Macron sobre Bolsonaro: “Os brasileiros merecem um presidente que esteja à altura do cargo”

Etienne Laurent / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron afirmou que comentário de Jair Bolsonaro sobre a sua esposa foi “triste” e “desrespeitoso”, aumentando a escala de tensões entre os dois países.

Esta segunda-feira, Emmanuel Macron voltou a criticar Jair Bolsonaro enquanto presidente. Durante uma conferência de imprensa coletiva com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o presidente francês afirmou que o comentário de Bolsonaro sobre a sua mulher foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”.

“As mulheres brasileiras sem dúvida têm um pouco de vergonha [do seu presidente]”, disse o líder europeu, citado pela Folha de São Paulo, acrescentando ainda que os brasileiros “merecem um presidente que esteja à altura do cargo”.

A resposta de Macron surge depois de Bolsonaro ter partilhado um comentário de um utilizador no Facebook sobre a esposa do presidente francês, Brigitte Macron, 24 anos mais velha.

No sábado, o utilizador publicou uma fotografia de Macron e Bolsonaro acompanhados das respetivas mulheres, com a legenda: “Agora entendem por que Macron persegue Bolsonaro?”. O presidente brasileiro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”, fazendo referência às diferenças de idades entre os dois casais – Brigitte Macron tem 66 anos e Michelle Bolsonaro tem 37.

De acordo com o Jornal Económico, a publicação foi criticada pela imprensa francesa, que acusou Jair Bolsonaro de ser sexista.

O conflito entre Macron e Bolsonaro teve início depois de o presidente francês ter criticado o presidente brasileiro pela falta de inação no combate aos fogos na Amazónia. Macron considerou que a Amazónia precisa de uma melhor gestão para acabar com o “ecocídio” que está a acontecer na floresta amazónica, e ameaçou opor-se ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

A tomada de posição do presidente francês não foi bem recebida pelo seu homólogo brasileiro que acusou Macron de “mentalidade colonialista” e de querer usar os fogos para proveito político próprio.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Macron quer desviar as atenções e está a usar o Bolsonaro e a Amazónia para o fazer. Este ano houve até agora menos incêndios que nos anos anteriores. As fotos que Macron utilizou tem 18 anos… etc.

    • Mas tu és otario ou fazes-te?
      O bolsomerdas ofendeu o presidente Frances, e este é que está a tentar desviar atenções?
      Agora as pessoas não podem falar porque estão a desviar atenções… epá enxerga-te!
      É com cada atrasado…meu deus…

      • O Macron é que ofendeu. A Amazónia pertence ao Brasil. Existem muitos detalhes que não são divulgados, por isso eu entendo perfeitamente a sua reacção.

    • Mas de onde é que tiraste essa ideia de que este anos houve menos incêndios que em anos anteriores?
      Andas a ler muitas noticias do facebookas é o que é…
      Abre os olhos que já é dia meu…

  2. A altura do cargo?? Nosso presidente foi expulso do exército, aposentado como capitão… 27 anos como deputado no Rio de Janeiro, com apenas 2 projetos aprovados dentre propostas inúteis como uma lei que permite aplaudir a execução do hino nacional ou outro projeto que invalidaria o nome social de travestis e transexuais em ocorrências policiais…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …