O maior sapo da história comia dinossauros ao pequeno almoço

(dr) Scientific Reports

Medição da pressão manidibular de um Ceratophrys cranwelli

O gigantesco “sapo do diabo”, que viveu na ilha de Madagáscar há 68 milhões de anos, era capaz de caçar dinossauros pequenos, segundo um artigo científico publicado esta quarta-feira.

De acordo com o artigo, publicado na Nature, o maior sapo na história dos anfíbios extintos tinha um comprimento era de 41 centímetros, chegava a pesar 4,5 kg, e era capaz de caçar pequenos dinossauros.

A criatura foi batizada de Beelzebufo, do latim Beelzebub (Belzebu) e bufo (sapo), graças aos “chifres” que tinha na região acima dos olhos.

Os cientistas estudaram a pressão da mandíbula do sapo e revelaram que os maxilares eram capazes de fazer pressão equivalente a 2.200 newtons, o que pode ser comparado com a força dos maxilares de predadores mamíferos.

“Com tal pressão de mandíbula, o Beelzebufo era capaz de caçar crias de dinossauros ou espécies pequenas que habitassem o mesmo ambiente”, explica Marc Jones, investigador da Universidade de Adelaide e um dos autores do artigo.

O cientista apontou também que os sapos chifrudos modernos, que possuem grau de parentesco com Beelzebufo, foram encontrados nas florestas tropicais e subtropicais da América do Sul.

No entanto, apesar o grau de parentesto, não chegam perto de ter o mesmo tamanho dos seus ancestrais, mas possuem fortes maxilares que os ajudam a atacar animais de mesmo tamanho, ou seja, sapos, cobras e roedores.

Os cientistas mediram a força da mandíbula através de um transdutor, um dispositivo que mede com precisão a força aplicada em duas placas cobertas de couro quando um animal a morde.

“Assim, pela primeira vez foi medida a força da mandíbula de um sapo”, ressaltou outro cientista do estudo, Kristopher Lappin.

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …