Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Eiti Kimura / Flickr

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os outros.

De acordo com o site Science Alert, em experimentos com macacos saguis (Callithrix jacchus), os investigadores descobriram o que afirmam ser os primeiros dados que mostram uma associação entre o comportamento social vocal numa espécie animal e um traço de domesticação física em animais individuais.

Os saguis exibem um alto grau de tolerância social e pró-socialidade e comunicam uns com os outros revezando-se na vocalização. Numa pesquisa anterior, a equipa mostrou que os macacos bebés aprendem essas vocalizações de forma semelhante a como os bebés aprendem a falar: através do reforço social dos seus pais.

Porém, este tipo de feedback parental tem efeitos em mais do que apenas a técnica de vocalização. Um dos marcadores conhecidos de domesticação em saguis é uma característica de despigmentação: uma mancha branca na testa dos animais.

Os cientistas queriam investigar se havia uma ligação entre as trocas vocais e esta particularidade morfológica, que, se fosse encontrada, poderia ser tomada como evidência de uma forma de auto-domesticação.

Em experimentos com três pares de bebés gémeos de três famílias de saguis, cada um dos macacos bebés recebeu feedback vocal de um “pai simulado”: um computador projetado para soar como um adulto a responder aos seus próprios chamamentos.

No entanto, nessas sessões, conduzidas ao longo de dois meses, um dos gémeos de cada par recebeu 10 vezes mais feedback vocal do que o seu irmão. Os investigadores descobriram que a quantidade de treinamento vocal que os animais receberam estava ligada ao tamanho da mancha branca na sua cabeça, com o marcador de domesticação a aparecer maior e a crescer mais rápido se recebessem mais tempo de conversação.

A equipa sugere que este fenómeno se deve às células da crista neural, uma forma de célula estaminal que migra por todo o corpo durante o desenvolvimento inicial.

Um dos derivados das células da crista neural são os melanócitos, células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. Os investigadores afirmam que o simples ato de experienciar mais treino vocal atua como uma espécie de condicionamento de auto-domesticação que afeta o corpo em desenvolvimento do jovem sagui.

As conclusões desta equipa foram publicadas, no dia 15 de outubro, na revista científica Current Biology.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …