Desapareceu a árvore que Macron e Trump plantaram na Casa Branca

Shawn Thew / EPA

O momento em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, plantaram uma árvore na Casa Branca

A árvore oferecida pelo Presidente francês ao homólogo norte-americano, durante a sua visita oficial aos EUA, desapareceu do relvado sul da Casa Branca.

A árvore, um rebento de carvalho trazido do local de uma batalha da I Guerra Mundial no nordeste de França, foi plantada pelos dois chefes de Estado, na semana passada, durante a visita oficial do Presidente francês aos Estados Unidos, recorda a BBC.

Na altura, Emmanuel Macron escreveu na sua conta do Twitter que a árvore seria uma boa forma de lembrar a Casa Branca dos “laços que nos unem”.

No entanto, fotografias tiradas este sábado por um fotógrafo da Reuters no mesmo local mostram que o presente do chefe de Estado francês já não se encontra no local, tendo sido substituído por um pedaço de relva amarelado.

Nas redes sociais começaram a surgir várias teorias para explicar o desaparecimento, entre as quais a ideia de que esta não seria a melhor altura para fazer a árvore crescer mas sim no outono.

Mais tarde, o embaixador francês nos EUA, Gérard Araud, acabou com o mistério. “A árvore está em quarentena, um procedimento obrigatório para todos os organismos vivos que entrem no país. Vai ser replantada em breve”, escreveu no Twitter.

De acordo com o site da US Customs and Border Protection, citado pela emissora britânica, todas as plantas estrangeiras importadas para os EUA têm de ter um certificado fitossanitário antes de entrarem no país.

O rebento de carvalho que Macron ofereceu a Donald Trump foi trazido do local onde decorreu a batalha de Belleau, em 1918, durante uma ofensiva dos alemães. Cerca de dois mil soldados norte-americanos morreram nestes confrontos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …