Maior estádio da Libéria convertido em hospital para infectados com Ébola

European Commission DG ECHO / FLickr

Combate ao Ébola em África

Combate ao Ébola em África

Em parceria com a ONU, a FIFA vai transformar o maior estádio de futebol da Libéria num grande centro de tratamento para combater a epidemia de Ébola que se alastra pelo país africano.

O estádio Antoinette Tubman, na capital, Monróvia, tinha sido doado à associação de futebol liberiana pela entidade máxima do futebol mundial, que também irá doar recursos para a luta contra o Ébola neste e noutros países africanos.

Actualmente, todas as atividades relacionadas com futebol estão suspensas na Libéria como meio de prevenção de novos contágios pelo vírus. Tratando-se de um desporto de alto contato, o futebol possui um alto risco de infecção.

“O comprometimento de associações desportivas neste combate ao vírus é muito bem-vindo e crucial”, disse Wilfried Lemke, conselheiro especial do secretariado-geral da ONU.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as camas de hospitais na Libéria estão ocupadas.

Mais de 2,4 mil pessoas já morreram por causa do vírus nos últimos meses, a maior parte delas na Libéria, Serra Leoa e Guiné, e estima-se que 4,7 mil pessoas foram infectadas.

No entanto, a OMS diz que o número de pessoas infectadas é provavelmente muito superior às estimativas de hoje.

Médicos cubanos

Segundo a OMS, o número de pessoas  infectadas pelo Ébola cresce mais rápido do que a capacidade de atendê-los.

Para ajudar no combate à doença, Cuba anunciou que irá enviar 165 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e especialistas no controlo de infecções, à Serra Leoa para ajudar a conter o Ébola. Estes profissionais irão permanecer no país durante seis meses.

“Se vamos à guerra contra o Ébola, precisamos de recursos para esta luta”, disse Margaret Chan, diretora da OMS.

“Cuba é famosa mundialmente pela ótima formação dada a médicos e enfermeiros e por ajudar países em desenvolvimento.”

No âmbito de um programa global, médicos cubanos são enviados a diversos países do mundo, sendo esta ajuda médica uma parte central das relações internacionais cubanas.

Um dos maiores esforços do género trata-se de um programa de cirurgias oftamológicas na Venezuela, onde milhares de cirurgias às cataratas foram já realizadas.

Centenas de médicos cubanos foram igualmente enviados ao Haiti em 2010 depois do terramoto.

No Brasil, médicos cubanos participam do programa federal Mais Médicos, apresentado pelo governo Dilma Rousseff como uma saída para a escassez de profissionais em vários pontos do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …