/

Maior produtor de chips do mundo anuncia segunda fábrica no Japão – em parceria com a Sony

O maior produtor de chips do mundo, a TSCM, vai construir, em parceria com a Sony, a segunda fábrica no Japão. A obra deverá ficar pronta ainda este ano.

A maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), vai construir uma segunda fábrica de chips em Kumamoto, no sudoeste do Japão.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo ministro da Agricultura japonês.

Tetsushi Sakamoto disse, durante uma visita à área no fim-de-semana, que a unidade ficará também em Kumamoto, onde a TSCM já está a construir uma primeira fábrica, com inauguração prevista para 2024.

A empresa de Taiwan e o conglomerado tecnológico japonês Sony vão formar uma parceria chamada Japan Advanced Semiconductor Manufacturing para administrar a fábrica, que vai produzir chips entre 22 e 28 nanómetros (um nanómetro é mil vezes mais pequeno que um milímetro).

A TSMC deverá fazer o anúncio formal em fevereiro, altura em que também anunciará o investimento, estimado em dois biliões de ienes – 12,54 mil milhões de euros.

Outros projetos da TSMC

A empresa de Taiwan também está a construir nos Estados Unidos duas fábricas de wafer – uma fina fatia de material semicondutor, na qual microcircuitos são construídos.

Uma das fábricas inicia a produção em massa de chips de quatro nanómetros em 2024, enquanto a outra deverá arrancar em 2026 com a produção comercial de chips de três nanómetros, a tecnologia mais avançada da TSMC.

Taiwan é líder mundial na produção de chips semicondutores, um componente essencial na produção de alta tecnologia, incluindo sistemas de inteligência artificial.

Em 2021, o Japão já tinha investido cerca de 4,5 mil milhões de euros para resolver escassez mundial de chips – que se tornou mais notória durante os anos da pandemia da covid-19, quando a única forma de interagir com os outros passou a ser através dos computadores, telemóveis e televisões.

Embora os fundos se destinassem a vários fabricantes de chips, o investimento mais notável foi na TSMC, para construir a sua primeira fábrica de chips no Japão, igualmente num esforço conjunto com a Sony Group Corp.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.