Maioria dos autarcas arguidos nos últimos dois anos é do PS

Joaquim Couto / Facebook

Joaquim Couto, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

Em 15 autarcas constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 são do Partido Socialista. Em 604 casos analisados no ano passado, quase metade são relativos a autarquias.

Os recentes casos de suspeitas de corrupção da Operação Teia alertaram para um problema recorrente de criminalidade nas autarquias. O presidente da câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o presidente demissionário de Santo Tirso, Joaquim Couto, são dois exemplos de políticos socialistas arguidos em casos de corrupção.

Dos 15 presidentes da câmara que foram constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 deles são do Partido Socialista, avança o jornal Expresso. Nos outros quatro casos, dois deles são do PSD, um deles é do CDS e o outro é da CDU.

Agora, também Nuno Moita da Silva, presidente socialista da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova foi constituído arguido após suspeitas de manipulação de concursos para a atribuição de quatro obras de reabilitação entregues a empresas do empreiteiro Fernando Marto. Alegadamente terão sido forjadas assinaturas para simular uma falsa concorrência.

Moita da Silva junta-se assim a uma longa lista de políticos, como por exemplo Luís Correia, autarca de Castelo Branco, e Valdemar Alves, o presidente da câmara de Pedrógão Grande, que é arguido em dois processos.

O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) analisou 604 casos, relativos ao ano passado e a este tipo de criminalidade, e concluíram que quase metade (288) aconteceram em autarquias. Só nas câmaras municipais registaram-se um total de 223 crimes de corrupção; nas juntas de freguesia foram contabilizados 56; e por fim, em empresas municipais, apenas nove.

Além disso, a notícia avançada pelo Diário de Notícias explica que a criminalidade nas autarquias tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2015, perfazia uma fatia de 32,9% dos casos. Três anos depois, representou quase metade dos crimes analisados. Contudo o CPC desvaloriza a subida, uma vez que podem ter a ver “com o ritmo de finalização dos inquéritos e não com uma subida real”.

No ano passado, apenas foram desenvolvidas três ações de sensibilização sobre ética e riscos da corrupção nas autarquias portuguesas. O CPC realça, no entanto, que “há também uma grande parte de trabalho invisível, que passa, por exemplo, por contactos telefónicos diários de câmaras municipais ou juntas de freguesia a pedir esclarecimentos”.

“A natureza das funções que são desenvolvidas, a subsistência de conflitos de interesses, o exercício de poderes discricionários associados a determinadas funções públicas, bem como situações de alguma proximidade relacional dos serviços e funcionários com os cidadãos”, fazem com que a administração local esteja “exposta à possibilidade de ocorrência de atos e corrupção”.

Registou-se também um elevado número de casos arquivados, cerca de 44%. “Os elementos apresentados reforçam mais uma vez as tendências já registadas nos anos anteriores, designadamente da dificuldade da investigação criminal na recolha de indícios e de provas neste tipo de crimes”, explicou o Conselho de Prevenção da Corrupção.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mas em algum lado o socialismo/colectivismo é diferente?

    cegos são aqueles que se recusam a ver….e alegremente continuam a votar e a credibilizar esta gente.

    • Ah?!
      “Socialismo/colectivismo”?!
      A noticia é sobre autarcas arguidos (no caso, a grande maioria é do PS), portanto, nada tem a ver com “socialismo/colectivismo”!…
      Também convém referir que o PS tem mais do DOBRO dos autarcas do PSD…
      Infelizmente nessa “lista” ainda devem faltar muitos outros, principalmente ex-autarcas e, o pior é que metade dos processos são arquivados!…

      • lol

        claro que nada tem a ver com socialismo e colectivismo!!! oh well, presumo que seja mais um daqueles que continua a dizer que ah e tal o socialismo e colectivismo nunca foram realmente implementados…daí as falhas por TODO o LADO onde passam.

        • lol?!
          O que eu digo é que isto NADA tem a ver com socialismo e/ou colectivismo!
          NADA!!
          Pelo contrário: é claramente INDIVIDUALISMO!!

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …