Maior GIF do mundo só vai terminar daqui a mil anos

(dr) Juha van Ingen

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas um artista finlandês resolveu superar todas as expectativas.

A sua criação, batizada de “As Long As Possible”, ou simplesmente “ASLAP”, é um GIF que será executado durante os próximos mil anos – ou pelo menos é isso que ele espera.

O “ASLAP” não é definitivamente o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos num fundo preto, mas temos de admitir que a obra de Juha van Ingen é, no mínimo, incomum.

Durante a animação, que começou em março, cada número permanece na tela durante dez minutos e o último, o número 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará aqui para ver.

De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, uma vez que depende das gerações futuras para garantir que continua em funcionamento e consegue chegar ao fim.

Apesar de alguns acharem que a ideia é um tanto ou quanto bizarra, a verdade é que o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, adquiriu o GIF para o seu acervo.

Mas e se houver algum problema com o hardware que está a executar o GIF? Podemos descansar. O artista finlandês pensou em tudo e tomou algumas precauções.

O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está a passar simultaneamente em diversos locais. Além disso, van Ingen também criou uma “cápsula do tempo”, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que possa ser programado novamente.

Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que o ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será que vai conseguir?

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Defesa de Sócrates acusa procurador de mentir sobre gravação de interrogatório

A defesa de José Sócrates acusou esta terça-feira o procurador do MP envolvido na Operação Marquês de mentir quando disse que o ex-primeiro-ministro sabia que o interrogatório de março de 2017 estava a ser registado …

Mais de 100 genes determinam a cor do nosso cabelo

Uma equipa internacional de cientistas identificou mais de uma centena de genes que ajudam a explicar as diferenças entre cabelos loiros, negros, castanhos ou ruivos, em populações de origem europeia. A cor do cabelo é uma …

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …