Macron segue os passos de Portugal e remodela o Governo francês

autor / Flickr

Depois de Portugal, foi a vez da França fazer uma remodelação governamental. Quatro ministros estão de saída, entram oito e seis mudam de pasta.

A remodelação do Governo francês foi anunciada na terça-feira, duas semanas depois da demissão de Gérard Collomb, ministro do Interior. É “uma equipa renovada, dinâmica, dotada de um segundo fôlego”, adiantou o Eliseu.

A presidência adiantou ainda que o mandato político continua o mesmo e que irá apostar “na continuidade da política liderada pelo Governo e no calendário de reformas para os próximos meses”.

Desta forma, para o lugar de Collomb entrou Christophe Castaner, de 52 anos. Castaner, próximo do Presidente Macron, deixa assim a liderança do República em Marcha para abraçar um novo desafio político. A coadjuvá-lo na secretaria de Estado, está agora Laurent Nuñez, o até agora diretor da Direção-Geral da Segurança Interna.

Edouard Philippe Jacques Mézard (Coesão Territorial), Françoise Nyssen (Cultura), Stéphane Travert (Agricultura) e Dephine Gény-Stephann (secretária de Estado da Economia e Finanças) saíram também do Governo, adianta o Diário de Notícias.

Entraram os ministros Franck Riester (Cultura), Didier Guillaume (Agricultura), Marc Fesneau (Assuntos Parlamentares), e os secretários Emmanuelle Wargon (Transição Ecológica), Christelle Dubos (Solidariedade e Saúde), Agnès Pannier-Runacher (Economia e Finanças) e Gabriel Attal (Educação e Juventude).

Além do primeiro-ministro Edouard Philippe, o Governo inclui ainda 34 membros, dos quais 17 são mulheres. Esta quarta-feira reúnem-se pela primeira vez em Conselho de Ministros.

Depois de meses a fio a cair nas sondagens, Macron quer agora dar um novo fôlego a este Executivo. O caso Benalla e a saída de Nicolas Hulot abalou muito a sua popularidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …