Maior GIF do mundo só vai terminar daqui a mil anos

(dr) Juha van Ingen

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas um artista finlandês resolveu superar todas as expectativas.

A sua criação, batizada de “As Long As Possible”, ou simplesmente “ASLAP”, é um GIF que será executado durante os próximos mil anos – ou pelo menos é isso que ele espera.

O “ASLAP” não é definitivamente o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos num fundo preto, mas temos de admitir que a obra de Juha van Ingen é, no mínimo, incomum.

Durante a animação, que começou em março, cada número permanece na tela durante dez minutos e o último, o número 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará aqui para ver.

De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, uma vez que depende das gerações futuras para garantir que continua em funcionamento e consegue chegar ao fim.

Apesar de alguns acharem que a ideia é um tanto ou quanto bizarra, a verdade é que o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, adquiriu o GIF para o seu acervo.

Mas e se houver algum problema com o hardware que está a executar o GIF? Podemos descansar. O artista finlandês pensou em tudo e tomou algumas precauções.

O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está a passar simultaneamente em diversos locais. Além disso, van Ingen também criou uma “cápsula do tempo”, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que possa ser programado novamente.

Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que o ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será que vai conseguir?

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …