Má qualidade do esperma pode extinguir a humanidade

Matthew priteeboy / Deviant Art

“Origins of Life”

A qualidade do esperma dos homens da Europa, da América do Norte e da Austrália reduziu para metade, nos últimos 40 anos, o que coloca em causa a sobrevivência da espécie humana, avisam os cientistas envolvidos num estudo agora divulgado.

O alerta surge no âmbito da publicação de uma investigação na revista Human Reproduction Update que concluiu “um significativo declínio na contagem de esperma” entre os anos de 1973 e 2011. Os investigadores falam de uma redução de entre “50% a 60%” entre os homens da Europa, da América do Norte, da Austrália e da Nova Zelândia.

“Isto pode, eventualmente, ser um problema. Pode significar a extinção da espécie humana”, destaca o investigador que liderou a pesquisa, Hagai Levine, epidemiologista da Universidade Hebraica de Jerusalém, em declarações à BBC.

Levine diz-se “muito preocupado” com os resultados obtidos, considerando que se esta tendência de declínio se mantiver, o futuro da humanidade pode estar em causa.

Este estudo debruçou-se sobre as conclusões de 185 pesquisas realizadas entre 1973 e 2011, implicando a análise de amostras de sémen de quase 43 mil homens. Trata-se assim, de “uma das maiores investigações já feitas nesta área”, conforme sustenta a BBC.

As conclusões apontam para uma diminuição da ordem dos 52,4% na concentração do esperma e para uma redução de 59,3% na contagem de espermatozóides.

Outro resultado preocupante obtido aponta para que estamos perante uma taxa de redução contínua, o que sugere que provavelmente, vai continuar, nos próximos anos.

Por outro lado, as amostras de sémen de homens oriundos de América do Sul, Ásia e África não revelaram “reduções significativas na qualidade do esperma”, destaca a BBC. Um dado que pode ter a ver com o facto de haver muito menos amostras e estudos realizados nestes continentes, apontam os investigadores que acreditam estarem perante uma tendência global.

Urgente descobrir as causas

“Dada a importância da contagem de esperma para a fertilidade masculina e para a saúde dos homens, este estudo é um urgente alertar de consciências para que os investigadores e as autoridades de saúde, em todo o mundo, investiguem as causas da contínua e acentuada queda no número de espermatozóides, com o objectivo da prevenção”, destaca Levine, em declarações divulgadas pelo site Medicalxpress.com.

O investigador realça ainda que “este estudo mostra, pela primeira vez, que este declínio é forte e que continua”.

Quanto às causas para esta redução da qualidade do esperma, várias investigações anteriores sugerem a exposição a químicos, da obesidade, do tabaco, do stress, do sedentarismo e uma dieta rica em gorduras saturadas.

“O facto de o declínio ser visto em países Ocidentais sugere, fortemente, que os químicos no comércio têm um papel crucial nesta tendência“, destaca Shanna Swan, investigadora envolvida na pesquisa e professora da Escola de Medicina Icahn, em Mount Sinai, Nova Iorque, citada pelo Medicalxpress.com.

Este estudo não aborda as causas do problema em concreto, mas Hagai Levine reforça na BBC a importância de “mudarmos a forma como vivemos e o ambiente e os químicos aos quais estamos expostos”, sob pena de estarmos a pôr em causa o próprio futuro da nossa espécie.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Estamos todos a ser fritados pelos Wifis, 4Gs e outras fontes de poluição eletromagnéticas. Depois são os portáteis colocados ao colo, telemoveis nos bolsos das calças… Não me admiro.

    • quí·mi·co

      adjectivo
      1. Da química ou a ela relativo.
      2. Preparado quimicamente (ex.: adubo químico).
      3. Que se caracteriza pela aplicação prática da química (ex.: guerra química, indústria química).

      substantivo masculino
      4. Aquele que é versado ou especialista em química.
      5. Produto preparado artificialmente, com uso prático da química (ex.: a agricultura biológica não usa químicos).
      6. Folha que tem tinta de um dos lados, usada entre duas folhas de papel para decalcar na de baixo o que é escrito na de cima, geralmente em máquinas de escrever ou à mão.

      “químico”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

RESPONDER

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …