Mais de metade dos animais desapareceram da Terra nos últimos 40 anos

WWF

-

A população mundial de animais vertebrados reduziu-se em 52% nas últimas 4 décadas, revela a edição deste ano do relatório bienal “Planeta Vivo”, do Fundo de Natureza Selvagem (WWF).

A investigação, que abrange os 40 anos entre 1970 e 2010, baseou-se em dados de mais de três mil espécies vertebradas.

De acordo com o documento, publicado no site do WWF, as espécies de água doce foram as mais dizimadas, sendo 76% menos do que em 1970. As espécies marítimas e terrestres se igualam nesta triste estatística, com 39% de perdas.

WWF

-

Em termos de territórios, a América do Sul sofreu a maior redução de biodiversidade, perdendo 83% das espécies existentes.

A região da Ásia-Pacífico perdeu 67% das suas espécies. O Norte de África, a Rússia e a Europa têm 30% menos espécies.

Segundo os autores do documento, a redução drástica da biodiversidade deve-se às taxas de industrialização, que superam a capacidade do nosso planeta de repor os seus recursos.

O WWF chama a este taxa de industrialização versus capacidade de reposição a “trilha ecológica”, defendendo que com a produção actual do planeta, precisávamos de uma Terra e meia para repor os recursos gastos.

Em contrapartida, quem cresceu foi a população humana.

Em 1970, viviam 3,7 mil milhões de pessoas no nosso planeta. Em 2010, este número se aproximava dos 7 mil milhões.

Mas segundo a RVR, peritos do mundo inteiro advertiram já no início deste ano para uma crise ecológica de escala ainda mais dramática, que abrange um período mais largo de 500 anos deste o século XVI.

ZAP / RVR

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O capitalismo está a destruir toda a possibilidade de vida prolongada para todos os seres. O que acho inconcebível é que se persigam líderes ”terroristas” porque matam/ sacrificam pessoas em massa… E o que é que ”nós”, humanos, estamos a fazer a tudo aquilo que a Natureza nos proporciona? A destruir… São seres vivos que morrem e, com eles, a nossa continuidade posta em causa. Acho que a mudança passa um bocadinho por todos nós… Se deixassemos de consumir tudo o que nos põem à frente, talvez conseguíssemos nós ser a geração da mudança, mas não consigo ver nenhuma luz ao fundo do túnel para esta sociedade perdida em ciclos viciosos…

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …