Maioria admite rever feriados

PSD / Flickr

Assembleia da República

Assembleia da República

A Assembleia da República debate esta tarde um projeto de lei do PCP para a reposição dos quatro feriados retirados em 2013, em que se incluem os feriados civis de 5 de outubro e 1 de dezembro.

O projeto está a provocar algum polémica a começar pelo título – “Reposição dos Feriados Nacionais Roubados” -, mas também por pedir ainda a inclusão da terça-feira de Carnaval, ponto que gera mais reservas entre os que apoiam a reposição dos feriados.

A Antena 1 avançou, esta manhã, que existe um compromisso da maioria de reavaliação dos feriados no pós-troika, em 2015. De acordo com as fontes contactadas do PSD e do CDS, os feriados “não foram eliminados, pois foram apenas suspensos depois de alterações na lei em 2013”.

PS considera “ilusória” intenção da maioria de repor feriados

O líder parlamentar do PS, Alberto Martins, manifestou-se hoje de acordo genericamente com o projeto do PCP para a reposição dos quatro feriados retirados em 2013 e considerou “proclamatória” a intenção da maioria PSD/CDS de os repor progressivamente a partir de 2015.

“Este é um Governo de boas intenções e más práticas. A realidade é o empobrecimento da vida coletiva portuguesa, com mais cortes, mais custos, mais desemprego e emigração. Ao mesmo tempo há uma realidade ilusória, fictícia, fantasmática, que é dizer-se que vamos ter o melhor dos mundos, que vai haver feriados, que há 50 mil milhões de investimento e que vai haver aumento de emprego”, declarou Alberto Martins.

“O cumprimento das promessas eleitorais deste Governo é conhecido. Perguntemos aos pensionistas, aos funcionários públicos, aos trabalhadores por conta de outrem a situação em que estamos”, acentuou Alberto Martins.

Feriados de volta sim, Carnaval talvez

Em relação ao teor do projeto do PCP, Alberto Martins colocou dúvidas sobre a intenção de os comunistas oficializarem o feriado do Carnaval.

“O PS tem uma posição genérica favorável à ideia de reposição dos feriados. Essa questão [do Carnaval] é distinta e será analisada em fase de especialidade”, advogou o líder da bancada socialista.

Alberto Martins salientou que foram suspensos “dois [feriados] muito fortes, o 5 de outubro e o 1º de dezembro, momentos singulares referenciais da nossa identidade histórica e nacional“.

“Os feriados são momentos de celebração coletiva”, sustentou, antes de rejeitar o argumento de que são prejudiciais a um aumento da produtividade do país.

“Essa crítica não tem qualquer consistência científica, mas insere-se numa ideia muito geral do Governo de desnaturar muitas das dimensões da nossa cultura e identidade com proclamações retóricas que não têm sustentação”, alegou ainda o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Em relação aos dois feriados civis retirados em 2013, Alberto Martins defendeu a tese de que o “1º de dezembro de 1640 é uma data singular de reafirmação da independência nacional e o 5 de outubro de 1910 é a fundação da República, no fundo a fundação do Estado moderno”.

Jerónimo de Sousa diz que avaliar a reposição de feriados é “manobra de diversão”

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse hoje que a intenção da maioria de avaliar a reposição gradual, a partir de 2015, dos feriados retirados em 2013 não passa de uma “manobra de diversão”.

“É o costume, ou seja, mais uma manobra de diversão e de dilação, na medida em que admitem considerar essa possibilidade lá para o fim da presença da troika”, disse Jerónimo de Sousa.

“[É uma manobra] para evitar responder ao problema imediato que o PCP coloca, com a sua iniciativa de recuperar os feriados que foram roubados aos trabalhadores”, acrescentou o líder comunista.

Se quiser acompanhar a discussão do projeto de lei no Parlamento, visite o streaming disponibilizado pela Assembleia da República.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …