Macron avisa que a França irá bombardear a Síria se forem usadas armas químicas

Ian Langsdon / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, avisou que a França intervirá militarmente para bombardear os depósitos de armas químicas se as mesmas forem utilizadas na Síria, mesmo se tiver que agir sozinho.

“Se ficar demonstrado que foram utilizadas armas químicas e conseguirmos identificar a sua origem, a França vai destruir as armas químicas identificadas” através de bombardeamentos, disse Macron numa entrevista publicada esta quinta-feira por vários jornais europeus, entre eles o francês “Le Fígaro”.

Macron disse ao presidente russo, Vladimir Putin – que recebeu no Palácio de Versalhes a 29 de maio – que não haverá “acordos” sobre essa questão, nem sobre a exigência de acesso humanitário à população afetada pela guerra na Síria.

“A utilização de armas químicas dará lugar a réplicas, inclusive da França sozinha“, repetiu, antes de lembrar que essa posição está “perfeitamente alinhada com a dos Estados Unidos da América”.

Macron especificou que com a sua chegada à presidência há pouco mais de um mês, o país mudou a postura em relação à continuidade ou não do presidente sírio. A “destituição de Bashar Al-Assad não é uma condição para tudo” porque “ninguém me apresentou um sucessor legítimo”.

As suas prioridades, precisou Macron, são em primeiro lugar “a luta absoluta contra todos os grupos terroristas” já que “são eles os nossos inimigos” porque essa região “é um dos focos do terrorismo islâmico”.

O Presidente francês insistiu que sobre essa questão “precisamos da cooperação de todos, em particular da Rússia, para os erradicar, “. A segunda prioridade é “a estabilidade da Rússia” para evitar “um Estado falhado”.

// EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A França não manda no Oriente Médio. A França deve sair da Síria. A França deve cuidar de si mesma. A França deve cuidar de sua economia e assim ficar independente do Oriente Médio, América Latina, Ásia e África. As desculpas da França para atacar outros países serve para a França continuar a saquear os países atacados. Macron é vagabundo igual ao Trump e não quer trabalhar pra comer prefere continuar roubando o Oriente Médio. A Ucrânia é outro país que sofre a invasão francesa. A França mente em relação a Crimeia o interesse francês está no gás e petróleo. A França não quer pagar o gás e petróleo produzido pela Rússia. A França quer gás e petróleo de graça. Macron não serve o povo francês serve os ricos da França.

  2. A União Européia existe para ser forte na exploração de outros países. A União Européia explora até os próprios países da Europa. O único país que a União Européia respeita é os Estados Unidos. A forma que a União Européia propôs pra resolver o problema econômico dos países europeus endividados foi a mesma forma que o FMI propôs pro Brasil. A França tem empresas no Brasil desde que eu sou criança em Cubatão (Light ou Fabril). A exploração francesa no Brasil faz do nosso país o quintal sujo da Europa. A Rhodia é responsável por altos índices de poluição no Rio Atibaia. A Rhodia produz produtos tóxicos que agridem o meio ambiente e até hoje não mudou sua forma de atuação legal com o meio ambiente. Enquanto a França finge que cuida do meio ambiente com o Pacto de Paris, a França destrói o meio ambiente nos países que a França explora.
    A Europa é uma mer…

RESPONDER

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …