Uma esmeralda bruta, contrabandeada do Brasil em 2005, foi levada ilegalmente de Bahia, de onde foi extraída, para os Estados Unidos, onde se encontra desde então. Agora, pode ser repatriada e voltar a casa.
Com quase 380 quilos, a gema pode agora estar prestes a ser devolvida a casa depois de uma decisão do tribunal federal dos EUA ter posto em marcha o repatriamento da joia para o Brasil, avança o The New York Times.
A pedra, conhecida como Esmeralda Bahia é considerada, com 180 mil quilates, a maior do planeta. Até 2014, tinha um valor estimado em 372 milhões de dólares (cerca de 352 milhões de euros). O NYT avança que se acredita que hoje vale até 1000 milhões de euros.
A esmeralda — que dizem estar “amaldiçoada” — foi descoberta em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, e é tida como um tesouro nacional. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos tem até ao dia 6 de dezembro para apresentar a decisão final sobre a repatriação. No entanto, o Brasil ainda pode recorrer nos tribunais norte-americanos.
A disputa pela posse do mineral dura há 15 anos. Em 2009, o grupo FM Holdings reivindicou a propriedade da pedra. Na altura, foram ouvidos três sócios. Contudo, o Brasil decidiu reclamar os seus direitos, pedindo a dissolução do processo e a posse da esmeralda.
Em 2016, os brasileiros acusados de contrabandear a esmeralda gigante foram condenados pelos crimes de recetação, uso de documentos falsos e contrabando. Os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho foram sentenciados, respetivamente, a penas de 16 anos e 10 meses de prisão e 9 anos de prisão.
Na acusação, o Ministério Público Federal declarou que os réus eram sócios e exportaram a esmeralda conscientemente, com declarações falsas. O minério terá sido exportado como pedra natural de betume e asfalto, com valor declarado de zero euros e peso bruto estimado em 113 kg.
Por enquanto, a pedra continua sob a custódia da Polícia de Los Angeles, no estado da Califórnia.
🇺🇸🇧🇷CURSED $1-BILLION EMERALD TO HAUNT BRAZIL AGAIN
The 836-pound Bahia Emerald, rumored to be CURSED, is heading back to Brazil after a U.S. court ruled it’s time to say, “Not our problem!”
Smuggled out in 2001 (with a mule allegedly mauled by a panther), it survived Hurricane… pic.twitter.com/MbZQ4pJ8fz
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) November 23, 2024
ZAP // CanalTech