Macron sobre Bolsonaro: “Os brasileiros merecem um presidente que esteja à altura do cargo”

Etienne Laurent / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron afirmou que comentário de Jair Bolsonaro sobre a sua esposa foi “triste” e “desrespeitoso”, aumentando a escala de tensões entre os dois países.

Esta segunda-feira, Emmanuel Macron voltou a criticar Jair Bolsonaro enquanto presidente. Durante uma conferência de imprensa coletiva com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o presidente francês afirmou que o comentário de Bolsonaro sobre a sua mulher foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”.

“As mulheres brasileiras sem dúvida têm um pouco de vergonha [do seu presidente]”, disse o líder europeu, citado pela Folha de São Paulo, acrescentando ainda que os brasileiros “merecem um presidente que esteja à altura do cargo”.

A resposta de Macron surge depois de Bolsonaro ter partilhado um comentário de um utilizador no Facebook sobre a esposa do presidente francês, Brigitte Macron, 24 anos mais velha.

No sábado, o utilizador publicou uma fotografia de Macron e Bolsonaro acompanhados das respetivas mulheres, com a legenda: “Agora entendem por que Macron persegue Bolsonaro?”. O presidente brasileiro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”, fazendo referência às diferenças de idades entre os dois casais – Brigitte Macron tem 66 anos e Michelle Bolsonaro tem 37.

De acordo com o Jornal Económico, a publicação foi criticada pela imprensa francesa, que acusou Jair Bolsonaro de ser sexista.

O conflito entre Macron e Bolsonaro teve início depois de o presidente francês ter criticado o presidente brasileiro pela falta de inação no combate aos fogos na Amazónia. Macron considerou que a Amazónia precisa de uma melhor gestão para acabar com o “ecocídio” que está a acontecer na floresta amazónica, e ameaçou opor-se ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

A tomada de posição do presidente francês não foi bem recebida pelo seu homólogo brasileiro que acusou Macron de “mentalidade colonialista” e de querer usar os fogos para proveito político próprio.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Macron quer desviar as atenções e está a usar o Bolsonaro e a Amazónia para o fazer. Este ano houve até agora menos incêndios que nos anos anteriores. As fotos que Macron utilizou tem 18 anos… etc.

    • Mas tu és otario ou fazes-te?
      O bolsomerdas ofendeu o presidente Frances, e este é que está a tentar desviar atenções?
      Agora as pessoas não podem falar porque estão a desviar atenções… epá enxerga-te!
      É com cada atrasado…meu deus…

      • O Macron é que ofendeu. A Amazónia pertence ao Brasil. Existem muitos detalhes que não são divulgados, por isso eu entendo perfeitamente a sua reacção.

    • Mas de onde é que tiraste essa ideia de que este anos houve menos incêndios que em anos anteriores?
      Andas a ler muitas noticias do facebookas é o que é…
      Abre os olhos que já é dia meu…

  2. A altura do cargo?? Nosso presidente foi expulso do exército, aposentado como capitão… 27 anos como deputado no Rio de Janeiro, com apenas 2 projetos aprovados dentre propostas inúteis como uma lei que permite aplaudir a execução do hino nacional ou outro projeto que invalidaria o nome social de travestis e transexuais em ocorrências policiais…

RESPONDER

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …