Mais da metade das pessoas com problemas de nutrição vivem na Ásia-Pacífico

foto: Juansalcedo / wikimedia

foto: Juansalcedo / wikimedia

Cerca de 60 % das mais de 2.000 milhões de pessoas que padecem de má nutrição em todo o mundo estão na região Ásia-Pacifico, apesar da erradicação da fome estar a avançar, assinalou hoje a ONU quando se assinala o Dia Mundial da Alimentação.

Em comunicado divulgado em Banguecoque, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), precisou que na região Ásia-Pacifico deverá acabar totalmente com a fome em 2025.

O diretor da FAO para a região, Hiroyuki Konuma, alertou também que a inflação afeta as classes mais pobres e dificulta o fim da má nutrição.

“Os altos preços dos alimentos, que são 50 % mais altos em termos reais comparativamente há 10 anos, aumentam a vulnerabilidade dos pobres”, disse o mesmo responsável.

Além dos problemas de fome, o mundo registam também 1.400 milhões de pessoas com excesso de peso, das quais 500 milhões são obesas e correm sérios riscos de contrair doenças não contagiosas, acrescentou Hiroyuki Konuma referindo-se a problemas como a diabetes ou a hipertensão.

Em todo o planeta, uma em cada oito pessoas e um em casa quatro crianças com menos de cinco anos, padece de má nutrição, enquanto 165 milhões de crianças nunca desenvolveram o seu potencial intelectual e físico devido à carência de nutrientes.

O Dia Mundial dos Alimentos marca o 68.º aniversário da fundação da FAO na cidade canadiana do Quebec, a 16 de outubro de 1945.

/ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …