Lunar PAD. Alunos ajudaram a criar uma plataforma para lançamento e pouso de foguetões

No ano passado, a ICON recebeu financiamento da NASA para ajudar a desenvolver tecnologias para as suas próximas missões lunares. Recentemente, a empresa ajudou alunos a desenvolver a primeira plataforma de lançamento impressa em 3D como parte da iniciativa estudantil Geração Artemis.

A ICON ajudou os alunos – de 10 faculdades e universidades dos Estados Unidos – a construir a plataforma de lançamento em outubro do ano passado, usando um material à base de cimento e o sistema de impressão de pórtico da empresa. A superfície foi testada no início do mês, com um motor de foguetão.

Segundo o Interesting Engineering, o protótipo foi construído e testado no Camp Swift, nos arredores de Austin. No futuro, uma versão ampliada poderá ser impressa em 3D com materiais encontrados na Lua, para servir as futuras missões da NASA.

Uma plataforma de pouso lunar para “exploração lunar sustentável” vai permitir não só que “a humanidade visite as estrelas, como permaneça”, comentou Michael McDaniel, responsável pelo departamento de design da 3D CON.

O Lunar Plume Alleviation Device, ou Lunar PAD, foi desenvolvido com o objetivo de ser implantado de forma sustentável para futuras missões lunares, mas o seu design engenhoso também colmata o problema da poeira lunar.

Durante as missões Apollo, grandes nuvens de poeira, levantadas pelo sistema de escape do motor do foguetão, tornaram os pousos arriscados, uma vez que reduziram muito a visibilidade.

Para resolver o problema, o Lunar PAD apresenta uma série de canais em forma de pétalas que enviam os gases de escape para cima e para fora, ao mesmo tempo que “prendem” a poeira e minimizam as nuvens que se elevam pela força dos motores do foguetão. Os estudantes escreveram um artigo sobre a plataforma, publicado em janeiro no American Institute of Aeronautics and Astronautics’ 2021 SciTech Forum.

A plataforma é composta por duas camadas: um “teto” onde o foguetão é lançado ou pousado e uma série de canais abaixo da camada superior para redirecionar os gases com segurança. Uma parede envolve a estrutura e captura qualquer partícula de poeira lunar projetada para fora durante um lançamento ou pouso.

A análise preliminar sugere que o projeto cumpre com sucesso o seu propósito de reter a poeira expelida pelo escape do motor do foguetão.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedido de insolvência pode levar a rutura operacional da empresa, diz Groundforce

A Groundforce considerou esta terça-feira que o pedido de insolvência apresentado pela TAP deixa a empresa em "total estrangulamento" e pode conduzir à sua rutura operacional, deitando por terra os esforços que têm sido feitos …

PJ faz buscas na Câmara de Torres Vedras para investigar contratos públicos

A Polícia Judiciária (PJ) está a efetuar, esta terça-feira, buscas na Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, no âmbito de três processos de contratação pública, confirmou à agência Lusa fonte oficial do município. A …

Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

O magistrado Henrique Araújo, de 67 anos, foi eleito esta terça-feira presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Mas terá de abandonar o cargo quando completar os 70 anos. Os candidatos à presidência do Supremo Tribunal …

Pandemia fez duplicar ataques informáticos em Portugal

Os ataques informáticos contra entidades públicas e empresas quase duplicaram em 2020: registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. O "Relatório Cibersegurança - Riscos e Conflitos 2021" do Observatório do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), …

Áustria deixará de administrar a vacina da AstraZeneca

A Áustria deixará de usar a vacina da AstraZeneca devido a problemas de entrega e à relutância da população à vacina, após decisões semelhantes tomadas pela Noruega e Dinamarca. "Provavelmente, continuaremos a administrar as primeiras doses …

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …