/

Lunar PAD. Alunos ajudaram a criar uma plataforma para lançamento e pouso de foguetões

No ano passado, a ICON recebeu financiamento da NASA para ajudar a desenvolver tecnologias para as suas próximas missões lunares. Recentemente, a empresa ajudou alunos a desenvolver a primeira plataforma de lançamento impressa em 3D como parte da iniciativa estudantil Geração Artemis.

A ICON ajudou os alunos – de 10 faculdades e universidades dos Estados Unidos – a construir a plataforma de lançamento em outubro do ano passado, usando um material à base de cimento e o sistema de impressão de pórtico da empresa. A superfície foi testada no início do mês, com um motor de foguetão.

Segundo o Interesting Engineering, o protótipo foi construído e testado no Camp Swift, nos arredores de Austin. No futuro, uma versão ampliada poderá ser impressa em 3D com materiais encontrados na Lua, para servir as futuras missões da NASA.

Uma plataforma de pouso lunar para “exploração lunar sustentável” vai permitir não só que “a humanidade visite as estrelas, como permaneça”, comentou Michael McDaniel, responsável pelo departamento de design da 3D CON.

O Lunar Plume Alleviation Device, ou Lunar PAD, foi desenvolvido com o objetivo de ser implantado de forma sustentável para futuras missões lunares, mas o seu design engenhoso também colmata o problema da poeira lunar.

Durante as missões Apollo, grandes nuvens de poeira, levantadas pelo sistema de escape do motor do foguetão, tornaram os pousos arriscados, uma vez que reduziram muito a visibilidade.

Para resolver o problema, o Lunar PAD apresenta uma série de canais em forma de pétalas que enviam os gases de escape para cima e para fora, ao mesmo tempo que “prendem” a poeira e minimizam as nuvens que se elevam pela força dos motores do foguetão. Os estudantes escreveram um artigo sobre a plataforma, publicado em janeiro no American Institute of Aeronautics and Astronautics’ 2021 SciTech Forum.

A plataforma é composta por duas camadas: um “teto” onde o foguetão é lançado ou pousado e uma série de canais abaixo da camada superior para redirecionar os gases com segurança. Uma parede envolve a estrutura e captura qualquer partícula de poeira lunar projetada para fora durante um lançamento ou pouso.

A análise preliminar sugere que o projeto cumpre com sucesso o seu propósito de reter a poeira expelida pelo escape do motor do foguetão.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.