Os macacos pretos da Costa Rica estão a tornar-se amarelos

Exceto alguns pelos laranja, o Alouatta palliata é predominantemente coberto de pelo preto. Todos estes macacos das florestas da América Central e do norte da América do Sul são pretos. Mas, na Costa Rica, algo estranho está a acontecer.

Nos últimos cinco anos, estes macacos começaram a ter pelo amarelo. No início, era apenas uma ou duas manchas de amarelo nos membros e na cauda. Mas com o tempo, os curiosos exemplos começaram a acumular-se.

Os cientistas já relataram pelo menos 21 macacos com pelo amarelo, a viver em estado selvagem ao longo da costa da Costa Rica. As manchas de pelo amarelo parecem estar a crescer, não apenas em número, mas também em tamanho. Em alguns macacos, a pigmentação amarelada até supera o preto.

De facto, os investigadores relataram, no estudo publicado na revista Mammalian Biology, pelo menos dois macacos selvagens totalmente cobertos de pelo amarelo, sem nenhuma coloração negra.

As rápidas mudanças já andam a confundir os cientistas há anos e uma inspeção cuidadosa do pelo do macaco sugere que os pesticidas podem ser os culpados. Analisando a pele destas anomalias, os biólogoa descobriram uma diferença no tipo de melanina produzida.

A melanina é o pigmento que dá cor ao pelo e à pele. Diferentes formas de melanina podem criar uma variedade de cores. Na maioria dos macacos, o pigmento produz pelo preto, cinzento ou castanho escuro. Mas, por algum motivo, em alguns macacos, a melanina muda, produzindo tons amarelo, vermelho ou laranja.

“Estas observações representam casos totalmente anómalos de pigmentação, uma vez que estes nunca foram relatados em cativeiro ou na natureza“, concluem os autores. “Não estamos cientes de alterações semelhantes na pigmentação noutros primatas ou outros grupos de mamíferos”.

Isto marca a primeira vez que os cientistas notaram uma mudança tão rápida na pigmentação da pele de primata, ou qualquer outro mamífero. Embora ainda não seja claro a razão exata, os pesticidas são suspeitos de serem os principais culpados.

Acontece que o pigmento responsável pela pele amarela do macaco contém enxofre, e o enxofre forma a base da maioria dos pesticidas usados ​​no mundo.

Os investigadores propõem que, à medida que estes macacos são expostos a mais pesticidas, a abundância de enxofre atrapalha o pigmento das peles, alterando a estrutura da melanina e, portanto, a sua cor.

Na Costa Rica, quintas de abacaxi, banana e óleo de palma africana começaram recentemente a usar um maior número de pesticidas que contém enxofre. A maioria dos animais com cores incomuns vêm das florestas que cercam estas quintas. Na verdade, a Costa Rica tem um dos maiores usos de pesticidas no mundo, com uma média de mais de 25 quilos aplicados por hectare de terra cultivada.

Os macacos podem ser as mais recentes vítimas destes produtos químicos, umas vez que se alimentam principalmente de folhas de árvores. Como tal, provavelmente consomem uma quantidade significativa de pesticidas, que poderá influenciar a melanina resultante.

O pelo amarelo brilhante pode parecer inofensivo, mas a mudança de cores pode tornar os macacos mais vulneráveis ​​ao ataque de jaguares e outros predadores.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quanto a mim trata-se apenas de uma questão de inveja e imitação, ao observarem certamente seres humanos com certas maquilhagens que por vezes mais parecem bichos, estes macacos estão simplesmente a entrar na concorrência.

RESPONDER

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …