Magnitude do terramoto de 1755 terá sido menor do que se pensava

A magnitude do terramoto de Lisboa pode não ter sido tão alta como se pensava até agora. O sismo e tsunami que atingiram Portugal em 1755 ter-se-á situado nos 7,7 graus de Richter, abaixo dos 8,5 a 8,9 consensuais.

Esta é a conclusão de João Duarte Fonseca, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que publicou agora o seu estudo no Boletim da Sociedade Sismológica da América. Para o investigador português, a localização do epicentro foi no sudoeste da costa da Península Ibérica e também podem ter acontecido falhas sísmicas em terra.

Para chegar a esta conclusão, usou dados macrossísmicos de Portugal, Espanha e Marrocos. A reavaliação pode ter implicações no mapa de riscos sísmicos, disse João Duarte Fonseca, citado pelo Phys. “Enquanto o atual mapa oficial atribui o nível mais alto de risco ao sul de Portugal, diminuindo gradualmente para norte, a interpretação apresentada agora concentra o risco na área da Grande Lisboa”, afirmou.

A nova estimativa de magnitude para o terramoto de 1755 é semelhante à de outro terramoto regional, o de magnitude 7,8 registado em 1969 no banco de Gorringe, no oceano Atlântico.

O nível destrutivo do tsunami de 1755 pode dever-se à presença de um grande corpo sedimentar produzido por uma subducção de placas, no fundo do oceano no Golfo de Cádiz, o que pode gerar um tsunami mesmo sem uma rutura de magnitude extrema.

A análise do investigador indica ainda que algumas das intensidades sísmicas muito altas relatadas no Vale do Tejo e no Algarve podem ter sido provocadas por dois terramotos em terra, separados, nesses locais. Os sismos, que ocorreram alguns minutos após a rutura no mar, podem ter sido desencadeados pelo primeiro terramoto.

O terramoto de 1755, juntamente com os incêndios que alastraram por toda a cidade, é considerado um dos eventos mais importantes da história sísmica, levando à morte de cerca de 20 mil pessoas – embora haja estimativas superiores.

A devastação teve também, de acordo com o Diário de Notícias, um impacto significativo na economia de Portugal e as suas implicações filosóficas e teológicas foram amplamente discutidas pelos estudiosos do Iluminismo, de Voltaire a Immanuel Kant.

A elevada devastação causada sempre levou os sismólogos a estimar uma alta magnitude. O terramoto de 1755 é visto como invulgar, uma vez que produziu danos extremos a centenas de quilómetros do seu epicentro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …