/

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

(dr) Takeshi Inomata

Aguada Fénix, em Tabasco, no sudeste do México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México.

De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme plataforma elevada que foi construída por volta do ano 1000 A.C., séculos antes da civilização Maia ter começado a construir as suas famosas pirâmides.

Os cientistas responsáveis pela descoberta, cujo estudo foi publicado, esta quarta-feira, na revista científica Nature, fizeram uma pesquisa aérea em Tabasco, no sudeste do México, utilizando a LIDAR (Light Detection And Ranging), uma tecnologia óptica de deteção remota que usa lasers para criar um mapa 3D de uma determinada superfície.

A equipa encontrou 21 locais para a realização de cerimónias Maias, todas centradas em plataformas retangulares de terra. De todas, o Aguada Fénix é a maior: tem 1413 metros de comprimento, 399 metros de largura e cerca de 10 a 15 metros de altura. Está cercada por construções menores, incluindo plataformas adicionais, passeios e reservatórios.

Construir este monumento não foi tarefa fácil. Os investigadores estimam que tenham sido usados entre 3,2 e 4,3 milhões de metros cúbicos de terra, o que exigiria 10 a 13 milhões de pessoas por dia de trabalho. “Provavelmente, seriam necessárias milhares de pessoas”, diz Daniela Triadan, investigadora da Universidade do Arizona e uma das autoras do estudo científico.

No entanto, escreve o mesmo site, não há evidências de que estas pessoas tenham sido coagidas a fazê-lo. Triadan afirma que a estrutura pode ter sido construída por semi-nómadas, que viviam nas áreas envolventes, que decidiram colaborar juntas.

Além disso, o projeto plano e aberto sugere que o Aguada Fénix foi construído tendo em conta um sistema igualitário. “Toda a construção em si parece ser um espaço aberto comum”, declara a investigadora, acrescentando que não há sinais de monumentos feitos para membros de uma classe mais alta, como é o caso de grandes estátuas.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.