/

11 mil portugueses na Alemanha em risco de regressar a casa

4

Mais de 11 mil portugueses residentes na Alemanha estão em risco de ser repatriados se não conseguirem um emprego no prazo de seis meses, logo que seja aprovada a reforma das leis de imigração da Alemanha.

Como descreve o Diário Económico, a reforma das leis de imigração vai levar à retirada do visto de residência aos europeus que estejam há mais de seis meses no país sem encontrar trabalho. O Governo aprovou esta quarta-feira as linhas mestras da reforma que restringe os direitos sociais dos imigrantes e que vai agora seguir para o Parlamento alemão, onde deverá ser aprovada pela maioria parlamentar da coligação liderada por Merkel.

A reforma das leis de imigração surge para travar o chamado “turismo de Segurança Social” ou “imigração da pobreza”, numa tentativa de estancar a enchente imigrante e anular vistos de residência a todos os que estão sem emprego há vários meses.

Em maio deste ano, 11.449 portugueses a viver na Alemanha recebiam o subsídio “básico para pessoas à procura de emprego” e 5.564 estavam inscritos na lista oficial de desempregados em agosto, menos 14,5% que no final de 2013, de acordo com os dados da Agência Federal do Trabalho da Alemanha citados pelo Económico.

Além de repatriar os desempregados de longa duração, o Governo alemão luta também contra abusos ou fraude à Segurança Social – quem tiver comprovadamente cometido este tipo de faltas terá a entrada no país proibida até cinco anos.

A propósito dos altos gastos com Segurança Social, por exemplo, relativamente ao abono de família, no caso dos portugueses residentes na Alemanha, há este ano 30.454 crianças abrangidas, sendo que destas mais de mil não residem sequer em solo alemão. No total, na Alemanha, 144 mil crianças recebem este apoio e 41 mil não residem no país.

ZAP

4 Comments

  1. Portugueses com Vistos de Trabalho na Alemanha ????
    PF leiam a legislação europeia antes de dizerem barbaridades destas.
    Conhecem algum Alemão com Visto de Trabalho ou qualquer outro tipo de Visto, a residir em Portugal?
    Não conhecem o conceito de Livre Circulação de Pessoas e Bens pela União Europeia, nem a liberdade de fixação num País da UE, diferente do da origem ????
    Se afirmarem que os Portugueses a residir na Alemanha, desempregados de longa duração, perdem o direito ao Subsidio de Desemprego, isso sim, é possível, agora serem expulsos de um território europeu porque não têm “Vistos de Trabalho” ?????
    Não brinquem com a nossa inteligência !!!!!

      • Agradeço o reparo e correcção.
        Contudo, o que afirmei para Vistos de Trabalho, coloca-se para Vistos de Residência.
        Não quero acreditar que vcs não saibam que os Alemães e Holandeses que residem no Algarve, não precisam de Visto de qualquer tipo.
        Basta-lhes, e não é obrigatório, inscreverem-se na Câmara da residência para poderem “beneficiar” das regalias dos Portugueses.
        Da mesma forma, qualquer Português que queira ir residir para a Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo …… etc, só tem de alugar ou comprar uma habitação e ser portador do documento de identificação em vigor na sua Pátria Natal.
        E para que não pensem que invento, dêem uma olhadela neste site, pois garanto-lhe que o mesmo direito/tratamento é dado aos Portugueses na Alemanha ,

  2. Bom dia a todos!
    Estive na alemanha mas estava com eles nos alpes austriacos um dos melhores em turismo deluxe e inclusivamente estive em zurique que fala tambem alemaõ sem visto
    sendo um simples açoriano dessenrascado! Sei que em munique voces teem meia hora na net para arranjar trabalho no centro de emprego. Nao fui á russia por um triz por o visto ser mais caro que a viagem. Por favor deixem-se de cantigas e vejam a nossa missao na net romanos 10:9

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.