Registada a maior explosão solar dos últimos 3 anos

(dr) Envato Elements

No domingo, dia 29 de novembro, o Sol desencadeou a erupção solar mais potente dos últimos três anos. A explosão foi medida como um M4.4 na escala que os astrónomos usam para tempestades solares.

No dia 29 de novembro foi registada a erupção mais potente na superfície solar dos últimos três anos, segundo um comunicado do Laboratório de Astronomia Radiológica Solar do Instituto Físico da Academia de Ciências Russa.

A erupção alcançou uma potência de M4.4 segundo os detetores orbitais de raios-X, o que torna esta erupção uma das mais fortes na escala de cinco níveis, sendo que M é a segunda classe mais potente atrás de X. Segundo o Space, é provável que esta erupção solar tenha sido ainda maior, dado que o epicentro estava na parte oculta do astro.

“É óbvio que perante esta configuração, a potência real do evento continua desconhecida, já que vimos apenas uma parte. Consequentemente, não excluímos que a erupção efetivamente pertencesse à classe superior, X“, comunicou o laboratório.

Ainda assim, a localização da zona de atividade exclui a possibilidade de o evento ter afetado o nosso planeta, uma vez que as partículas carregadas e as nuvens de plasma formadas passaram a centenas de milhares de quilómetros da Terra.

Estas explosões libertam uma grande quantidade de ondas eletromagnéticas em diversas frequências. Os raios-X e a radiação ultravioleta ionizam o topo da atmosfera da Terra e causam algumas interferências nas ondas de rádio, interrompendo momentaneamente a comunicação de navios, aviões e radioamadores nas frequências abaixo de 20 MHz.

Em dezembro do ano passado iniciou-se um novo ciclo solar (ciclo solar 25) e o mínimo solar ocorre – ou ocorreu – este ano. Apesar de esta nova fase de atividade solar ter começado com esta poderosa explosão, os cientistas estimam que o ciclo será bastante calmo, muito parecido com o ciclo solar 24.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biden propõe estímulo de 1,9 mil milhões. Republicana promete processo de destituição após tomada de posse

O presidente eleito norte-americano Joe Biden pretende aplicar 1,9 mil milhões de dólares em medidas de aceleração da vacinação para a covid-19 e assistência financeira a indivíduos e empresas. Biden, cuja tomada de posse está marcada …

StayAway Covid só enviou 2.708 alertas de contágio. 60% já desinstalaram a app

Apenas 39% das quase três milhões de pessoas que instalaram a StayAway Covid é que a continuam a usar. A app só enviou 2.708 alertas de contágio. A StayAway Covid, a aplicação móvel criada para rastrear …

DGS define quais os cancros que não podem ficar por operar. Hospital de campanha fechado por falta de profissionais

Até ao final do mês os hospitais vão ter como foco a prestação de cuidados intensivos, podendo deixar de assegurar a atividade programada. A oncologia é uma área vital e os polos do Instituto Português …

"Vão fechar o Tozé". Mayan corta o cabelo (e alerta para dificuldades dos pequenos empresários)

O candidato presidencial Tiago Mayan Gonçalves foi esta quinta-feira cortar o cabelo a um barbeiro, no Porto, para alertar para as dificuldades decorrentes do encerramento desta atividade a partir de sexta-feira no âmbito do …

ERC cancela debates de Vitorino Silva com todos os candidatos no Porto Canal

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) cancelou os debates de Vitorino Silva com todos os candidatos presidenciais no Porto Canal, na sequência da queixa apresentada pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições (CNE). Esta …

Bancos contestam lei da banca (mas Deco aplaude). Centeno admite ajustar medidas

O Banco de Portugal (BdP) quer alterar o Código da Atividade Bancária (CAB). Se por um lado, os bancos contestam algumas das normas, por outro, outras entidades, como a Deco, aplaudem as medidas. A consulta pública …

Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o "milagre" de dar à luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por …

Mais de 95% dos vacinados do São João apresentaram anticorpos em 15 dias

Entre 95 a 97% dos profissionais de saúde vacinados contra a covid-19 no Hospital de São João, no Porto, apresentaram, 15 dias após a primeira toma, anticorpos que conduzem à imunidade, revelou esta quinta-feira o …

É mais "um conjunto de meias medidas". Governo criticado por manter escolas e universidades abertas

As novas medidas tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19 entraram esta sexta-feira em vigor. No entanto, as exceções decididas pelo Governo relativamente ao novo confinamento têm sido alvo de duras …

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …