Macron promete enviar uma nova “árvore da amizade” a Trump

Shawn Thew / EPA

O momento em que Donald Trump e  plantaram a árvore na Casa Branca

Soube-se que a árvore plantada pelos dois Presidentes, em abril de 2018, nos jardins da Casa Branca morreu, mas o chefe de Estado francês já prometeu enviar uma nova, uma vez que “os fuzileiros dos EUA e a amizade pela liberdade entre os dois povos fazem com que valha a pena”.

Em abril do ano passado, os dois chefes de Estado plantaram juntos um carvalho nos jardins da Casa Branca, durante a visita oficial do Presidente francês aos Estados Unidos,  como símbolo da amizade entre os dois países. Esta semana, soube-se que a árvore não resistiu ao período de quarentena e acabou por morrer.

No entanto, Emmanuel Macron resolveu rapidamente o problema e, em declarações à estação de televisão suíça RTS, durante a reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que está a decorrer em Genebra, prometeu que irá enviar uma nova ao homólogo norte-americano.

“Vamos enviar outra. Não é uma tragédia”, assegurou o Presidente francês ao canal televisivo, citado pelo Diário de Notícias. “Vou enviar outro carvalho porque considero que os fuzileiros dos EUA e a amizade pela liberdade entre os nossos povos fazem com que valha a pena”, afirmou.

O carvalho tinha sido retirado de uma floresta do norte de França, onde cerca de dois mil soldados norte-americanos perderam a vida durante a batalha de Belleau, em junho de 1918, na I Guerra Mundial.

De acordo com o DN, a morte da árvore fez com que muitos a comparassem com a atual relação dos dois Presidentes que, nos últimos tempos, se tem esfriado devido a opiniões contrárias relativamente a vários assuntos como, por exemplo, as alterações climáticas, o acordo nuclear com o Irão e a relação com a Europa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Evidentemente, o psicopatrump deve ter dado ordens para não regar a árvore. Agora também mandou a NASA acabar com o programa que monitoriza gases com efeito estufa na Terra, por isso… Esperar o quê desse texugo oxigenado?

RESPONDER

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …

Descoberta a bebida que pode proteger os músculos dos astronautas em Marte (e tem álcool)

Com a tecnologia atual, Marte fica a nove meses da Terra. Mas a verdadeira questão é: quando os astronautas chegarem ao Planeta Vermelho, terão força para continuar? Após mais de 50 anos de voos espaciais tripulados, …

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …