Magistrado do Tribunal Eleitoral do Brasil quer campanha de Dilma Rousseff investigada

Marcelo Camargo / ABr

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

 Gilmar Mendes, magistrado do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, pediu que se investigue a campanha que conduziu à reeleição da presidente do país, Dilma Rousseff, para esclarecer se foram cometidos atos ilícitos, foi hoje anunciado.

Num documento enviado à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal brasileiras, Gilmar Mendes pede que se esclareça se a campanha eleitoral de Dilma Rousseff, em 2014, recebeu dinheiro obtido na trama de corrupção que envolve a petrolífera estatal Petrobras.

O magistrado cita uma declaração do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, na qual este assegurava que doou à campanha de Dilma Rousseff 7,5 milhões de reais (cerca de 1,8 milhões de euros) provenientes de corrupção na Petrobras.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência emitiu um comunicado no qual reitera que todas as contribuições e gastos da campanha de 2014 foram apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral, órgão que, “após rigorosa revisão, aprovou as contas por unanimidade”.

Cerca de meia centena de políticos brasileiros, a maioria aliados de Dilma Rousseff, estão a ser investigados por alegadamente terem beneficiado da rede na petrolífera estatal, da qual foram desviados cerca de dois milhões de dólares (cerca de 1.770 milhões de euros).

Um dos investigados é o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, acusado formalmente de corrupção na Petrobras.

Eduardo Cunha é suspeito de ter recebido suborno de contratos da Petrobras com uma empresa coreana, para o fornecimento de navios, e de branquear capitais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …