Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Eiti Kimura / Flickr

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os outros.

De acordo com o site Science Alert, em experimentos com macacos saguis (Callithrix jacchus), os investigadores descobriram o que afirmam ser os primeiros dados que mostram uma associação entre o comportamento social vocal numa espécie animal e um traço de domesticação física em animais individuais.

Os saguis exibem um alto grau de tolerância social e pró-socialidade e comunicam uns com os outros revezando-se na vocalização. Numa pesquisa anterior, a equipa mostrou que os macacos bebés aprendem essas vocalizações de forma semelhante a como os bebés aprendem a falar: através do reforço social dos seus pais.

Porém, este tipo de feedback parental tem efeitos em mais do que apenas a técnica de vocalização. Um dos marcadores conhecidos de domesticação em saguis é uma característica de despigmentação: uma mancha branca na testa dos animais.

Os cientistas queriam investigar se havia uma ligação entre as trocas vocais e esta particularidade morfológica, que, se fosse encontrada, poderia ser tomada como evidência de uma forma de auto-domesticação.

Em experimentos com três pares de bebés gémeos de três famílias de saguis, cada um dos macacos bebés recebeu feedback vocal de um “pai simulado”: um computador projetado para soar como um adulto a responder aos seus próprios chamamentos.

No entanto, nessas sessões, conduzidas ao longo de dois meses, um dos gémeos de cada par recebeu 10 vezes mais feedback vocal do que o seu irmão. Os investigadores descobriram que a quantidade de treinamento vocal que os animais receberam estava ligada ao tamanho da mancha branca na sua cabeça, com o marcador de domesticação a aparecer maior e a crescer mais rápido se recebessem mais tempo de conversação.

A equipa sugere que este fenómeno se deve às células da crista neural, uma forma de célula estaminal que migra por todo o corpo durante o desenvolvimento inicial.

Um dos derivados das células da crista neural são os melanócitos, células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. Os investigadores afirmam que o simples ato de experienciar mais treino vocal atua como uma espécie de condicionamento de auto-domesticação que afeta o corpo em desenvolvimento do jovem sagui.

As conclusões desta equipa foram publicadas, no dia 15 de outubro, na revista científica Current Biology.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …