“Maioria absoluta do PS não é perigo afastado, é possibilidade real”

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa considera que um cenário de maioria do Partido Socialista pode significar um retrocesso em direitos e rendimentos.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, alertou esta terça-feira que um cenário de maioria absoluta do PS nas eleições legislativas de 6 de outubro “não é um perigo afastado, é uma possibilidade real”, considerando que tal é “retroceder” em direitos e rendimentos.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas após uma visita e reunião na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em Lisboa, a 25 dias do arranque oficial da campanha eleitoral.

“No plano mais geral, esta aprovação, com o aval do PSD e do CDS da legislação laboral, também tem uma marca, uma marca de classe, que demonstra que em certas situações o PS não se liberta da política de direita. Portanto, maioria absoluta: retroceder nos avanços. Insisto, sem querer fazer um juízo de intenções, não é um perigo afastado, é uma possibilidade real. Tendo em conta todo o histórico e que o PS faz escolhas e as escolhas últimas não foram boas”, disse.

O líder do PCP recusou comentar “pessoas”, quando questionado pela indigitação pelo primeiro-ministro da antiga ministra e eurodeputada e atual vice-governadora da Banco de Portugal, Elisa Ferreira, para ocupar uma pasta na próxima Comissão Europeia, pois, “mais que um nome” ou o facto de ser uma cidadã portuguesa, “preocupam as políticas que vão ser realizadas pela instituição”, cujas “grandes linhas orientadoras” se mantêm de matriz “social-democracia e de direita”.

Jerónimo sublinhou ainda que “nem sempre estes lugares preenchidos por portugueses, nos últimos anos, levaram ao benefício do país”.

“Nós não temos ilusões. Sem o aumento da produção nacional, o país está condenado ao atraso. É por isso mesmo que, faltando dar resposta a estes problemas estruturais, mas, simultaneamente, não abdicando de uma vida melhor para quem trabalha ou trabalhou, creio que é um objetivo que encaixa bem e que leva a esta compreensão da importância da CDU. O povo português é que vai ser o juiz”, concluiu, apelando ao voto na coligação que une comunistas e ecologistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …