O quarto maior lago do mundo é agora um deserto

A vista do satélite Proba-V da ESA mostra o que resta do Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo e, hoje, é o cenário de um grave desastre ecológico.

O Mar de Aral foi um lago, localizado entre o norte do Cazaquistão e o sul do Uzbequistão, com uma área de 68 mil quilómetros quadrados – o equivalente a duas Bélgicas.

Contudo, o mar de Aral reduziu-se drasticamente desde a década de 1960, quando os projetos de irrigação soviéticos desviaram a água dos rios que o abasteciam, segundo o artigo da ESA. Nos anos 2000, o lago tinha encolhido para cerca de 10% do seu tamanho original e, em 2014, o Lago do Sul em forma de ferradura tinha praticamente secado.

Os lençóis freáticos também diminuíram, a vegetação foi devastada e onze prósperas indústrias pesqueiras entraram em colapso. O leito exposto do lago formou o recém-batizado Deserto Aralkum, gerando tempestades de areia com pesticidas que podem chegar até aos Himalaias.

Esforços para estabilizar a situação estão em andamento, incluindo a replantação de vegetação resistente para reduzir as tempestades de areia. Em 2005, a Barragem de Kok-Aral foi concluída para restaurar os níveis de água no Lago do Norte. Em 2008, o nível de água já tinha subido doze metros em comparação ao nível mais baixo, registado em 2003. A salinidade caiu e os peixes são encontrados em número suficiente para tornar a pesca viável.

No entanto, as perspetivas para o Lago do Sul permanece sombria, tendo sido chamado de “um dos piores desastres ambientais do planeta” pelo Daily Telegraph. Uma eclusa é aberta periodicamente para reabastecer este lago.

Lançado a 7 de maio de 2013, o Proba-V é um satélite da ESA, encarregado de uma missão em grande escala: mapear a cobertura da terra e o crescimento da vegetação em todo o planeta a cada dois dias.

Estes dados são distribuídos aos utilizadores em todo o mundo. Uma galeria de imagens online destaca algumas das imagens mais impressionantes da missão, incluindo imagens de tempestades e incêndios.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …