/

Macron sobre Bolsonaro: “Os brasileiros merecem um presidente que esteja à altura do cargo”

9

Etienne Laurent / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron afirmou que comentário de Jair Bolsonaro sobre a sua esposa foi “triste” e “desrespeitoso”, aumentando a escala de tensões entre os dois países.

Esta segunda-feira, Emmanuel Macron voltou a criticar Jair Bolsonaro enquanto presidente. Durante uma conferência de imprensa coletiva com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, o presidente francês afirmou que o comentário de Bolsonaro sobre a sua mulher foi “triste” e “extremamente desrespeitoso”.

“As mulheres brasileiras sem dúvida têm um pouco de vergonha [do seu presidente]”, disse o líder europeu, citado pela Folha de São Paulo, acrescentando ainda que os brasileiros “merecem um presidente que esteja à altura do cargo”.

A resposta de Macron surge depois de Bolsonaro ter partilhado um comentário de um utilizador no Facebook sobre a esposa do presidente francês, Brigitte Macron, 24 anos mais velha.

No sábado, o utilizador publicou uma fotografia de Macron e Bolsonaro acompanhados das respetivas mulheres, com a legenda: “Agora entendem por que Macron persegue Bolsonaro?”. O presidente brasileiro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”, fazendo referência às diferenças de idades entre os dois casais – Brigitte Macron tem 66 anos e Michelle Bolsonaro tem 37.

De acordo com o Jornal Económico, a publicação foi criticada pela imprensa francesa, que acusou Jair Bolsonaro de ser sexista.

O conflito entre Macron e Bolsonaro teve início depois de o presidente francês ter criticado o presidente brasileiro pela falta de inação no combate aos fogos na Amazónia. Macron considerou que a Amazónia precisa de uma melhor gestão para acabar com o “ecocídio” que está a acontecer na floresta amazónica, e ameaçou opor-se ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

A tomada de posição do presidente francês não foi bem recebida pelo seu homólogo brasileiro que acusou Macron de “mentalidade colonialista” e de querer usar os fogos para proveito político próprio.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. Macron quer desviar as atenções e está a usar o Bolsonaro e a Amazónia para o fazer. Este ano houve até agora menos incêndios que nos anos anteriores. As fotos que Macron utilizou tem 18 anos… etc.

    • Mas tu és otario ou fazes-te?
      O bolsomerdas ofendeu o presidente Frances, e este é que está a tentar desviar atenções?
      Agora as pessoas não podem falar porque estão a desviar atenções… epá enxerga-te!
      É com cada atrasado…meu deus…

      • O Macron é que ofendeu. A Amazónia pertence ao Brasil. Existem muitos detalhes que não são divulgados, por isso eu entendo perfeitamente a sua reacção.

    • Mas de onde é que tiraste essa ideia de que este anos houve menos incêndios que em anos anteriores?
      Andas a ler muitas noticias do facebookas é o que é…
      Abre os olhos que já é dia meu…

  2. A altura do cargo?? Nosso presidente foi expulso do exército, aposentado como capitão… 27 anos como deputado no Rio de Janeiro, com apenas 2 projetos aprovados dentre propostas inúteis como uma lei que permite aplaudir a execução do hino nacional ou outro projeto que invalidaria o nome social de travestis e transexuais em ocorrências policiais…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.