A maior esmeralda do mundo, “amaldiçoada” e roubada pelos EUA, pode valer 1000 milhões de euros

Géry Parent

Esmeralda Bahia

Uma esmeralda bruta, contrabandeada do Brasil em 2005, foi levada ilegalmente de Bahia, de onde foi extraída, para os Estados Unidos, onde se encontra desde então. Agora, pode ser repatriada e voltar a casa.

Com quase 380 quilos, a gema pode agora estar prestes a ser devolvida a casa depois de uma decisão do tribunal federal dos EUA ter posto em marcha o repatriamento da joia para o Brasil, avança o The New York Times.

A pedra, conhecida como Esmeralda Bahia é considerada, com 180 mil quilates, a maior do planeta. Até 2014, tinha um valor estimado em 372 milhões de dólares (cerca de 352 milhões de euros). O NYT avança que se acredita que hoje vale até 1000 milhões de euros.

A esmeralda — que dizem estar “amaldiçoada” — foi descoberta em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, e é tida como um tesouro nacional. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos tem até ao dia 6 de dezembro para apresentar a decisão final sobre a repatriação. No entanto, o Brasil ainda pode recorrer nos tribunais norte-americanos.

A disputa pela posse do mineral dura há 15 anos. Em 2009, o grupo FM Holdings reivindicou a propriedade da pedra. Na altura, foram ouvidos três sócios. Contudo, o Brasil decidiu reclamar os seus direitos, pedindo a dissolução do processo e a posse da esmeralda.

Em 2016, os brasileiros acusados de contrabandear a esmeralda gigante foram condenados pelos crimes de recetação, uso de documentos falsos e contrabando. Os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho foram sentenciados, respetivamente, a penas de 16 anos e 10 meses de prisão e 9 anos de prisão.

Na acusação, o Ministério Público Federal declarou que os réus eram sócios e exportaram a esmeralda conscientemente, com declarações falsas. O minério terá sido exportado como pedra natural de betume e asfalto, com valor declarado de zero euros e peso bruto estimado em 113 kg.

Por enquanto, a pedra continua sob a custódia da Polícia de Los Angeles, no estado da Califórnia.

ZAP // CanalTech

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.