O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas.

Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e a NOAA, a agência focada no Oceano e na Atmosfera, anunciaram que o Ciclo Solar 25 será muito semelhante ao último – relativamente calmo, sendo que incluiu o máximo solar mais fraco desde 1928.

Segundo o Inverse, as agências partilharam informação sobre o trabalho do Solar Cycle 25 Prediction Panel e de que forma as mudanças do clima espacial vão afetar as nossas vidas e a tecnologia na Terra.

Lika Guhathakurta, cientista da divisão de Heliofísica da NASA, explicou que, “conforme emergimos do mínimo solar e nos aproximamos do máximo do Ciclo 25, é importante lembrar que a atividade solar nunca pára; ele muda de forma conforme o pêndulo oscila”.

À semelhança do que já acontece na Terra, os cientistas querem compreender melhor o clima espacial e desenhar modelos de previsão. “O clima espacial é o que é, o nosso trabalho é preparar-nos”, disse Jake Bleacher, cientista-chefe do Diretório de Exploração Humana e Operações da NASA.

Para determinar o início de um novo ciclo, os investigadores analisaram os dados mensais sobre as manchas solares do World Data Center para o Índice de Manchas Solares e Observações Solares de Longo Prazo, localizado no Observatório Real da Bélgica, em Bruxelas.

“Mantemos um registo detalhado das poucas manchas solares minúsculas que marcam o início e a ascensão do novo ciclo”, explicou Frédéric Clette, diretor do centro. “Estes são os pequenos arautos dos futuros fogos de artifício solares gigantes. Ao rastrear a tendência geral ao longo de muitos meses podemos determinar o ponto de inflexão entre dois ciclos.”

Assim, de acordo com as previsões dos cientistas, o próximo máximo do ciclo solar deverá acontecer em julho de 2025. Os investigadores prevêem que poderá ser tão forte quanto o último ciclo solar, que foi um ciclo abaixo da média, mas que pode acarretar alguns riscos.

Determinar o comportamento da nossa estrela é uma tarefa difícil. “Em fases de alta atividade, erupções violentas de partículas e radiação do Sol também podem afetar a Terra”, salientou Robert Cameron, do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Na pior das hipóteses, o evento pode causar danos em satélites, redes de comunicação e de transmissão de energia, ou colocar em perigo os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI).

No entanto, o novo ciclo solar, que se prevê fraco, deve dar poucos motivos para preocupações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo isso e muito certo agora no ninguém fala sobre o risco de acerca de uma mini era de gelo resultante das alterações climáticas juntamente com o novo mínimo solar 25.✌️

    • Sim, fala-se muito sobre a possibilidade de um mínimo solar semelhante ao mínimo de Maunder, que ocorreu entre 1650 e 1715 e deu origem a uma mini idade do gelo nesse período.
      Se se vier a verificar que o ciclo 25 é também fraco, como foram os ciclos 24 e 23, teríamos todas as condições para um período mais frio com a duração de algumas décadas, excepto ….. pelo aquecimento global.
      Sim, os modelos climáticos que previam aquecimento devido aos gases de efeito de estufa, também não se têm confirmado. Parece-me que o aquecimento anteriormente previsto (vejam os discursos de Al Gore) tem sido anulado pelo efeito dos sucessivos mínimos solares, pelo que continuamos com clima ameno.
      Os climatologistas deveriam entender-se com os astrónomos especializados em física solar. Todos sairíamos a ganhar com modelos climáticos mais precisos a médio longo prazo. Mais uma história de “capelinhas”.
      Mas quando o Sol sair desta fase de mínimos, dentro de algumas décadas, esse efeito combinado com os gases de efeito de estufa eventualmente acumulados na atmosfera será … catastrófico.
      Esta benesse solar veio no momento exato para refletirmos e termos tempo para corrigir os nossos erros para com natureza. Aproveitemos!

  2. A terra já teve extinções em massa de ser vivos , ciclos solares , era Glaciar e outros cataclismos , mas nessa altura não havia Internet , plástico e poluição . Por vezes , os cientistas portam-se como vendedores da banha da cobra ou delegados sindicais , para daí encherem os sacos azuis e os bolsos cheios de notas , veja-se a propaganda do plástico que resultou na oferta de 1 milhão de euros a uma criança . Até acho que o futuro dos jovens vai ser esse … piratas informáticos e vendedores da banha da cobra .

RESPONDER

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …

Coroa de D. Maria II arrematada por 1,3 milhões. Não vem para Portugal por falta de dinheiro

A tiara de diamantes e safiras da década de 1840, que pertenceu à rainha D. Maria II e suscitou interesse da direção do Palácio Nacional da Ajuda, foi arrematada em leilão da Christie’s por 1 …

Nova alteração no apoio à retoma. Empresas podem cortar horários em 100% em maio e junho

O Governo voltou a alterar o apoio à retoma e decidiu permitir que as empresas com quebras de, pelo menos, 75% continuem a reduzir os horários dos seus trabalhadores até 100%, no mês de maio …

É oficial. Dragão vai receber final da Champions (e com adeptos nas bancadas)

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, a 29 de maio. "A final da …

Nuno Mendes entra na agenda do Nápoles

Depois de ter chamado a atenção de vários clubes europeus, o clube napolitano é o mais recente interessado no jovem lateral do Sporting. Segundo o jornal Corriere dello Sport, com a qualificação quase garantida para a …

Nova ponte no Douro vai estar pronta em 2025. Vai custar 36,9 milhões de euros

A nova ponte rodoviária sobre o rio Douro custa 36,9 milhões de euros, incluindo acessos, e fica pronta em 2025, indica a proposta de lançamento de concurso que vai esta quinta-feira à reunião camarária de …

Sporting na Champions dá mais força ao regresso de Ronaldo

O internacional português pode ver com bons olhos a entrada direta do Sporting na Liga dos Campeões, numa altura em que a Juventus está cada vez mais em risco de não o conseguir. Segundo avança o …

Hospitais retomam consultas e cirurgias a todo o gás. Alguns estão melhores do que antes da pandemia

Após o cancelamento de mais de um milhão de consultas e de 150 mil cirurgias devido à covid-19, os hospitais estão a recuperar toda a atividade e alguns superaram mesmo os níveis anteriores à pandemia. Em …

Sporting quer reforçar o plantel (e vai investir 25 milhões de euros)

O Sporting já tabelou o investimento para a época 2021/22 e a SAD leonina está disposta a investir até 25 milhões de euros, perto daquilo que vai lucrar apenas com a entrada na Champions (23 …