/

“Made in Space”. A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção.

A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura de veículos espaciais que suportará uma “fábrica” que imprimirá matrizes solares em 3D no Espaço. A missão chama-se Archinaut One e o seu principal desenvolvedor é Made In Space, que possui uma impressora 3D em funcionamento na Estação Espacial Internacional.

A Archinaut está programada para ser lançado antes de 2022 e tem como objetivo montar duas matrizes solares de 10 metros no Espaço. Isto poderia poupar muito dinheiro e complicações das futuras missões.

Uma coisa que se tornaria mais fácil seria lançar coisas para o Espaço. Se uma carga útil é muito delicada ou demasiado grande para ser lançada num foguete, os robôs poderiam construí-la assim que a sonda atingisse a órbita. No futuro, a montagem de robôs poderá reduzir o tempo que os astronautas passam “fora” das suas naves espaciais, uma vez que os robôs estariam fazendo coisas por eles.

“Isto pode mudar tudo na indústria espacial” se a missão funcionar, disse Lorie Booth, gerente de programas de engenharia de sistemas da Blue Canyon, citada pela revista Forbes.

O Archinaut One será uma missão comprovada para o seu novo vaivém espacial da classe Saturn. Do tamanho de um pequeno armário de arquivos, a empresa espera que esse vaivém consiga suportar dados científicos. Vaivéns maiores têm mais espaço para guardar coisas, como câmaras e instrumentos.

A missão é financiada por um contrato de 73,7 milhões de dólares (equivalente a 67,6 milhões de euros) da NASA. O valor dado à Blue Canyon não foi divulgado.

Por outro lado, a utilização de robôs já está a acontecer na Estação Espacial Internacional, onde o Canadarm2 robótico move objetos pesados de um lugar para outro sob o controle dos terráqueos.

O próximo salto óbvio seria a automação – e há um Canadarm3 programado para se juntar à estação espacial Gateway da NASA, em órbita lunar, na década de 2020, em apoio a missões de aterragem lunar a partir de 2024. O Canadarm3 seria equipado com inteligência artificial para manter a Gateway enquanto os astronautas não estão lá.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.