Até 2017, mais de metade da população mundial vai ter Internet

Charlotte Kesl / World Bank

-

Mais de metade da população mundial vai ter acesso à rede da Internet até 2017, mais 10 pontos percentuais que os utilizadores atuais, indicam estimativas da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Um relatório divulgado durante o 10º encontro da Comissão de Banda Larga, que se realizou no fim de semana, indica que o número de utilizadores da Internet no mundo deverá passar de 2,3 mil milhões para 2,9 mil milhões até ao final deste ano.

A UNESCO assinala que, até ao final do ano, a subscrição de telemóveis e Internet, a nível mundial, deverá ser de 2,6 mil milhões, contra 1.9 mil milhões de assinaturas feitas em 2013.

Já em 2015, o número de subscritores dos dois serviços irá alcançar 3,3 mil milhões, aumentando para quatro mil milhões em 2016 e 4,5 mil milhões em 2017.

Pelo menos três quartos dessas assinaturas serão feitas em países em vias de desenvolvimento e mais da metade na Ásia-Pacífico, uma das regiões mais ricas do planeta, assinala a UNESCO.

De acordo com o relatório, a Coreia do Sul continua a ter a maior penetração de banda larga doméstica do mundo, com mais de 98% dos lares ligaados à rede.

No total, existem 77 países onde mais de 50% da população está online, contra 70 países em 2013.

Os dez melhores países para usar a Internet estão todos localizados na Europa, com a Islândia em primeiro lugar no mundo, com 96,5% de pessoas online, enquanto os níveis mais baixos de acesso à Internet são encontrados principalmente na África subsaariana, onde menos de 2% da população tem Internet disponível.

Segundo a UNESCO, somente 1,9% da população da Etiópia tem Internet disponível, sendo que Níger tem apenas 1,7%, Serra Leoa (1,7%), Guiné (1,6%), Somália (1,5%), Burundi (1,3%), Eritreia (0,9%).

A lista das dez nações menos conectadas também inclui Mianmar (1,2%) e Timor Leste (1,1%), único país de língua portuguesa desse grupo, cujos dados foram disponibilizados à UNESCO.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …