Maior GIF do mundo só vai terminar daqui a mil anos

(dr) Juha van Ingen

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas um artista finlandês resolveu superar todas as expectativas.

A sua criação, batizada de “As Long As Possible”, ou simplesmente “ASLAP”, é um GIF que será executado durante os próximos mil anos – ou pelo menos é isso que ele espera.

O “ASLAP” não é definitivamente o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos num fundo preto, mas temos de admitir que a obra de Juha van Ingen é, no mínimo, incomum.

Durante a animação, que começou em março, cada número permanece na tela durante dez minutos e o último, o número 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará aqui para ver.

De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, uma vez que depende das gerações futuras para garantir que continua em funcionamento e consegue chegar ao fim.

Apesar de alguns acharem que a ideia é um tanto ou quanto bizarra, a verdade é que o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, adquiriu o GIF para o seu acervo.

Mas e se houver algum problema com o hardware que está a executar o GIF? Podemos descansar. O artista finlandês pensou em tudo e tomou algumas precauções.

O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está a passar simultaneamente em diversos locais. Além disso, van Ingen também criou uma “cápsula do tempo”, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que possa ser programado novamente.

Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que o ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será que vai conseguir?

ZAP // Canal Tech

RESPONDER

-

Ataques de extraterrestres invadiram a linha telefónica anti-imigração de Trump

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefónica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está a ser inundada de chamadas a reportarem ataques de extraterrestres. Lançada no …

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Último rinoceronte-branco aderiu ao Tinder para evitar a extinção

O último rinoceronte-branco macho do mundo tem agora um perfil na famosa aplicação de encontros. A ideia é que os utilizadores saibam como podem ajudar para evitar a extinção desta espécie. Não se admire se, enquanto …

-

Prazo para acusar José Sócrates voltou a ser adiado

A Procuradoria-Geral da República decidiu prorrogar por três meses o prazo para a conclusão do inquérito da 'Operação Marquês', a contar da data de junção ao processo da última carta rogatória a ser devolvida. "A Procuradora-Geral …

Polícia britânico em vigilância a Whitehall após o atentado terrorista junto ao parlamento britânico, em Londres

Homem detido em Londres suspeito de planear ataque terrorista

O homem foi detido, esta quarta-feira, na posse de armas, junto ao Parlamento britânico, e é suspeito de ter planeado um ataque terrorista, informou a polícia metropolitana de Londres. O jovem ficou detido por posse de …

O Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo diz que tem que explicar a Costa que o "rosa" é "roxo"

O Presidente da República voltou, esta quinta-feira, a apelidar o primeiro-ministro de "irritantemente otimista", perante uma plateia de alunos, a quem disse que António Costa teima em ver violeta-rosa onde há roxo, e que tenta …

-

Suspeito de atropelar adepto do Sporting entregou-se à PJ

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, na semana passada, entregou-se esta quinta-feira às autoridades, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária. Segundo a fonte da Polícia Judiciária, o homem …

-

Governo vai dar bónus salarial aos funcionários dos serviços públicos mais poupados

Os funcionários públicos que conseguirem implementar medidas de poupança nos serviços, sem perder a qualidade dos mesmos, vão ser recompensados pelo governo com um bónus salarial. A medida está ainda a ser ultimada, mas deverá …

-

Cães perigosos fizeram pelo menos 355 vítimas em 15 meses

Só no primeiro trimestre deste ano, a GNR já registou 71 vítimas de ataques com cães perigosos. Na terça-feira, uma menina de quatro anos foi atacada por um rottweiler, estando em situação "estável". O dono …

-

Fisco suspende IMI de 5 mil casas que foram reavaliadas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) suspendeu temporariamente o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de cinco mil casas que foram submetidas a reavaliação no ano passado, destaca o Diário de Notícias. O jornal adianta …

O juiz Carlos Alexandre

Director da PJ em guerra com Carlos Alexandre por "favor" a informador

O director da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, vai fazer queixa do juiz Carlos Alexandre, acusando-o de violar os seus deveres de correcção. Em causa estão declarações do "super-juiz" por causa de uma "cunha" da PJ …