A Coreia do Sul deu início aos testes de flutuação de uma embarcação que, quando estiver pronta, será a maior do mundo.
A estrutura pesa mais de 600 mil toneladas – igual a 11 vezes o peso do Titanic, ou 6 vezes o peso do porta-aviões Nimitz – e o seu comprimento equivale ao de 4 estádios de futebol.
Com o nome de Prelude FLNG (Floating Liquefied Natural Gas facility), a embarcação está a ser fabricada pela empresa anglo-holandesa Shell e será usada para a exploração de gás natural a partir de 2017.
Segundo a Shell, a Prelude deverá operar durante 25 anos na costa noroeste da Austrália. O gás extraído ao largo da costa será liquefeito a bordo da embarcação e arrefecido a -162°C, o que permite uma compressão do gás de 1/600 vezes.
A Shell não revelou o custo da embarcação, mas analistas citados pela BBC estimam que a estrutura tenha custado entre 8 e 9 mil milhões de euros. Estima-se que a estrutura possa produzir gás natural suficiente para cobrir a procura energética de uma cidade como Hong Kong.
A área onde estão a ser feitos os testes na Coreia do Sul é sujeita a ciclones num temporada que vai de novembro a abril, mas a embarcação foi projectada para suportar condições adversas extremas.
Apesar das semelhanças, o Prelude não pode ser descrito como um navio, uma vez que tem de ser rebocado até o seu destino.
ZAP / BBC