Maduro quer rever relações com Espanha depois de “acto não amigável” de Rajoy

Agencia de Noticias ANDES

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta sexta-feira que quer rever as relações com Espanha, depois de o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, ter manifestado preocupação pela detenção do opositor venezuelano Leopoldo López.

Nicolas Maduro considera a preocupação de Espanha um acto “não amigável de ingerência” nos assuntos internos da Venezuela.

“Pedi ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Rafael Ramírez, para rever todas as relações com Espanha, devido a este acto não amigável de ingerência e de apoio a grupos da ultra-direita, que exercem a violência na Venezuela, da parte do senhor Rajoy”, disse.

Durante a inauguração de uma “base de missões socialistas”, Nicolás Maduro sublinhou que para o Governo venezuelano “são sagrados os assuntos internos de todos os países”.

“Ninguém pode dar-nos lições de democracia e de vida social e económica à nossa pátria”, frisou.

Zfigueroa / Wikimedia

Leopoldo López, um dos líderes da oposição a Nicolas Maduro na Venezuela

Leopoldo López, um dos líderes da oposição a Nicolas Maduro na Venezuela

Mariano Rajoy reuniu-se na quarta-feira, em Madrid, com Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López, o líder de Vontade Popular (centro-esquerda) que a 18 de fevereiro se entregou às autoridades venezuelanas.

As autoridades venezuelanas acusam Leopoldo López de instigação pública, praticar delitos, causar danos à propriedade e incêndio, durante protestos ocorridos a 12 de fevereiro, contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro.

Durante o encontro, segundo a imprensa venezuelana, Mariano Rajoy expressou preocupação pela situação de detenção do político venezuelano, sobre quem a ONU recomendou à Venezuela a sua imediata libertação.

Manifestou ainda a preocupação da União Europeia pelo julgamento a que está submetido, sublinhando a necessidade de respeitar a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos a manifestarem-se pacificamente na Venezuela.

Um comunicado do Ministério de Relações Exteriores venezuelano dá conta do desagrado de Caracas pelo que diz ser uma “ação de ingerência, irresponsável e desrespeitadora” do Governo espanhol, a quem acusa de: “estimular e promover uma agenda política de desestabilização contra o nosso país, ao fazer declarações públicas emitindo julgamentos de valor sobre a nossa ordenança jurídica, vida social e funcionamento da nossa democracia”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse um combatente que lutasse contra a opressão e ditadura dos fascitas sul americanos, já teria sido apelidado de terrorista. Como é um fascista, apoiante e mobilizador de burgueses para actos de vandalismo, crimes de sangue e desrespeitador da vontade popular, é um opositor. Descarada falta de vergonha destes rajoys, azenares e quejandos.

    • Descarada falta de vergonha a sua camarada PTOLOMEU,Sabe o que é vergonha?
      López esteve na mesma prisão militar durante três anos, onde foi torturado várias vezes, segundo denunciaram os advogados do membro da oposição.
      O tirano assassina centenas de pessoas pôs o pais numa miséria extrema,faz uma eleiçoes que sao uma autentica farsa ,ate Salazar era mais democrático que esse assassino louco e o camarada chama.lhe de que? “democrata”,deixe-me adivinhar é comunista ?É que só o PCP deu aval a essa porca FARSA ,porque mesmo o Bloco de Esquerda condenou esse golpe por Parte das hordas de delinquentes do PSUV.Tenha juízo e vergonha camarada.

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …