Lunar Orbiter da NASA sobreviveu a impacto de micro-meteorito captado pela sua câmara

NASA's Goddard Space Flight Center / Arizona State University

Um estranho padrão em zigue-zague  indica que algo fez estremecer a câmara do LRO

Um estranho padrão em zigue-zague indica que algo fez estremecer a câmara do LRO

A vida no espaço não é nada simples, e o Lunar Orbiter da NASA pode dar-se por feliz por ter sobrevivido a um impacto que poderia ter tido consequências bem mais desagradáveis.

O caso deu-se em 2014, mas só agora foi revelado, e foi detectado por intermédio de interferências captadas pela câmara do Lunar Orbiter usada para observar a superfície lunar.

Esta câmara linear funciona fazendo um varrimento da superfície enquanto orbita a Lua. Mas numa das imagens vê-se um estranho padrão em zigue-zague, que indica que algo fez estremecer a câmara.

Em algumas situações isso seria simplesmente descartado como sendo um qualquer acaso, na NASA os cientistas gostam de explorar as coisas minuciosamente.

Por isso, recorreram aos dados recolhidos durante a fase de testes do Lunar Orbiter, em que o mesmo tinha sido sujeito a diferentes estilos de vibração para comprovar a sua capacidade de resistir ao lançamento.

Com base nesses dados, os cientistas analisaram que tipo de objecto teria sido necessário para criar uma interferência daquele tipo, tendo chegado à conclusão de que terá sido um micro-meteorito com apenas 0.8mm e uma densidade de 2.7granas/cm3, e que viajaria a uma velocidade de 7km/s – mais de 25 mil quilómetros por hora.

Felizmente para a pequena sonda, o impacto terá acontecido no radiador da câmara, não tendo tido efeitos adversos – para além da vibração momentânea captada pela câmara. Tivesse este micro-meteorito acertado directamente na câmara… e poderia ter sido o ponto final na missão do Lunar Reconnaissance Orbiter.

NASA/JPL-Caltech

A sonda LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA

A sonda LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA

PARTILHAR

RESPONDER

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …