Maior GIF do mundo só vai terminar daqui a mil anos

(dr) Juha van Ingen

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

A última frame do maior gif do mundo, tal como vai ser mostrada em 3037…

Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas um artista finlandês resolveu superar todas as expectativas.

A sua criação, batizada de “As Long As Possible”, ou simplesmente “ASLAP”, é um GIF que será executado durante os próximos mil anos – ou pelo menos é isso que ele espera.

O “ASLAP” não é definitivamente o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos num fundo preto, mas temos de admitir que a obra de Juha van Ingen é, no mínimo, incomum.

Durante a animação, que começou em março, cada número permanece na tela durante dez minutos e o último, o número 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará aqui para ver.

De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, uma vez que depende das gerações futuras para garantir que continua em funcionamento e consegue chegar ao fim.

Apesar de alguns acharem que a ideia é um tanto ou quanto bizarra, a verdade é que o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, adquiriu o GIF para o seu acervo.

Mas e se houver algum problema com o hardware que está a executar o GIF? Podemos descansar. O artista finlandês pensou em tudo e tomou algumas precauções.

O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está a passar simultaneamente em diversos locais. Além disso, van Ingen também criou uma “cápsula do tempo”, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que possa ser programado novamente.

Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que o ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será que vai conseguir?

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …