“Maioria absoluta do PS não é perigo afastado, é possibilidade real”

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa considera que um cenário de maioria do Partido Socialista pode significar um retrocesso em direitos e rendimentos.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, alertou esta terça-feira que um cenário de maioria absoluta do PS nas eleições legislativas de 6 de outubro “não é um perigo afastado, é uma possibilidade real”, considerando que tal é “retroceder” em direitos e rendimentos.

Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas após uma visita e reunião na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em Lisboa, a 25 dias do arranque oficial da campanha eleitoral.

“No plano mais geral, esta aprovação, com o aval do PSD e do CDS da legislação laboral, também tem uma marca, uma marca de classe, que demonstra que em certas situações o PS não se liberta da política de direita. Portanto, maioria absoluta: retroceder nos avanços. Insisto, sem querer fazer um juízo de intenções, não é um perigo afastado, é uma possibilidade real. Tendo em conta todo o histórico e que o PS faz escolhas e as escolhas últimas não foram boas”, disse.

O líder do PCP recusou comentar “pessoas”, quando questionado pela indigitação pelo primeiro-ministro da antiga ministra e eurodeputada e atual vice-governadora da Banco de Portugal, Elisa Ferreira, para ocupar uma pasta na próxima Comissão Europeia, pois, “mais que um nome” ou o facto de ser uma cidadã portuguesa, “preocupam as políticas que vão ser realizadas pela instituição”, cujas “grandes linhas orientadoras” se mantêm de matriz “social-democracia e de direita”.

Jerónimo sublinhou ainda que “nem sempre estes lugares preenchidos por portugueses, nos últimos anos, levaram ao benefício do país”.

“Nós não temos ilusões. Sem o aumento da produção nacional, o país está condenado ao atraso. É por isso mesmo que, faltando dar resposta a estes problemas estruturais, mas, simultaneamente, não abdicando de uma vida melhor para quem trabalha ou trabalhou, creio que é um objetivo que encaixa bem e que leva a esta compreensão da importância da CDU. O povo português é que vai ser o juiz”, concluiu, apelando ao voto na coligação que une comunistas e ecologistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …