Os macacos gritam “Cuidado, águia!” quando veem um drone

Uma investigação elaborada por cientistas do Centro Alemão de Primatas, em Göttingen, demonstrou que os macacos verdes utilizam um grito de alarme que significa “águia” para avisar sobre a presença de um drone.

O estudo, liderado por Julia Fischer e publicado na revista Nature Ecology & Evolution, quis averiguar como é que os macacos verdes da África Ocidental, que vivem no Senegal, respondem a sons desconhecidos, com a finalidade de investigar as origens da comunicação complexa nos animais.

Estes primatas caracterizam-se por produzir dois gritos de alarme específicos para dois perigos: um significa “leopardo” e outra “cobra”. Cada um deles leva-os a responder de maneira apropriada: quando ouvem o primeiro sinal, tentam escalar uma árvore; quando ouvem o segundo, tendem a ficar parados.

No entanto, uma espécie próxima, o urubu-verde (Chlorocebus pygerythrus), também tem uma chamada específica que significa “águia”, o que os faz proteger-se dos perigos que vêm do céu.

A equipa de Fischer fez testes com águias falsas e gravações para ativar a resposta de alarme dos macacos verdes. Especificamente, fizeram com que drones voassem a 60 metros de distância de 80 deles e observaram que os animais emitiram um alarme diferente daquele usado para cobras e leopardos.

Tal como averiguaram, de acordo com a ABC, esses animais recorreram a um alarme muito parecido com o usado pelos seus parentes para alertar para a presença de águias. Na verdade, bastou ouvirem o motor dessas máquinas para levantar os olhos para o céu e fugir.

Os autores sugeriram que isto indica que as respostas são profundamente programadas e determinadas há muito tempo na sua evolução, bem como a sua notável capacidade de aprender.

Chlorocebus sabaeus é um Macaco do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae com pelagem dourada-esverdeada e mãos e pés pálidos. A ponta da cauda é amarelo-dourado como a parte posterior das coxas e os pelos das bochechas. Vivem numa ampla variedade de habitats, desde florestas secas até à borda de florestas chuvosas. São comuns em áreas costeiras, onde se alimentam de frutos do mar, como caranguejos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …