Shawn Thew / EPA

O momento em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, plantaram uma árvore na Casa Branca
A árvore oferecida pelo Presidente francês ao homólogo norte-americano, durante a sua visita oficial aos EUA, desapareceu do relvado sul da Casa Branca.
A árvore, um rebento de carvalho trazido do local de uma batalha da I Guerra Mundial no nordeste de França, foi plantada pelos dois chefes de Estado, na semana passada, durante a visita oficial do Presidente francês aos Estados Unidos, recorda a BBC.
Na altura, Emmanuel Macron escreveu na sua conta do Twitter que a árvore seria uma boa forma de lembrar a Casa Branca dos “laços que nos unem”.
No entanto, fotografias tiradas este sábado por um fotógrafo da Reuters no mesmo local mostram que o presente do chefe de Estado francês já não se encontra no local, tendo sido substituído por um pedaço de relva amarelado.
Nas redes sociais começaram a surgir várias teorias para explicar o desaparecimento, entre as quais a ideia de que esta não seria a melhor altura para fazer a árvore crescer mas sim no outono.
Mais tarde, o embaixador francês nos EUA, Gérard Araud, acabou com o mistério. “A árvore está em quarentena, um procedimento obrigatório para todos os organismos vivos que entrem no país. Vai ser replantada em breve”, escreveu no Twitter.
De acordo com o site da US Customs and Border Protection, citado pela emissora britânica, todas as plantas estrangeiras importadas para os EUA têm de ter um certificado fitossanitário antes de entrarem no país.
O rebento de carvalho que Macron ofereceu a Donald Trump foi trazido do local onde decorreu a batalha de Belleau, em 1918, durante uma ofensiva dos alemães. Cerca de dois mil soldados norte-americanos morreram nestes confrontos.