“Made in Space”. A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção.

A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura de veículos espaciais que suportará uma “fábrica” que imprimirá matrizes solares em 3D no Espaço. A missão chama-se Archinaut One e o seu principal desenvolvedor é Made In Space, que possui uma impressora 3D em funcionamento na Estação Espacial Internacional.

A Archinaut está programada para ser lançado antes de 2022 e tem como objetivo montar duas matrizes solares de 10 metros no Espaço. Isto poderia poupar muito dinheiro e complicações das futuras missões.

Uma coisa que se tornaria mais fácil seria lançar coisas para o Espaço. Se uma carga útil é muito delicada ou demasiado grande para ser lançada num foguete, os robôs poderiam construí-la assim que a sonda atingisse a órbita. No futuro, a montagem de robôs poderá reduzir o tempo que os astronautas passam “fora” das suas naves espaciais, uma vez que os robôs estariam fazendo coisas por eles.

“Isto pode mudar tudo na indústria espacial” se a missão funcionar, disse Lorie Booth, gerente de programas de engenharia de sistemas da Blue Canyon, citada pela revista Forbes.

O Archinaut One será uma missão comprovada para o seu novo vaivém espacial da classe Saturn. Do tamanho de um pequeno armário de arquivos, a empresa espera que esse vaivém consiga suportar dados científicos. Vaivéns maiores têm mais espaço para guardar coisas, como câmaras e instrumentos.

A missão é financiada por um contrato de 73,7 milhões de dólares (equivalente a 67,6 milhões de euros) da NASA. O valor dado à Blue Canyon não foi divulgado.

Por outro lado, a utilização de robôs já está a acontecer na Estação Espacial Internacional, onde o Canadarm2 robótico move objetos pesados de um lugar para outro sob o controle dos terráqueos.

O próximo salto óbvio seria a automação – e há um Canadarm3 programado para se juntar à estação espacial Gateway da NASA, em órbita lunar, na década de 2020, em apoio a missões de aterragem lunar a partir de 2024. O Canadarm3 seria equipado com inteligência artificial para manter a Gateway enquanto os astronautas não estão lá.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …