Maioria dos autarcas arguidos nos últimos dois anos é do PS

Joaquim Couto / Facebook

Joaquim Couto, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

Em 15 autarcas constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 são do Partido Socialista. Em 604 casos analisados no ano passado, quase metade são relativos a autarquias.

Os recentes casos de suspeitas de corrupção da Operação Teia alertaram para um problema recorrente de criminalidade nas autarquias. O presidente da câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o presidente demissionário de Santo Tirso, Joaquim Couto, são dois exemplos de políticos socialistas arguidos em casos de corrupção.

Dos 15 presidentes da câmara que foram constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 deles são do Partido Socialista, avança o jornal Expresso. Nos outros quatro casos, dois deles são do PSD, um deles é do CDS e o outro é da CDU.

Agora, também Nuno Moita da Silva, presidente socialista da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova foi constituído arguido após suspeitas de manipulação de concursos para a atribuição de quatro obras de reabilitação entregues a empresas do empreiteiro Fernando Marto. Alegadamente terão sido forjadas assinaturas para simular uma falsa concorrência.

Moita da Silva junta-se assim a uma longa lista de políticos, como por exemplo Luís Correia, autarca de Castelo Branco, e Valdemar Alves, o presidente da câmara de Pedrógão Grande, que é arguido em dois processos.

O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) analisou 604 casos, relativos ao ano passado e a este tipo de criminalidade, e concluíram que quase metade (288) aconteceram em autarquias. Só nas câmaras municipais registaram-se um total de 223 crimes de corrupção; nas juntas de freguesia foram contabilizados 56; e por fim, em empresas municipais, apenas nove.

Além disso, a notícia avançada pelo Diário de Notícias explica que a criminalidade nas autarquias tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2015, perfazia uma fatia de 32,9% dos casos. Três anos depois, representou quase metade dos crimes analisados. Contudo o CPC desvaloriza a subida, uma vez que podem ter a ver “com o ritmo de finalização dos inquéritos e não com uma subida real”.

No ano passado, apenas foram desenvolvidas três ações de sensibilização sobre ética e riscos da corrupção nas autarquias portuguesas. O CPC realça, no entanto, que “há também uma grande parte de trabalho invisível, que passa, por exemplo, por contactos telefónicos diários de câmaras municipais ou juntas de freguesia a pedir esclarecimentos”.

“A natureza das funções que são desenvolvidas, a subsistência de conflitos de interesses, o exercício de poderes discricionários associados a determinadas funções públicas, bem como situações de alguma proximidade relacional dos serviços e funcionários com os cidadãos”, fazem com que a administração local esteja “exposta à possibilidade de ocorrência de atos e corrupção”.

Registou-se também um elevado número de casos arquivados, cerca de 44%. “Os elementos apresentados reforçam mais uma vez as tendências já registadas nos anos anteriores, designadamente da dificuldade da investigação criminal na recolha de indícios e de provas neste tipo de crimes”, explicou o Conselho de Prevenção da Corrupção.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mas em algum lado o socialismo/colectivismo é diferente?

    cegos são aqueles que se recusam a ver….e alegremente continuam a votar e a credibilizar esta gente.

    • Ah?!
      “Socialismo/colectivismo”?!
      A noticia é sobre autarcas arguidos (no caso, a grande maioria é do PS), portanto, nada tem a ver com “socialismo/colectivismo”!…
      Também convém referir que o PS tem mais do DOBRO dos autarcas do PSD…
      Infelizmente nessa “lista” ainda devem faltar muitos outros, principalmente ex-autarcas e, o pior é que metade dos processos são arquivados!…

      • lol

        claro que nada tem a ver com socialismo e colectivismo!!! oh well, presumo que seja mais um daqueles que continua a dizer que ah e tal o socialismo e colectivismo nunca foram realmente implementados…daí as falhas por TODO o LADO onde passam.

        • lol?!
          O que eu digo é que isto NADA tem a ver com socialismo e/ou colectivismo!
          NADA!!
          Pelo contrário: é claramente INDIVIDUALISMO!!

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …