Os macacos gritam “Cuidado, águia!” quando veem um drone

Uma investigação elaborada por cientistas do Centro Alemão de Primatas, em Göttingen, demonstrou que os macacos verdes utilizam um grito de alarme que significa “águia” para avisar sobre a presença de um drone.

O estudo, liderado por Julia Fischer e publicado na revista Nature Ecology & Evolution, quis averiguar como é que os macacos verdes da África Ocidental, que vivem no Senegal, respondem a sons desconhecidos, com a finalidade de investigar as origens da comunicação complexa nos animais.

Estes primatas caracterizam-se por produzir dois gritos de alarme específicos para dois perigos: um significa “leopardo” e outra “cobra”. Cada um deles leva-os a responder de maneira apropriada: quando ouvem o primeiro sinal, tentam escalar uma árvore; quando ouvem o segundo, tendem a ficar parados.

No entanto, uma espécie próxima, o urubu-verde (Chlorocebus pygerythrus), também tem uma chamada específica que significa “águia”, o que os faz proteger-se dos perigos que vêm do céu.

A equipa de Fischer fez testes com águias falsas e gravações para ativar a resposta de alarme dos macacos verdes. Especificamente, fizeram com que drones voassem a 60 metros de distância de 80 deles e observaram que os animais emitiram um alarme diferente daquele usado para cobras e leopardos.

Tal como averiguaram, de acordo com a ABC, esses animais recorreram a um alarme muito parecido com o usado pelos seus parentes para alertar para a presença de águias. Na verdade, bastou ouvirem o motor dessas máquinas para levantar os olhos para o céu e fugir.

Os autores sugeriram que isto indica que as respostas são profundamente programadas e determinadas há muito tempo na sua evolução, bem como a sua notável capacidade de aprender.

Chlorocebus sabaeus é um Macaco do Velho Mundo, da subfamília Cercopithecinae com pelagem dourada-esverdeada e mãos e pés pálidos. A ponta da cauda é amarelo-dourado como a parte posterior das coxas e os pelos das bochechas. Vivem numa ampla variedade de habitats, desde florestas secas até à borda de florestas chuvosas. São comuns em áreas costeiras, onde se alimentam de frutos do mar, como caranguejos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …

Nova terapia genética tratou mieloma múltiplo em ratos

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova terapia genética que conseguiu tratar o mieloma múltiplo em ratos. Após duas semanas, os ratos já mostravam melhorias. O mieloma múltiplo é um cancro com origem nos plasmócitos da …

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …