Maioria dos autarcas arguidos nos últimos dois anos é do PS

Joaquim Couto / Facebook

Joaquim Couto, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

Em 15 autarcas constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 são do Partido Socialista. Em 604 casos analisados no ano passado, quase metade são relativos a autarquias.

Os recentes casos de suspeitas de corrupção da Operação Teia alertaram para um problema recorrente de criminalidade nas autarquias. O presidente da câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o presidente demissionário de Santo Tirso, Joaquim Couto, são dois exemplos de políticos socialistas arguidos em casos de corrupção.

Dos 15 presidentes da câmara que foram constituídos arguidos nos últimos dois anos, 11 deles são do Partido Socialista, avança o jornal Expresso. Nos outros quatro casos, dois deles são do PSD, um deles é do CDS e o outro é da CDU.

Agora, também Nuno Moita da Silva, presidente socialista da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova foi constituído arguido após suspeitas de manipulação de concursos para a atribuição de quatro obras de reabilitação entregues a empresas do empreiteiro Fernando Marto. Alegadamente terão sido forjadas assinaturas para simular uma falsa concorrência.

Moita da Silva junta-se assim a uma longa lista de políticos, como por exemplo Luís Correia, autarca de Castelo Branco, e Valdemar Alves, o presidente da câmara de Pedrógão Grande, que é arguido em dois processos.

O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) analisou 604 casos, relativos ao ano passado e a este tipo de criminalidade, e concluíram que quase metade (288) aconteceram em autarquias. Só nas câmaras municipais registaram-se um total de 223 crimes de corrupção; nas juntas de freguesia foram contabilizados 56; e por fim, em empresas municipais, apenas nove.

Além disso, a notícia avançada pelo Diário de Notícias explica que a criminalidade nas autarquias tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2015, perfazia uma fatia de 32,9% dos casos. Três anos depois, representou quase metade dos crimes analisados. Contudo o CPC desvaloriza a subida, uma vez que podem ter a ver “com o ritmo de finalização dos inquéritos e não com uma subida real”.

No ano passado, apenas foram desenvolvidas três ações de sensibilização sobre ética e riscos da corrupção nas autarquias portuguesas. O CPC realça, no entanto, que “há também uma grande parte de trabalho invisível, que passa, por exemplo, por contactos telefónicos diários de câmaras municipais ou juntas de freguesia a pedir esclarecimentos”.

“A natureza das funções que são desenvolvidas, a subsistência de conflitos de interesses, o exercício de poderes discricionários associados a determinadas funções públicas, bem como situações de alguma proximidade relacional dos serviços e funcionários com os cidadãos”, fazem com que a administração local esteja “exposta à possibilidade de ocorrência de atos e corrupção”.

Registou-se também um elevado número de casos arquivados, cerca de 44%. “Os elementos apresentados reforçam mais uma vez as tendências já registadas nos anos anteriores, designadamente da dificuldade da investigação criminal na recolha de indícios e de provas neste tipo de crimes”, explicou o Conselho de Prevenção da Corrupção.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. mas em algum lado o socialismo/colectivismo é diferente?

    cegos são aqueles que se recusam a ver….e alegremente continuam a votar e a credibilizar esta gente.

    • Ah?!
      “Socialismo/colectivismo”?!
      A noticia é sobre autarcas arguidos (no caso, a grande maioria é do PS), portanto, nada tem a ver com “socialismo/colectivismo”!…
      Também convém referir que o PS tem mais do DOBRO dos autarcas do PSD…
      Infelizmente nessa “lista” ainda devem faltar muitos outros, principalmente ex-autarcas e, o pior é que metade dos processos são arquivados!…

      • lol

        claro que nada tem a ver com socialismo e colectivismo!!! oh well, presumo que seja mais um daqueles que continua a dizer que ah e tal o socialismo e colectivismo nunca foram realmente implementados…daí as falhas por TODO o LADO onde passam.

        • lol?!
          O que eu digo é que isto NADA tem a ver com socialismo e/ou colectivismo!
          NADA!!
          Pelo contrário: é claramente INDIVIDUALISMO!!

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …