Mãe que fugiu do hospital com recém-nascido foi detida

Marcello Casal Jr. / ABr

-

A mulher que abandonou no sábado passado o Hospital de Faro com o filho recém-nascido pouco depois do parto regressou esta quinta-feira à unidade de saúde.

A criança, a necessitar de cuidados médicos, estava internada no serviço de medicina intensiva neonatal e pediátrica da unidade de saúde.

Segundo uma fonte da instituição, a mulher e a criança apareceram no Hospital de Faro ontem à noite. De acordo com a SIC Notícias, Alexandra Patrício, de 28 anos, foi detida pela Polícia Judiciária e terá já passado a noite na cadeia prisional feminina de Odemira, devendo ser hoje chamada para um primeiro interrogatório judicial.

A pediatra de serviço na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Maria Alfaro disse aos jornalistas que “felizmente o bebé chegou em boas condições” e que “a mãe estava muito arrependida”.

De acordo com o Correio da Manhã, devido à dependência de drogas da mãe, o bebé precisaria de acompanhamento médico permanente. Alexandra tem outro filho, de 6 anos, que lhe foi retirado pela Segurança Social há cerca de um mês, por alegados maus-tratos e falta de condições sociais, e terá fugido do hospital por medo de perder a guarda do segundo filho.

Contudo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albufeira ainda não foi notificada do caso do recém-nascido que no domingo foi levado do Hospital de Faro pela mãe, disse hoje à agência Lusa a presidente daquele organismo.

“Até hoje, ainda ninguém nos contactou e só depois da notificação é que poderemos intervir”, disse à Lusa Manuela Lima, sublinhando que, se a família da criança não consentir a intervenção da CPCJ, o caso é remetido para o Tribunal de Família e Menores, situação que aconteceu com o filho mais velho da mulher.

De acordo com Manuela Lima, a mãe, residente em Albufeira, não autorizou que o outro filho, hoje com 6 anos e sinalizado por aquele organismo, fosse alvo de intervenção, tendo o caso sido remetido para o tribunal em 2014, que decidiu entregar a criança aos cuidados do Refúgio Aboím Ascensão, em Faro.

Segundo aquela responsável, a intervenção da CPCJ nestes casos consiste em fazer uma avaliação económica, social e comportamental das famílias, sendo depois traçado um plano de intervenção, que tem de ser consentido pelos familiares para poder ser executado.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tinham anunciado ontem que estavam a investigar o caso.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hotel japonês oferece estadia por 1 dólar (mas é preciso transmitir tudo no YouTube)

O hotel japonês Business Ryokan Asahi, na cidade costeira de Fukuoka, oferece dormida por um dólar (130 ienes) desde que os hóspedes concordem transmitir toda a sua estadia através do YouTube. De acordo com os …

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …