Maduro quer rever relações com Espanha depois de “acto não amigável” de Rajoy

Agencia de Noticias ANDES

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta sexta-feira que quer rever as relações com Espanha, depois de o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, ter manifestado preocupação pela detenção do opositor venezuelano Leopoldo López.

Nicolas Maduro considera a preocupação de Espanha um acto “não amigável de ingerência” nos assuntos internos da Venezuela.

“Pedi ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Rafael Ramírez, para rever todas as relações com Espanha, devido a este acto não amigável de ingerência e de apoio a grupos da ultra-direita, que exercem a violência na Venezuela, da parte do senhor Rajoy”, disse.

Durante a inauguração de uma “base de missões socialistas”, Nicolás Maduro sublinhou que para o Governo venezuelano “são sagrados os assuntos internos de todos os países”.

“Ninguém pode dar-nos lições de democracia e de vida social e económica à nossa pátria”, frisou.

Zfigueroa / Wikimedia

Leopoldo López, um dos líderes da oposição a Nicolas Maduro na Venezuela

Leopoldo López, um dos líderes da oposição a Nicolas Maduro na Venezuela

Mariano Rajoy reuniu-se na quarta-feira, em Madrid, com Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López, o líder de Vontade Popular (centro-esquerda) que a 18 de fevereiro se entregou às autoridades venezuelanas.

As autoridades venezuelanas acusam Leopoldo López de instigação pública, praticar delitos, causar danos à propriedade e incêndio, durante protestos ocorridos a 12 de fevereiro, contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Durante o encontro, segundo a imprensa venezuelana, Mariano Rajoy expressou preocupação pela situação de detenção do político venezuelano, sobre quem a ONU recomendou à Venezuela a sua imediata libertação.

Manifestou ainda a preocupação da União Europeia pelo julgamento a que está submetido, sublinhando a necessidade de respeitar a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos a manifestarem-se pacificamente na Venezuela.

Um comunicado do Ministério de Relações Exteriores venezuelano dá conta do desagrado de Caracas pelo que diz ser uma “ação de ingerência, irresponsável e desrespeitadora” do Governo espanhol, a quem acusa de: “estimular e promover uma agenda política de desestabilização contra o nosso país, ao fazer declarações públicas emitindo julgamentos de valor sobre a nossa ordenança jurídica, vida social e funcionamento da nossa democracia”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse um combatente que lutasse contra a opressão e ditadura dos fascitas sul americanos, já teria sido apelidado de terrorista. Como é um fascista, apoiante e mobilizador de burgueses para actos de vandalismo, crimes de sangue e desrespeitador da vontade popular, é um opositor. Descarada falta de vergonha destes rajoys, azenares e quejandos.

    • Descarada falta de vergonha a sua camarada PTOLOMEU,Sabe o que é vergonha?
      López esteve na mesma prisão militar durante três anos, onde foi torturado várias vezes, segundo denunciaram os advogados do membro da oposição.
      O tirano assassina centenas de pessoas pôs o pais numa miséria extrema,faz uma eleiçoes que sao uma autentica farsa ,ate Salazar era mais democrático que esse assassino louco e o camarada chama.lhe de que? “democrata”,deixe-me adivinhar é comunista ?É que só o PCP deu aval a essa porca FARSA ,porque mesmo o Bloco de Esquerda condenou esse golpe por Parte das hordas de delinquentes do PSUV.Tenha juízo e vergonha camarada.

RESPONDER

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …