Macron despede colaborador que agrediu manifestante

Etienne Laurent / EPA

O Presidente francês, Emmanuel Macron, (ao centro) com o segurança Alexandre Benalla (à direita)

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido “dados novos” sobre o caso.

Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi filmado a agredir um manifestante no 1º de maio foi despedido e está em prisão preventiva. O gabinete presidencial anunciou esta decisão, alegando que “surgiram dados novos” sobre o caso.

Três membros da polícia também foram suspensos por terem removido partes do vídeo de vigilância da Praça da Contrescarpe, onde aconteceram as agressões, para os entregar a Benalla. Serão estes os “dados novos” mencionados pelo Eliseu, avança o jornal.

O caso foi denunciado, esta quarta-feira, pelo jornal Le Monde, com um vídeo do colaborador do Presidente francês, Alexandre Benalla, a atacar um jovem no chão durante uma manifestação por ocasião do Dia do Trabalhador.

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar depois da transmissão daquelas imagens, não só pelas agressões mas também pelo facto de o colaborador se ter equipado com “um capacete com uma viseira da polícia, embora não seja polícia”.

Benalla foi responsável pela segurança de Macron durante a campanha presidencial de 2017, antes de ser nomeado “encarregado de missão” no Elysee, a Presidência francesa, como assistente chefe do Gabinete Adjunto do Presidente François-Xavier Lauch.

O caso gerou polémica, com a oposição a pedir “sanções mais duras” contra o segurança porque, embora tenha recebido “a mais séria sanção já pronunciada contra um alto funcionário que trabalha no Elysee”, a verdade é que só foi suspenso temporariamente, de 4 a 19 de maio, sem direito a vencimento.

Benalla também já tinha sido visto noutras ocasiões a agarrar e a retirar jornalistas à força de eventos públicos em que Macron participou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …

Há 50 anos, Armstrong pousou na lua. Simulação mostra como foi

A equipa do Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) da NASA recriou o pouso na superfície da Lua em 1969, do módulo lunar Apollo 11, conhecido como "Águia", mostrando o que o astronauta Neil Armstrong viu da …