundo.

Todos os anos, várias pessoas e organizações tentam construir a maior árvore de Natal de sempre, mas Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, decidiu fugir à regra e fazer exatamente o contrário: construir a mais pequena árvore de Natal do mundo.

De acordo com o comunicado da universidade, o trabalho da aluna é uma demonstração de uma das principais ideias da nanotecnologia: a possibilidade de construir “de baixo para cima”, átomo por átomo ou molécula por molécula.

Para construir a árvore de Natal, Maura Willems usou um microscópio de tunelamento, um dispositivo que possui uma ponta muito fina, capaz de scanear átomos individuais e mudar a sua posição.

O dispositivo pode ser utilizado para construir estruturas minúsculas, literalmente átomo por átomo. Desta forma, a estudante removeu 51 átomos de um cristal perfeito para dar início ao seu trabalho.

O resultado foi uma árvore de Natal com 4 nanómetros de altura. Para comparação, os transístores dos processadores mais modernos têm 7 nanómetros.

https://twitter.com/tudelft/status/1341001305335205893

Apesar de não ser extremamente útil, esta árvore de Natal é um produto divertido da Física.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …