Lunar Orbiter da NASA sobreviveu a impacto de micro-meteorito captado pela sua câmara

NASA's Goddard Space Flight Center / Arizona State University

Um estranho padrão em zigue-zague  indica que algo fez estremecer a câmara do LRO

Um estranho padrão em zigue-zague indica que algo fez estremecer a câmara do LRO

A vida no espaço não é nada simples, e o Lunar Orbiter da NASA pode dar-se por feliz por ter sobrevivido a um impacto que poderia ter tido consequências bem mais desagradáveis.

O caso deu-se em 2014, mas só agora foi revelado, e foi detectado por intermédio de interferências captadas pela câmara do Lunar Orbiter usada para observar a superfície lunar.

Esta câmara linear funciona fazendo um varrimento da superfície enquanto orbita a Lua. Mas numa das imagens vê-se um estranho padrão em zigue-zague, que indica que algo fez estremecer a câmara.

Em algumas situações isso seria simplesmente descartado como sendo um qualquer acaso, na NASA os cientistas gostam de explorar as coisas minuciosamente.

Por isso, recorreram aos dados recolhidos durante a fase de testes do Lunar Orbiter, em que o mesmo tinha sido sujeito a diferentes estilos de vibração para comprovar a sua capacidade de resistir ao lançamento.

Com base nesses dados, os cientistas analisaram que tipo de objecto teria sido necessário para criar uma interferência daquele tipo, tendo chegado à conclusão de que terá sido um micro-meteorito com apenas 0.8mm e uma densidade de 2.7granas/cm3, e que viajaria a uma velocidade de 7km/s – mais de 25 mil quilómetros por hora.

Felizmente para a pequena sonda, o impacto terá acontecido no radiador da câmara, não tendo tido efeitos adversos – para além da vibração momentânea captada pela câmara. Tivesse este micro-meteorito acertado directamente na câmara… e poderia ter sido o ponto final na missão do Lunar Reconnaissance Orbiter.

NASA/JPL-Caltech

A sonda LRO - Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA

A sonda LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA

PARTILHAR

RESPONDER

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Apetito. Médico legista fala em homicídio

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. A autópsia confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …