Maior estádio da Libéria convertido em hospital para infectados com Ébola

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

Combate ao Ébola em África

Em parceria com a ONU, a FIFA vai transformar o maior estádio de futebol da Libéria num grande centro de tratamento para combater a epidemia de Ébola que se alastra pelo país africano.

O estádio Antoinette Tubman, na capital, Monróvia, tinha sido doado à associação de futebol liberiana pela entidade máxima do futebol mundial, que também irá doar recursos para a luta contra o Ébola neste e noutros países africanos.

Actualmente, todas as atividades relacionadas com futebol estão suspensas na Libéria como meio de prevenção de novos contágios pelo vírus. Tratando-se de um desporto de alto contato, o futebol possui um alto risco de infecção.

“O comprometimento de associações desportivas neste combate ao vírus é muito bem-vindo e crucial”, disse Wilfried Lemke, conselheiro especial do secretariado-geral da ONU.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as camas de hospitais na Libéria estão ocupadas.

Mais de 2,4 mil pessoas já morreram por causa do vírus nos últimos meses, a maior parte delas na Libéria, Serra Leoa e Guiné, e estima-se que 4,7 mil pessoas foram infectadas.

No entanto, a OMS diz que o número de pessoas infectadas é provavelmente muito superior às estimativas de hoje.

Médicos cubanos

Segundo a OMS, o número de pessoas  infectadas pelo Ébola cresce mais rápido do que a capacidade de atendê-los.

Para ajudar no combate à doença, Cuba anunciou que irá enviar 165 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e especialistas no controlo de infecções, à Serra Leoa para ajudar a conter o Ébola. Estes profissionais irão permanecer no país durante seis meses.

“Se vamos à guerra contra o Ébola, precisamos de recursos para esta luta”, disse Margaret Chan, diretora da OMS.

“Cuba é famosa mundialmente pela ótima formação dada a médicos e enfermeiros e por ajudar países em desenvolvimento.”

No âmbito de um programa global, médicos cubanos são enviados a diversos países do mundo, sendo esta ajuda médica uma parte central das relações internacionais cubanas.

Um dos maiores esforços do género trata-se de um programa de cirurgias oftamológicas na Venezuela, onde milhares de cirurgias às cataratas foram já realizadas.

Centenas de médicos cubanos foram igualmente enviados ao Haiti em 2010 depois do terramoto.

No Brasil, médicos cubanos participam do programa federal Mais Médicos, apresentado pelo governo Dilma Rousseff como uma saída para a escassez de profissionais em vários pontos do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …