Anos de má alimentação fizeram com que adolescente britânico ficasse cego e surdo

Durante anos, um adolescente britânico só comeu batatas fritas e outros alimentos processados de baixa qualidade. Ao longo do tempo, o jovem começou a ficar progressivamente cego como resultado da sua dieta.

Os problemas do adolescente começaram aos 14 anos quando este foi ao médico queixar-se de cansaço. De acordo com o diagnóstico dado na altura, o jovem britânico era um “comedor exigente“. Mas mais tarde, os exames de sangue mostraram que tinha anemia e baixos níveis de vitamina B12. Foi tratado com injeções desta vitamina e recebeu conselhos sobre como melhorar a sua dieta.

No entanto, aos 15 anos, o jovem desenvolveu perda auditiva e problemas de visão, mas os médicos não conseguiram encontrar a causa os resultados de uma ressonância magnética e de um exame oftalmológico estavam normais.

Nos dois anos seguintes, a visão piorou progressivamente. Aos 17 anos, um exame oftalmológico mostrou que a sua visão era 20/200 nos dois olhos o limiar para ser legalmente cego nos Estados Unidos.

Testes adicionais mostraram que o adolescente tinha desenvolvido danos no nervo ótico o feixe de fibras nervosas que liga a parte posterior do olho ao cérebro. Além disso, o jovem apresentava baixos níveis de vitamina D e B12, cobre e selénio.

Estas deficiências levaram os médicos a questionar o adolescente sobre a sua alimentação. “O paciente confessou que não comia certas texturas de alimentos desde a escola primária”, escreveram os autores da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Segundo o Live Science, o jovem disse aos médicos que as únicas coisas que comia eram batatas fritas, pão branco, fatias de fiambre processadas e salsichas.

Depois de descartarem outras causas possíveis para a perda de visão, o adolescente foi diagnosticado com neuropatia ótica nutricional, dano no nervo ótico resultante de deficiências nutricionais.

A condição pode ser causada por drogas, má absorção de alimentos, má alimentação ou abuso de álcool. “As causas puramente alimentares são raras nos países desenvolvidos”, explicaram os autores.

A perda de visão causada por neuropatia ótica nutricional pode ser reversível se for detetada precocemente. No entanto, quando o adolescente foi diagnosticado a sua perda de visão já era permanente.

O uso de óculos também não ajudaria os problemas de visão, porque os danos no nervo ótico não podem ser corrigidos com o uso de lentes, refere Denize Atan, principal autora do estudo. Ainda assim, o adolescente recebeu prescrições de suplementos nutricionais, o que impediu que a sua perda de visão piorasse.

Os investigadores repararam que a dieta do adolescente era mais do que “exigente”, já que era muito restritiva e causava múltiplas deficiências nutricionais. O jovem foi depois encaminhado para os serviços de saúde mental por causa do seu distúrbio alimentar.

O caso destaca um facto pouco conhecido sobre a má alimentação: para além de estar ligada à obesidade, doenças cardíacas e cancro, “também pode danificar permanentemente o sistema nervoso, principalmente a visão”, alerta o relatório publicado ontem na revista Annals of Internal Medicine.

A mãe do jovem disse ao The Telegraph que a condição destruiu a vida do filho. O adolescente desistiu da faculdade e a mãe despediu-se do trabalho para cuidar dele a tempo inteiro.

DR, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E depois dizem que a “dieta ” vegan e vegetariana são prejudiciais, e estes país não são responsabilizados pela alimentação do filho? Não existe nenhum tribunal a condená-los por negligência? Imagino que só seja considerado negligência quando a alimentação é de base vegetal.

RESPONDER

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …