/

“Calhorda oportunista”: Macron insultado no Twitter pelo ministro da Educação do Brasil

32

Ian Langsdon / EPA

O Presidente francês, Emmanuel Macron, na linha da frente nas pressões sobre o seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, na luta contra os incêndios na Amazónia, foi este domingo insultado através no Twitter no Brasil, inclusive por um ministro.

“Macron não está à altura deste embate. É apenas um calhorda oportunista, buscando apoio do lóbi agrícola francês”, escreveu no Twitter o ministro da Educação brasileiro, Abraham Weintraub, numa referência à oposição do Presidente francês ao acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e Mercosul [Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai].

“A França é uma nação de extremos. Gerou homens como Descartes ou Pasteur, porém também os voluntários da Waffen SS [braço armado do partido Nazi]”, prosseguiu.

O ministro brasileiro acrescentou ainda que os franceses “elegeram um governante sem caráter”, apelidando Macron de “cretino”.

Olavo de Carvalho, escritor e ‘guru’ de Jair Bolsonaro, exilado nos Estados Unidos, forjou uma conta no Twitter com o nome de “Macrocon”.

Já anteriormente, Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro, que é deputado e que poderá ser o futuro embaixador do Brasil em Washington, tinha retweetado com o título: “Recado para o @EmmanuelMacron”, onde se vê um vídeo dos confrontos com os ‘coletes amarelos’ em França, com o texto “Macron é um idiota”.

“Crise internacional” na Amazónia

Emmanuel Macron manifestou na quinta-feira preocupação com os fogos florestais que estão a devastar a Amazónia, a maior floresta tropical do planeta, evocando uma “crise internacional” e pedindo aos países industrializados do G7 “para falarem desta emergência” na cimeira deste fim de semana em Biarritz (sudoeste de França).

Este domingo, o Presidente francês revelou que os países do G7 concordaram em “ajudar o mais rapidamente possível os países afetados” pelos incêndios que se multiplicaram nos últimos dias na Amazónia.

“Há uma verdadeira convergência para dizer: ‘nós concordamos em ajudar o mais rapidamente possível os países que são atingidos pelos fogos’”, disse Macron, anfitrião da cimeira de sete grandes potências mundiais que decorre em Biarritz até segunda-feira.

As imagens do “pulmão do planeta” em chamas suscitaram uma comoção mundial e colocaram o assunto no centro das discussões do G7, apesar da relutância inicial do Brasil, que não está presente na cimeira.

Macron disse que estão a ser feitos contactos com “todos os países da Amazónia” para que se possam finalizar compromissos muito concretos de “meios técnicos e financeiros”. “Estamos a trabalhar num mecanismo de mobilização internacional para poder ajudar de maneira o mais eficaz possível estes países”, precisou.

Quanto à questão de longo prazo de reflorestação da Amazónia, “várias sensibilidades foram expressas” acrescentou. “Mas o desafio da Amazónia para estes países e para a comunidade internacional é tal, em termos de biodiversidade, de oxigénio, de luta contra o aquecimento global, que devemos avançar com essa reflorestação”, afirmou Macron.

Por sua vez, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, agradeceu às “dezenas de chefes de Estado” que ajudaram o Brasil “a superar” a crise relativa aos incêndios na Amazónia, afirmando que “desde o princípio” procurou dialogar com os líderes do G7.

– Desde o princípio busquei o diálogo junto aos líderes do G-7, bem como da Espanha e Chile, que participam como convidados.- O Brasil é um país que recupera sua credibilidade e faz comércio com praticamente o mundo todo.- Somos uma das maiores democracias do mundo, comprometidos com a proteção ambiental e respeitamos a soberania de cada país.- Meu muito obrigado a dezenas de chefes de estado que me ouviram e nos ajudaram a superar uma crise que só interessava aos que querem enfraquecer o Brasil.

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Domingo, 25 de agosto de 2019

“Meu muito obrigada a dezenas de chefes de Estado que me ouviram e nos ajudaram a superar uma crise que só interessava aos interesses que querem enfraquecer o Brasil“, escreveu Bolsonaro numa publicação da rede social Facebook.

A crise ambiental agudizou-se de tal forma que ameaça torpedear o acordo comercial UE-Mercosul, assinado no fim de junho após 20 anos de negociações.

Acusando Jair Bolsonaro de ter mentido sobre os seus compromissos com o meio ambiente, Paris anunciou que nessas condições se opõe ao tratado.

ZAP // Lusa

32 Comments

  1. Não vale a pena tentar desviar as atenções para os calhordas politicos. Não é só um, são todos !
    No Brasil então não faltam calhordas e principalemte um exilado que dizem guru do Bolsonaro o tal que
    num dia diz que foram oa ambientalistas que pegaram fogo e para o deixar mal no filme como no dia seguinte
    vem todo cheio de procupações. Paises que pagam milhões para manter a AMZ sã e só diz disparates.
    Só ao fim de não sei quantas semanas é que coloca não sei quantas dezenas de militares e aviões a combater
    os fogos. Pois, já devem ter ardido as áreas que aos lobistas interessavam. É claro que no que diz respeita ao ambiente e às alterações climáticas todos os politicos são trumpistas : os cientistas estão errados. Isto é tudo uma fantochada e a terra é plana e não redonda.
    Há 30 anos atrás eu ouvia dizer : um dia o lixo que fazes vai entrar novamente dentro da tua casa.
    E ri na Altura mas 30 anos depois dá-me vontade de chorar e ver que para os nossos filhos e netos a humanidade está condenada a viver com a realidade da ficção nos dias de hoje.

  2. Não sendo apropriado não deixa de ser verdade. Quando a Amazónia ardia muito mais que hoje, há 10 anos atras, ninguém disse nada

      • Tem Google? A informação está aberta a todos. O Macron ja veio oferecer “ajuda” desde que mantivessem as ONGs mafiosas no Brasil

      • eu dou te dados concretos, a Amazónia tem o tal fundo ambiental que foi criado em 2008 para preservar a Amazónia, desde esse dia até hoje a Amazónia perdeu área de floresta equivalente ao tamanho da Alemanha, ainda Tu usavas fraldas e bolsonaro era um maçarico da tropa, já andavam Benfeitores Fofinhos a doar fundos para a Amazónia para enganar trouxas desinformados em troca de saquearem as riquezas do território.
        Mas voçes Vermelhos que se dizem verdes acordaram para a vida no pós Trump, Bolsonaro, Boris, salvini e os mais que virão.

    • Bem apropriado seu pseudônimo “Viajante” pois estás a viajar na maionese. O Brasil vai bem, obrigada, e dele cuidamos nós. Já Portugal, um país que antes enviava caravelas e era grande, tornou-se a lata de lixo da esquerdalha brasileira. Não ofenderei o povo de Portugal porque nem todos são imbecis como você, parvo, obtuso e se a orelha cair no pé, com certeza o quebrará. Cante um Fado e vá destilar ódio dos Brasileiros em outro lugar.

      • É o que se tem visto srª Glória contando com este e os de trás realmente muito bem cuidado.
        O sr. viajante têm toda a razão, e disser que é racismo ou xenofobia é por a cabeça na areia, eu desejo muito que o Brasil seja rico e que a sua população tenha tudo o que tenha direito, mas infelizmente foram da panela para o fogo, este Bolsonaro é mais perigoso que a todos os governos do PT juntos.

      • tu não fazes ideia de onde é o brasil pois não? sabes onde é a tua faculdade onde te ensinam a ideologia marxista cultural e pouco mais, mas queres opinar sobre tudo o que te permita destilar o teu odio de Kmer Vermelho

      • Dona Gloria, estava tão bem, quedinha no seu canto. Por que se virou desse jeito para o Joaquim? Será que o que ele escreveu atingiu-a?
        Parece-me é que você nem se apercebeu do que aqui deixou, chamando lixo aos seus compatriotas que decidiram refazer a vida fora do Brasil.
        Depois diz que não ofenderá «o povo de Portugal porque em todos são imbecis como» o Joaquim.
        Pois é, D. Gloria, ao contrário do que pensa, ofendeu, sim, os portugueses, sobretudo aqueles que concordam com o Joaquim, e sabem que ele não disse nada que já não se saiba.
        Para terminar, e uma vez que se expressou em Português, procure ser mais cuidadosa, respeitando a gramática, sobretudo no que toca às concordâncias.
        Passe bem!

      • Sua resposta explica como é possível que uma pessoa como Bolsonaro seja presidente do que quer que seja………….

      • Dona Glória e quem mais me ler.
        Por descuido, no meu anterior comentário, quando escrevi “Joaquim” devia ter escrito “VIAJANTE”, pois foi com o Sr. Viajante que a Dona Glória se meteu.
        Para que não haja confusão, aqui fica a emenda.

    • Dá para rir a estupidez do Tuga opinador, num país em que morreram mais de uma centena de pessoas só porque um nepotista muda toda uma estrutura de proteção das populações, em que ocorreram milhares de incendios 4 dos quais dias a fio sem controlo, em que no caso do pinhal de leiria andava um helicópterozito a acartar baldes de agua do mar, em que os Vermelhos vestidos de Verde engoliram em seco e foram Cumplices da Matança de Portugueses só comparavel ás matanças que salazar ordenava ao enviar soldados despreparados para as ex colonias, Sim, o Vosso querido Primeiro ministro será sempre lembrados como o mentor da maior matança de portugueses do seculo XXI, mas dizia eu é incrivel como se enchem de coragem e de Razão para criticar o Presidente dum pais o qual não sabem como é nem onde é que fica.

      • Sérgio, Vc já ouviu falar em Guiana Francesa ou Haiti? Tem alguma noção de como estão, do que a França fez por eles e com eles?
        Vc não passa de mais 1 baba ovo de corrupto, papagaio de pirata acéfalo.

      • Célio, quando tu nasceste já eu cá andava havia muito tempo. Não são as “Guianas” ou os “Haitis” ou o resto do mundo, que conheço bem melhor do que tu, que estão em causa nesta troca de palavras. São, sim, a noção de educação, o conceito de cortesia que o ministro Abraham parece desconhecer, e agora, no teu caso, te empobrecem assustadoramente.
        És um coitado que à falta de argumentos viras-te para o insulto. Vê se cresces e não me confundas com o teu papai, se o tiveste.

      • Hora pois, estou cá a falar com “Shakespeare” o com o seu “Manuel”???. kkkkkkkkkkkkkkkk
        Tive pai sim, seu otario! Infelismente já falecido.
        Estais sentido pq fui mal educado contigo, procura tua mãe seja em qual prostibulo ela está e vai chorar no colinho dela, seu tanso

  3. Pois… assim vai a diplomacia brasileira que era considerada excelente.
    Esperem até ver a patacoadas que filho do Bolsonaro vai soltar quando (ou se) for nomeado para embaixador nos Estados Unidos.

  4. A Amazónia é só do Brasil? Sabes por acaso, ou tentaste saber onde está a arder, ou apenas mais uma maneira de difamar o actual Presidente.

  5. O Presidente do Brasil devia demitir-se pois cada dia que passa mostra o que é. Agora até quer mexer nas Leis para permitir que o país ande ao seu jeito (ajudar na impunidade dos corruptos).
    Devia pensar numa maneira de prever e combater a destruição do Pulmão do mundo, de impôr limites aos ricos fazendeiros sem escrúpulos. Devia comprar um espelho em vez de chamar nomes que devem ser direccionados para ele.

  6. … o Ministro da Educação brasileiro, Abraham Weintraub não passa de mais um falhado educacional como seu parceiro presidencial Bolsonaro, incompetência e analfabetismo acima de tudo.

  7. Calhordas oportunistas é o termo que me ocorre mas é para o governo brasileiro. Já os brasileiros…lamento que tenham escolhido um calhorda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.