Lunar PAD. Alunos ajudaram a criar uma plataforma para lançamento e pouso de foguetões

No ano passado, a ICON recebeu financiamento da NASA para ajudar a desenvolver tecnologias para as suas próximas missões lunares. Recentemente, a empresa ajudou alunos a desenvolver a primeira plataforma de lançamento impressa em 3D como parte da iniciativa estudantil Geração Artemis.

A ICON ajudou os alunos – de 10 faculdades e universidades dos Estados Unidos – a construir a plataforma de lançamento em outubro do ano passado, usando um material à base de cimento e o sistema de impressão de pórtico da empresa. A superfície foi testada no início do mês, com um motor de foguetão.

Segundo o Interesting Engineering, o protótipo foi construído e testado no Camp Swift, nos arredores de Austin. No futuro, uma versão ampliada poderá ser impressa em 3D com materiais encontrados na Lua, para servir as futuras missões da NASA.

Uma plataforma de pouso lunar para “exploração lunar sustentável” vai permitir não só que “a humanidade visite as estrelas, como permaneça”, comentou Michael McDaniel, responsável pelo departamento de design da 3D CON.

O Lunar Plume Alleviation Device, ou Lunar PAD, foi desenvolvido com o objetivo de ser implantado de forma sustentável para futuras missões lunares, mas o seu design engenhoso também colmata o problema da poeira lunar.

Durante as missões Apollo, grandes nuvens de poeira, levantadas pelo sistema de escape do motor do foguetão, tornaram os pousos arriscados, uma vez que reduziram muito a visibilidade.

Para resolver o problema, o Lunar PAD apresenta uma série de canais em forma de pétalas que enviam os gases de escape para cima e para fora, ao mesmo tempo que “prendem” a poeira e minimizam as nuvens que se elevam pela força dos motores do foguetão. Os estudantes escreveram um artigo sobre a plataforma, publicado em janeiro no American Institute of Aeronautics and Astronautics’ 2021 SciTech Forum.

A plataforma é composta por duas camadas: um “teto” onde o foguetão é lançado ou pousado e uma série de canais abaixo da camada superior para redirecionar os gases com segurança. Uma parede envolve a estrutura e captura qualquer partícula de poeira lunar projetada para fora durante um lançamento ou pouso.

A análise preliminar sugere que o projeto cumpre com sucesso o seu propósito de reter a poeira expelida pelo escape do motor do foguetão.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …