Macron avisa que a França irá bombardear a Síria se forem usadas armas químicas

Ian Langsdon / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, avisou que a França intervirá militarmente para bombardear os depósitos de armas químicas se as mesmas forem utilizadas na Síria, mesmo se tiver que agir sozinho.

“Se ficar demonstrado que foram utilizadas armas químicas e conseguirmos identificar a sua origem, a França vai destruir as armas químicas identificadas” através de bombardeamentos, disse Macron numa entrevista publicada esta quinta-feira por vários jornais europeus, entre eles o francês “Le Fígaro”.

Macron disse ao presidente russo, Vladimir Putin – que recebeu no Palácio de Versalhes a 29 de maio – que não haverá “acordos” sobre essa questão, nem sobre a exigência de acesso humanitário à população afetada pela guerra na Síria.

“A utilização de armas químicas dará lugar a réplicas, inclusive da França sozinha“, repetiu, antes de lembrar que essa posição está “perfeitamente alinhada com a dos Estados Unidos da América”.

Macron especificou que com a sua chegada à presidência há pouco mais de um mês, o país mudou a postura em relação à continuidade ou não do presidente sírio. A “destituição de Bashar Al-Assad não é uma condição para tudo” porque “ninguém me apresentou um sucessor legítimo”.

As suas prioridades, precisou Macron, são em primeiro lugar “a luta absoluta contra todos os grupos terroristas” já que “são eles os nossos inimigos” porque essa região “é um dos focos do terrorismo islâmico”.

O Presidente francês insistiu que sobre essa questão “precisamos da cooperação de todos, em particular da Rússia, para os erradicar, “. A segunda prioridade é “a estabilidade da Rússia” para evitar “um Estado falhado”.

// EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A França não manda no Oriente Médio. A França deve sair da Síria. A França deve cuidar de si mesma. A França deve cuidar de sua economia e assim ficar independente do Oriente Médio, América Latina, Ásia e África. As desculpas da França para atacar outros países serve para a França continuar a saquear os países atacados. Macron é vagabundo igual ao Trump e não quer trabalhar pra comer prefere continuar roubando o Oriente Médio. A Ucrânia é outro país que sofre a invasão francesa. A França mente em relação a Crimeia o interesse francês está no gás e petróleo. A França não quer pagar o gás e petróleo produzido pela Rússia. A França quer gás e petróleo de graça. Macron não serve o povo francês serve os ricos da França.

  2. A União Européia existe para ser forte na exploração de outros países. A União Européia explora até os próprios países da Europa. O único país que a União Européia respeita é os Estados Unidos. A forma que a União Européia propôs pra resolver o problema econômico dos países europeus endividados foi a mesma forma que o FMI propôs pro Brasil. A França tem empresas no Brasil desde que eu sou criança em Cubatão (Light ou Fabril). A exploração francesa no Brasil faz do nosso país o quintal sujo da Europa. A Rhodia é responsável por altos índices de poluição no Rio Atibaia. A Rhodia produz produtos tóxicos que agridem o meio ambiente e até hoje não mudou sua forma de atuação legal com o meio ambiente. Enquanto a França finge que cuida do meio ambiente com o Pacto de Paris, a França destrói o meio ambiente nos países que a França explora.
    A Europa é uma mer…

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …