/

O quarto maior lago do mundo é agora um deserto

1

A vista do satélite Proba-V da ESA mostra o que resta do Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo e, hoje, é o cenário de um grave desastre ecológico.

O Mar de Aral foi um lago, localizado entre o norte do Cazaquistão e o sul do Uzbequistão, com uma área de 68 mil quilómetros quadrados – o equivalente a duas Bélgicas.

Contudo, o mar de Aral reduziu-se drasticamente desde a década de 1960, quando os projetos de irrigação soviéticos desviaram a água dos rios que o abasteciam, segundo o artigo da ESA. Nos anos 2000, o lago tinha encolhido para cerca de 10% do seu tamanho original e, em 2014, o Lago do Sul em forma de ferradura tinha praticamente secado.

Os lençóis freáticos também diminuíram, a vegetação foi devastada e onze prósperas indústrias pesqueiras entraram em colapso. O leito exposto do lago formou o recém-batizado Deserto Aralkum, gerando tempestades de areia com pesticidas que podem chegar até aos Himalaias.

Esforços para estabilizar a situação estão em andamento, incluindo a replantação de vegetação resistente para reduzir as tempestades de areia. Em 2005, a Barragem de Kok-Aral foi concluída para restaurar os níveis de água no Lago do Norte. Em 2008, o nível de água já tinha subido doze metros em comparação ao nível mais baixo, registado em 2003. A salinidade caiu e os peixes são encontrados em número suficiente para tornar a pesca viável.

No entanto, as perspetivas para o Lago do Sul permanece sombria, tendo sido chamado de “um dos piores desastres ambientais do planeta” pelo Daily Telegraph. Uma eclusa é aberta periodicamente para reabastecer este lago.

Lançado a 7 de maio de 2013, o Proba-V é um satélite da ESA, encarregado de uma missão em grande escala: mapear a cobertura da terra e o crescimento da vegetação em todo o planeta a cada dois dias.

Estes dados são distribuídos aos utilizadores em todo o mundo. Uma galeria de imagens online destaca algumas das imagens mais impressionantes da missão, incluindo imagens de tempestades e incêndios.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.