Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, nos Países Baixos, decidiu construir aquela que é provavelmente a mais pequena árvore de Natal do mundo.
Todos os anos, várias pessoas e organizações tentam construir a maior árvore de Natal de sempre, mas Maura Willems, estudante de Física Aplicada na Delft University of Technology, decidiu fugir à regra e fazer exatamente o contrário: construir a mais pequena árvore de Natal do mundo.
De acordo com o comunicado da universidade, o trabalho da aluna é uma demonstração de uma das principais ideias da nanotecnologia: a possibilidade de construir “de baixo para cima”, átomo por átomo ou molécula por molécula.
Para construir a árvore de Natal, Maura Willems usou um microscópio de tunelamento, um dispositivo que possui uma ponta muito fina, capaz de scanear átomos individuais e mudar a sua posição.
O dispositivo pode ser utilizado para construir estruturas minúsculas, literalmente átomo por átomo. Desta forma, a estudante removeu 51 átomos de um cristal perfeito para dar início ao seu trabalho.
O resultado foi uma árvore de Natal com 4 nanómetros de altura. Para comparação, os transístores dos processadores mais modernos têm 7 nanómetros.
https://twitter.com/tudelft/status/1341001305335205893
Apesar de não ser extremamente útil, esta árvore de Natal é um produto divertido da Física.