Porque é que a luz vai abaixo quando está muito frio?

John Hogg / World Bank

O frio extremo sobrecarrega as redes elétricas e os fornecedores de energia aconselham a redução da sua utilização para minimizar os apagões, realçando a vulnerabilidade desses sistemas.

O sistema elétrico consiste em milhares de componentes, na sua maioria eletromecânicos, com muitas peças móveis. Quando o tempo fica demasiado frio ou quente, ou quando os níveis de humidade ultrapassam o previsto, o sistema elétrico não é tão eficiente, relatou o Interesting Engineering.

Estes componentes móveis precisarão trabalhar um pouco mais para alcançar o mesmo resultado que obteriam num dia mais favorável. Quando as infraestrutuuras são mais antigas, torna-se mais difícil para o sistema elétrico responder a ocorrências meteorológicas extremas.

No inverno podem ocorrer tempestades e nevões. O gelo e a neve podem acumular-se nas linhas elétricas e nos ramos das árvores. Caso esses ramos quebrem ou caiam sobre as linhas, podem levar a falhas de energia.

Mesmo que não haja neve, as raízes das árvores podem acumular gelo, atingindo as linhas elétricas subterrâneas e perturbando o fluxo de eletricidade. No tempo frio, um transformador quente pode ser convidativo para os pássaros, o que também pode resultar num mau funcionamento.

À medida que as temperaturas descem, as pessoas utilizam mais energia para aquecer as suas casas e as empresas. Isto pode sobrecarregar a rede elétrica, especialmente se a procura exceder a capacidade da rede para a produzir e distribuir.

Se as temperaturas forem piores e/ou ocorrerem mais rapidamente do que o previsto, as empresas de serviços públicos podem não ter tempo ou recursos suficientes para satisfazer a crescente procura de eletricidade. Isto pode levar a sobrecargas, resultando em interrupções automáticas de serviço ou apagões.

Nos últimos anos, tem aumentado a procura por painéis solares. No entanto, durante o mau tempo, a produção destes dispositivos é reduzida e aumenta a quantidade de energia que o serviço público precisa fornecer.

Além disso, os clientes que geram energia a partir destes dispositivos escondem a procura real de energia de uma residência ou edifício da empresa de serviços públicos. Isto torna difícil saber quanta energia precisam fornecer instantaneamente quando essas fontes deixam de funcionar.

Para evitar falhas de energia durante o tempo frio ou quente, as empresas de serviços públicos precisam de tomar algumas medidas: assegurar que as centrais elétricas estão devidamente isoladas, substituir as infraestruturas antigas, adicionar equipamento de monitorização e melhorar a previsão de carga para determinados estados meteorológicos.

A implementação destas medidas tem um custo, particularmente se envolver a substituição de infraestruturas. No entanto, a não resolução destas questões pode conduzir a cortes de energia mais frequentes e catastróficos. Qualquer reparação de última hora é ineficiente e dispendiosa, informou ainda o Interesting Engineering.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.