Maior GIF do mundo só vai terminar daqui a mil anos

(dr) Juha van Ingen

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas um artista finlandês resolveu superar todas as expectativas.

A sua criação, batizada de “As Long As Possible”, ou simplesmente “ASLAP”, é um GIF que será executado durante os próximos mil anos – ou pelo menos é isso que ele espera.

O “ASLAP” não é definitivamente o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos num fundo preto, mas temos de admitir que a obra de Juha van Ingen é, no mínimo, incomum.

Durante a animação, que começou em março, cada número permanece na tela durante dez minutos e o último, o número 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará aqui para ver.

De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, uma vez que depende das gerações futuras para garantir que continua em funcionamento e consegue chegar ao fim.

Apesar de alguns acharem que a ideia é um tanto ou quanto bizarra, a verdade é que o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, adquiriu o GIF para o seu acervo.

Mas e se houver algum problema com o hardware que está a executar o GIF? Podemos descansar. O artista finlandês pensou em tudo e tomou algumas precauções.

O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está a passar simultaneamente em diversos locais. Além disso, van Ingen também criou uma “cápsula do tempo”, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que possa ser programado novamente.

Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que o ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será que vai conseguir?

ZAP // Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.