Pernil de Natal da Venezuela já não é português. Maduro virou-se para a Rússia

Alexei Druzhinin / Sputnik / Kremlin Pool / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin

A distribuição do pernil de porco pela população da Venezuela, uma tradição de Natal, já começou. Mas, neste ano, a carne é fornecida por uma empresa russa, depois da abertura de uma investigação à empresa portuguesa Iguarivarius que foi liderada pelo ex-ministro Mário Lino e que está envolvida em suspeitas de corrupção.

Durante os últimos anos, foi Portugal que forneceu o pernil de porco que é distribuído pela Venezuela na altura do Natal. Mas, neste ano, o país sul-americano está a ser abastecido pela empresa russa SAC Sk Korocha, conforme avança o jornal El Clarín.

A publicação argentina refere que ao país chegaram 13.500 toneladas de pernil de porco provenientes da Rússia, numa compra da ordem dos 11 milhões de euros. No total, a Venezuela admite que vai distribuir 27 mil toneladas de pernil.

O pernil está a ser distribuído no âmbito do denominado “Plano Manjedoura 2019”, mas só estará a beneficiar “alguns venezuelanos privilegiados”, segundo o El Clarín. Isto porque a carne está a ser distribuída nos Comités Locais de Abastecimento e Produção (CLAP) a que só podem ter acesso os cidadãos com o cartão do partido de Maduro, o PSUV.

O pernil de Natal distribuído por Maduro não é simplesmente oferecido, mas é antes vendido a um preço mais acessível. O El Clarín refere que está a ser vendido por cerca de 10 mil bolívares (à roda de 20 cêntimos) por quilo. O valor fica bem abaixo dos cerca de 4 euros por quilo por que é habitualmente vendido nos supermercados.

Este diferencial de preço estará a levar alguns venezuelanos a revender o pernil para tentar ganhar algum dinheiro extra.

Entretanto, também há rumores de que funcionários dos CLAP estarão a desviar alguns quilos de pernil, em situações de alegada corrupção.

O político da oposição e ex-presidente da Câmara de Caracas, Antonio Ledezma, que está exilado em Espanha, lamentou, através do Twitter, que as pessoas que estão a receber o pernil estão a ser forçadas a agradecer a Maduro em registos vídeo. “Que tristes e dolorosas semelhantes cenas em que as pessoas encurraladas pela fome são compelidas a “dar graças à revolução por um pernil”“, lamenta. “Que forma tão cruel de humilhar um ser humano”, escreve ainda.

Dados divulgados recentemente pela ONU apontam que entre os 26 milhões de venezuelanos, haverá 7 milhões de pessoas subnutridas.

Até ao ano passado, foi a empresa portuguesa Agrovarius SA quem forneceu grande parte do pernil de porco de Natal à Venezuela. Mas a empresa queixou-se de dívidas que não terão sigo pagas pela Venezuela.

Entretanto, a Iguarivarius, de que a Agrovarius faz parte, está a ser alvo de uma investigação por suspeitas de corrupção que envolvem subornos a responsáveis venezuelanos. O ex-ministro Mário Lino foi responsável da empresa e referiu que não se apercebeu de quaisquer irregularidades.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. quem e q no seu juizo perfeito quer pernil tuga com metais pesados pesticidas hormonas drogas antibioticos e ainda outras porcarias

    • O amigo é um pouco desinformado… no mínimo. Olhe, a título de informação: grande parte da nossa produção de carne de porco não fica em Portugal. É exportada. E se a Venezuela deixou de comprar a nossa e começou a comprar a russa os motivos também são bem conhecidos e nada têm a ver com a qualidade dos dois pernis.
      Tem tomado a medicação?!

  2. Realmente Portugal para além de ser um país de parolos(as), é também um país escroque e medíocre, pois já não bastava ter roubado o dinheiro dos cidadãos Venezuelanos, que se encontra depositado no Novo Banco e retido ilegalmente por esta entidade e o Estado Português, como também tinha que engendrar um esquema criminoso e corrupto através da empresa portuguesa Iguarivarius, que não cumpriu com aquilo a que se comprometeu no acordo assinado com a República Bolivariana da Venezuela (RBV), pondo assim em causa a credibilidade de Portugal como país.

    O resto da notícia, nomeadamente as acusações e propaganda contra o governo do Presidente Nicolás Maduro, não possuem qualquer fundamento.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …