Nem mãe, nem pai. Suécia propõe introduzir géneros neutros para incluir todo o tipo de famílias

A Suécia quer renovar o seu Código dos Pais, tornando-o mais neutro em termos de género. Segundo a ministra para a igualdade do género, a legislação, baseada na família tradicional, está em grande parte obsoleta porque as famílias modernas “parecem diferentes”.

Estocolmo encomendou uma investigação especial para rever o seu Código dos Pais de 1950. Apesar de várias emendas, a legislação ainda permanece baseada na “família nuclear tradicional com mãe, pai e filhos”. Para Asa Lindhagen, ministra sueco para a igualdade de género, isso é um problema.

A lei precisa de ser “adaptada à realidade”, disse Asa Lindhagen, em declarações à emissora pública sueca SVT esta quinta-feira. “Precisamos de uma legislação que se adapte à realidade atual. Hoje, as famílias podem ter uma aparência diferente e as crianças podem nascer de formas diferentes“.

Atualmente, os termos “mãe e pai” são frequentemente usados ​​“sem cumprir nenhuma função” na legislação, argumentou Lindhagen. Substituí-los por termos neutros em termos de género reforçaria a ideia de que “a sociedade não deve discriminar as pessoas com base no género ou orientação sexual”.

https://twitter.com/AsaLindhagen/status/1337058913812877323?

A revisão da legislação tornaria a vida mais fácil para as “famílias arco-íris”, disse a ministra. A questão é claramente pessoal para Lindhagen, uma vez que, segundo o portal Russia Today, a governante é abertamente bissexual e tem dois filhos com uma mulher da qual está separada.

“Tive de adotar formalmente a criança que não tinha, como parente, e é claro que é uma situação muito estranha adotar o seu próprio filho. Também senti muita ansiedade antes de a adoção ser concluída, porque não tinha direitos legais”, contou Lindhagen à emissora, mencionando a sua própria experiência.

Além de ajudar casais do mesmo sexo, a reforma também tornaria as coisas mais simples para famílias não convencionais com três ou mais parceiros. “Isso também pode ser válido para famílias onde os pais vivem num relacionamento heterossexual e onde há um pai bónus ou mãe bónus com quem a criança tem um relacionamento muito próximo”, observou a ministra.

A Suécia está entre os países com a abordagem mais progressiva em relação ao mesmo sexo e outras relações não convencionais. Casais do mesmo sexo podem adotar crianças desde o início dos anos 2000 e o casamento tornou-se legal em 2009. No entanto, Estocolmo quase não abandonou os termos tradicionais de criação de filhos. Um inquérito do governo sobre o assunto deve ser concluído em junho de 2022.

Tentativas de impor termos neutros em termos de género, incluindo a substituição de “pai e mãe”, foram feitas anteriormente por órgãos governamentais noutros países – com um grau de sucesso variável.

No ano passado, França optou por substituir as palavras específicas de gónero nas escolas do país pelos termos “pai 1” e “pai 2”, alinhando as instituições educacionais com a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo de 2013.

Nos Estados Unidos, uma medida semelhante foi adotada para fins de solicitação de passaporte. Os formulários de inscrição têm dois campos intitulados “Mãe/Pai/Pai”, dando mais opções em vez de uma escolha difícil entre os dois.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …