“Made in Space”. A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção.

A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura de veículos espaciais que suportará uma “fábrica” que imprimirá matrizes solares em 3D no Espaço. A missão chama-se Archinaut One e o seu principal desenvolvedor é Made In Space, que possui uma impressora 3D em funcionamento na Estação Espacial Internacional.

A Archinaut está programada para ser lançado antes de 2022 e tem como objetivo montar duas matrizes solares de 10 metros no Espaço. Isto poderia poupar muito dinheiro e complicações das futuras missões.

Uma coisa que se tornaria mais fácil seria lançar coisas para o Espaço. Se uma carga útil é muito delicada ou demasiado grande para ser lançada num foguete, os robôs poderiam construí-la assim que a sonda atingisse a órbita. No futuro, a montagem de robôs poderá reduzir o tempo que os astronautas passam “fora” das suas naves espaciais, uma vez que os robôs estariam fazendo coisas por eles.

“Isto pode mudar tudo na indústria espacial” se a missão funcionar, disse Lorie Booth, gerente de programas de engenharia de sistemas da Blue Canyon, citada pela revista Forbes.

O Archinaut One será uma missão comprovada para o seu novo vaivém espacial da classe Saturn. Do tamanho de um pequeno armário de arquivos, a empresa espera que esse vaivém consiga suportar dados científicos. Vaivéns maiores têm mais espaço para guardar coisas, como câmaras e instrumentos.

A missão é financiada por um contrato de 73,7 milhões de dólares (equivalente a 67,6 milhões de euros) da NASA. O valor dado à Blue Canyon não foi divulgado.

Por outro lado, a utilização de robôs já está a acontecer na Estação Espacial Internacional, onde o Canadarm2 robótico move objetos pesados de um lugar para outro sob o controle dos terráqueos.

O próximo salto óbvio seria a automação – e há um Canadarm3 programado para se juntar à estação espacial Gateway da NASA, em órbita lunar, na década de 2020, em apoio a missões de aterragem lunar a partir de 2024. O Canadarm3 seria equipado com inteligência artificial para manter a Gateway enquanto os astronautas não estão lá.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …