A mãe de Jesus era virgem? Para os primeiros cristãos, não havia nada de estranho aqui

3

Todos os anos, no Natal, os cristãos celebram o nascimento do fundador da sua religião, Jesus de Nazaré da Galileia.

Parte dessa celebração inclui a afirmação de que Jesus nasceu de uma mãe virgem chamada Maria, o que é fundamental para o entendimento cristão de que Jesus é o divino filho de Deus.

O nascimento virginal pode parecer estranho para o público moderno – e não apenas porque vai contra a ciência da reprodução. Mesmo na própria Bíblia, a ideia raramente é mencionada.

Mas o público original desta história não teria se deixado levar pela suposta “estranheza” da história do nascimento virginal. A história pareceria muito mais familiar para os ouvintes naquela época, quando o antigo Mediterrâneo estava cheio de contos de homens lendários nascidos de deuses – e quando os primeiros cristãos prestavam muita atenção às profecias da Bíblia hebraica.

O que a Bíblia diz – e não diz

Surpreendentemente, o Novo Testamento é relativamente silencioso sobre o nascimento virginal, exceto em dois lugares. Aparece apenas nos evangelhos de Mateus e Lucas, escritos algumas décadas após a morte de Jesus.

O Livro de Mateus explica que, quando José estava noivo de Maria, ela “achou-se grávida pelo Espírito Santo”. O escritor vincula essa gravidez inesperada a uma profecia do Antigo Testamento em Isaías 7:14, que afirma que “a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ela o chamará de Emanuel”. Segundo o profeta Isaías, essa criança seria um sinal para o povo judeu de que Deus os protegeria de poderosos impérios.

Agora, a maioria dos primeiros cristãos fora da Judeia e em todo o império romano não conhecia o Antigo Testamento no hebraico original, mas sim uma tradução grega conhecida como Septuaginta.

Quando o Evangelho de Mateus cita Isaías 7:14, ele usa a Septuaginta, que inclui o termo “parthenos”, comumente entendido como “virgem”. Este termo difere do Antigo Testamento hebraico, que usa a palavra “almah”, traduzida corretamente como “jovem”. A pequena diferença na tradução entre o hebraico e o grego pode não significar muito, mas para os primeiros cristãos que sabiam grego, ela fornecia prova profética do nascimento de Jesus da Virgem Maria.

A crença no nascimento virginal foi baseada numa tradução incorreta? Não necessariamente. Esses termos às vezes eram sinónimos no pensamento grego e judeu. E a mesma palavra grega, “parthenos”, também é encontrada na versão de Lucas da história.

Lucas não cita a profecia em Isaías 7:14. Em vez disso, esta versão da história da Natividade descreve o anjo Gabriel anunciando a Maria que ela daria à luz, embora fosse virgem. Como na versão da história de Mateus, Maria é informada de que seu bebé será o “filho de Deus”.

Humano e divino?

Para os primeiros cristãos, a ideia do nascimento virginal acabou com qualquer rumor sobre a honra de Maria. Também contribuiu para a crença de que Jesus era o Filho de Deus e Maria.

Essas ideias tornaram-se ainda mais importantes durante o segundo século, quando alguns cristãos debatiam as origens de Jesus: ele simplesmente nasceu como ser humano, mas tornou-se o Filho de Deus depois de ser batizado? Ele era um ser semi-divino? Ou ele era totalmente divino e totalmente humano?

A última ideia, simbolizada pelo nascimento virginal, foi a mais aceita – e agora é a crença cristã padrão. Mas o relativo silêncio sobre isso nas primeiras décadas do cristianismo não sugere necessariamente que os primeiros cristãos não acreditavam nisso. Em vez disso, como o estudioso bíblico Raymond Brown também observou, o nascimento virginal provavelmente não era uma grande preocupação para os cristãos do primeiro século. Eles afirmaram que Jesus era o divino Filho de Deus que se tornou um ser humano, sem tentarem explicar exatamente como isso aconteceu.

Raízes greco-romanas

Afirmar que alguém nasceu divinamente não era um conceito novo durante o primeiro século, quando Jesus nasceu. Muitos heróis greco-romanos tiveram histórias de nascimento divino. Tome três figuras famosas: Perseu, Íon e Alexandre, o Grande.

Uma das lendas gregas mais antigas afirma que Perseu, um antigo ancestral do povo grego, nasceu de uma mãe virgem chamada Danaë. A história começa com Danaë aprisionada por seu pai, o rei de Argos, que a temia porque foi profetizado que o seu neto o mataria. Segundo a lenda, o deus grego Zeus transformou-se em chuva de ouro e engravidou-a.

Quando Danaë deu à luz Perseus, eles escaparam e finalmente pousaram numa ilha onde ele cresceu. Ele acabou por se tornar um herói famoso que matou a Medusa com cabelos de cobra, e o seu bisneto era Hércules, conhecido pela sua força e raiva incontroláveis.

O dramaturgo Eurípides, que viveu no século V a.C., descreve a história de Íon, cujo pai era o deus grego Apolo. Apolo violou Creúsa, mãe de Íon, que o abandonou ao nascer. Íon cresceu sem saber do seu pai divino, mas acabou por se reconciliar com a sua mãe ateniense e ficou conhecido como o fundador de várias cidades gregas na atual Turquia.

Por fim, as lendas afirmam que Zeus era o pai de Alexandre, o Grande, o governante macedônio que conquistou o seu vasto império antes dos 33 anos.

Alexandre foi supostamente concebido na noite anterior à consumação do seu casamento com o rei da Macedônia, quando Zeus a engravidou com um relâmpago do céu. Filipe, o rei da Macedónia, criou Alexandre como seu filho, mas suspeitou que havia algo diferente em sua concepção.

Um tipo familiar de herói

No geral, as histórias da concepção divina eram familiares no antigo mundo mediterrâneo. Por volta do segundo século d.C., Justino Mártir, um teólogo cristão que defendia o cristianismo, reconheceu este ponto: que o nascimento virginal não teria sido considerado “extraordinário” nas sociedades familiarizadas com as divindades greco-romanas.

De facto, num discurso ao imperador romano Antonino Pio e aos filósofos, Justino argumentou que eles deveriam tolerar a crença cristã no nascimento virginal, assim como fizeram com a crença nas histórias de Perseu.

A ideia do divino participar na conceção de uma criança destinada à grandeza não teria parecido tão incomum para um público antigo. Ainda mais, a interpretação dos primeiros cristãos da profecia em Isaías 7:14 da Septuaginta apoiou sua crença de que a origem de Jesus não era apenas divina, mas predita nas suas escrituras proféticas.

3 Comments

  1. «…Satanás foi o primeiro revolucionário e por isso caiu do céu. Entre o ensino de seus seguidores e o ensino do Senhor Jesus Cristo não há nada em comum, mas um enorme abismo. O Senhor chama os homens para seguirem Seus mandamentos e, assim, Ele chama a humanidade para o céu, onde habita a rectidão. O espírito das trevas promete a construção do paraíso na terra.
    Assim, todas as sociedades revolucionárias, secretas ou abertas, sob quaisquer nomes que possam ter, não importa quão atraente seja a sua aparência, elas têm um objectivo comum: a destruição total do Cristianismo e pavimentar o caminho para o anti-cristianismo em face da entrada do Anti-Cristo, no Mundo. Os rostos das pessoas (mesmo pessoas espirituais) provam que esses ensinamentos seguem um após o outro, que convergem uns com os outros….» – São Serafim de Sarov

  2. “[…] os primeiros cristãos prestavam muita atenção às profecias da Bíblia hebraica.”
    Bíblia hebraica? Refere-se ao Antigo Testamento? É que também faz parte da Bíblia “Cristã”!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.