/

São os macrófagos que mantêm as tatuagens na pele (e podem um dia ajudar a apagá-las)

1

Uma solução eficaz para apagar tatuagens na pele pode estar no próprio corpo humano.

É o que indica uma descoberta feita por cientistas franceses quase acidentalmente, já que este não era o objetivo principal da pesquisa. Hoje, aqueles que desejam apagar os desenhos na pele têm poucas opções – basicamente tratamentos com raios laser que não são totalmente eficazes e, em geral, são bastante dolorosos, avança a BBC.

Os macrófagos fazem parte do sistema imunológico e estão nos nossos tecidos.

Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose. E, de acordo com pesquisas recentes, os macrófagos são atraídos pela ferida que dá lugar à tatuagem e “comem” os pigmentos de tinta como fariam com um agente a ser eliminado.

Apesar de, inicialmente, as tatuagens durarem para sempre, o mesmo não acontece com as células que contêm os seus pigmentos. Ao morrer, os macrófagos deixam como “herança” os pigmentos, que são então incorporados pela nova célula.

Assim, a tinta das tatuagens é mantida por uma sequência infindável: quando um dos macrófagos morre e liberta os pigmentos de cor, outro aparece semanas depois e ingere o material.

“O facto de um macrófago suceder o outro explica por que as tatuagens ficam na pele”, explica Sandrine Henri, uma das cientistas do Centre d’Immunologie de Marseille-Luminy que participou no estudo, publicado este mês no Journal of Experimental Medicine.

Mas se esse processo é interrompido a tempo, as células que substituem aquelas mortas não conseguem capturar os pigmentos da tatuagem. “Isso aumenta a possibilidade de que o sistema linfático se desfaça das partículas da tinta da tatuagem”, explica Henri.

Assim, a manipulação deste processo poderia ser associado ao uso de raios laser – que são capazes de matar células na pele. Henri e a sua equipa estão a trabalhar agora no desenvolvimento de um método que iniba o trabalho de algumas células do sistema imunológico e dos macrófagos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.