Mãe que fugiu do hospital com recém-nascido foi detida

Marcello Casal Jr. / ABr

-

A mulher que abandonou no sábado passado o Hospital de Faro com o filho recém-nascido pouco depois do parto regressou esta quinta-feira à unidade de saúde.

A criança, a necessitar de cuidados médicos, estava internada no serviço de medicina intensiva neonatal e pediátrica da unidade de saúde.

Segundo uma fonte da instituição, a mulher e a criança apareceram no Hospital de Faro ontem à noite. De acordo com a SIC Notícias, Alexandra Patrício, de 28 anos, foi detida pela Polícia Judiciária e terá já passado a noite na cadeia prisional feminina de Odemira, devendo ser hoje chamada para um primeiro interrogatório judicial.

A pediatra de serviço na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Maria Alfaro disse aos jornalistas que “felizmente o bebé chegou em boas condições” e que “a mãe estava muito arrependida”.

De acordo com o Correio da Manhã, devido à dependência de drogas da mãe, o bebé precisaria de acompanhamento médico permanente. Alexandra tem outro filho, de 6 anos, que lhe foi retirado pela Segurança Social há cerca de um mês, por alegados maus-tratos e falta de condições sociais, e terá fugido do hospital por medo de perder a guarda do segundo filho.

Contudo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albufeira ainda não foi notificada do caso do recém-nascido que no domingo foi levado do Hospital de Faro pela mãe, disse hoje à agência Lusa a presidente daquele organismo.

“Até hoje, ainda ninguém nos contactou e só depois da notificação é que poderemos intervir”, disse à Lusa Manuela Lima, sublinhando que, se a família da criança não consentir a intervenção da CPCJ, o caso é remetido para o Tribunal de Família e Menores, situação que aconteceu com o filho mais velho da mulher.

De acordo com Manuela Lima, a mãe, residente em Albufeira, não autorizou que o outro filho, hoje com 6 anos e sinalizado por aquele organismo, fosse alvo de intervenção, tendo o caso sido remetido para o tribunal em 2014, que decidiu entregar a criança aos cuidados do Refúgio Aboím Ascensão, em Faro.

Segundo aquela responsável, a intervenção da CPCJ nestes casos consiste em fazer uma avaliação económica, social e comportamental das famílias, sendo depois traçado um plano de intervenção, que tem de ser consentido pelos familiares para poder ser executado.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tinham anunciado ontem que estavam a investigar o caso.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas …

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …