Desapareceu a árvore que Macron e Trump plantaram na Casa Branca

Shawn Thew / EPA

O momento em que o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, plantaram uma árvore na Casa Branca

A árvore oferecida pelo Presidente francês ao homólogo norte-americano, durante a sua visita oficial aos EUA, desapareceu do relvado sul da Casa Branca.

A árvore, um rebento de carvalho trazido do local de uma batalha da I Guerra Mundial no nordeste de França, foi plantada pelos dois chefes de Estado, na semana passada, durante a visita oficial do Presidente francês aos Estados Unidos, recorda a BBC.

Na altura, Emmanuel Macron escreveu na sua conta do Twitter que a árvore seria uma boa forma de lembrar a Casa Branca dos “laços que nos unem”.

No entanto, fotografias tiradas este sábado por um fotógrafo da Reuters no mesmo local mostram que o presente do chefe de Estado francês já não se encontra no local, tendo sido substituído por um pedaço de relva amarelado.

Nas redes sociais começaram a surgir várias teorias para explicar o desaparecimento, entre as quais a ideia de que esta não seria a melhor altura para fazer a árvore crescer mas sim no outono.

Mais tarde, o embaixador francês nos EUA, Gérard Araud, acabou com o mistério. “A árvore está em quarentena, um procedimento obrigatório para todos os organismos vivos que entrem no país. Vai ser replantada em breve”, escreveu no Twitter.

De acordo com o site da US Customs and Border Protection, citado pela emissora britânica, todas as plantas estrangeiras importadas para os EUA têm de ter um certificado fitossanitário antes de entrarem no país.

O rebento de carvalho que Macron ofereceu a Donald Trump foi trazido do local onde decorreu a batalha de Belleau, em 1918, durante uma ofensiva dos alemães. Cerca de dois mil soldados norte-americanos morreram nestes confrontos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …