Os macacos gritam “Cuidado, águia!” quando veem um drone

Uma investigação elaborada por cientistas do Centro Alemão de Primatas, em Göttingen, demonstrou que os macacos verdes utilizam um grito de alarme que significa “águia” para avisar sobre a presença de um drone.

O estudo, liderado por Julia Fischer e publicado na revista Nature Ecology & Evolution, quis averiguar como é que os macacos verdes da África Ocidental, que vivem no Senegal, respondem a sons desconhecidos, com a finalidade de investigar as origens da comunicação complexa nos animais.

Estes primatas caracterizam-se por produzir dois gritos de alarme específicos para dois perigos: um significa “leopardo” e outra “cobra”. Cada um deles leva-os a responder de maneira apropriada: quando ouvem o primeiro sinal, tentam escalar uma árvore; quando ouvem o segundo, tendem a ficar parados.

No entanto, uma espécie próxima, o urubu-verde (Chlorocebus pygerythrus), também tem uma chamada específica que significa “águia”, o que os faz proteger-se dos perigos que vêm do céu.

A equipa de Fischer fez testes com águias falsas e gravações para ativar a resposta de alarme dos macacos verdes. Especificamente, fizeram com que drones voassem a 60 metros de distância de 80 deles e observaram que os animais emitiram um alarme diferente daquele usado para cobras e leopardos.

Tal como averiguaram, de acordo com a ABC, esses animais recorreram a um alarme muito parecido com o usado pelos seus parentes para alertar para a presença de águias. Na verdade, bastou ouvirem o motor dessas máquinas para levantar os olhos para o céu e fugir.

Os autores sugeriram que isto indica que as respostas são profundamente programadas e determinadas há muito tempo na sua evolução, bem como a sua notável capacidade de aprender.

Chlorocebus sabaeus é um Macaco do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae com pelagem dourada-esverdeada e mãos e pés pálidos. A ponta da cauda é amarelo-dourado como a parte posterior das coxas e os pelos das bochechas. Vivem numa ampla variedade de habitats, desde florestas secas até à borda de florestas chuvosas. São comuns em áreas costeiras, onde se alimentam de frutos do mar, como caranguejos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boston Consulting Group eleita para elaborar o plano de reestruturação da TAP

A Boston Consulting Group foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP, anunciou esta quarta-feira o presidente do Conselho de Administração do grupo, Miguel Frasquilho, numa carta aos colaboradores a …

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …