Perto de ser eleito na primeira volta, Lula quer deitar abaixo o “LulaFlix”

14

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança nas intenções de voto, com 45%, contra 33% do actual Chefe de Estado, Jair Bolsonaro, a menos de um mês das eleições presidenciais do país. A campanha entrou numa recta final “feia”, onde tudo vale.

A campanha de Lula apelou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o site LulaFlix que foi criado pela equipa de Bolsonaro para denegrir a imagem do antigo Presidente do Brasil.

Este site inclui várias notícias negativas sobre Lula, nomeadamente sobre investigações relacionadas com a Lava-Jato, mas também sobre as suas alegadas “fortuna” e “dívida milionária”, ou até sobre o facto de defender a legalização do aborto.

Criado no fim de Agosto passado, o site promete contar “a verdade sobre o ex-presidiário”, pretendendo associar Lula a escândalos de corrupção.

A campanha de Lula argumenta, no pedido ao TSE, que o site divulga “comprovadas fake news”, tendo como “finalidade única e exclusiva” fazer “propaganda eleitoral negativa” contra ele, conforme cita o portal UOL.

Além de pedir a suspensão do site, Lula apela também à aplicação da “multa máxima”, acusando a campanha de Bolsonaro de “distorcer eventos ou descontextualizar informações para sustentar críticas infundadas ao candidato”.

A imprensa brasileira já noticiou que o site se enquadra entre as proibições definidas pela legislação eleitoral.

O TSE já ordenou a retirada de um vídeo publicado no Youtube pela campanha de Bolsonaro, onde este fazia críticas a Lula, usando termos como “espertalhões, ladrões, presidiários e assaltantes do dinheiro público” e “mensalão e petrolão”.

Lula com mais 12 pontos percentuais do que Bolsonaro

Nesta recta final da campanha, Bolsonaro está a dar tudo para procurar reduzir a distância que as sondagens lhe dão para Lula.

A menos de três semanas das eleições de 2 de Outubro, Lula está 12 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, cujas intenções de voto caíram de 34% em 9 de Setembro para 33% a 15 deste mês, segundo dados do Instituto Datafolha.

Ciro Gomes, do Partido Trabalhista, o terceiro candidato mais votado em 2018, cresceu de 7% para 8% na última semana.

A Senadora Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o partido de centro-direita mais tradicional do país, manteve-se na quarta posição, com 5% das intenções de voto.

Os resultados da sondagem, considerados os mais fiáveis do país, mostram que, numa possível segunda volta, o antigo sindicalista que governou o Brasil entre 2003 e 2010 teria 54% dos votos, em comparação com os 38% de Bolsonaro.

Para vencer à primeira volta é necessário mais de 50% dos votos.

ZAP // Lusa

14 Comments

      • Também é ladrão?!?!???? Como é que o gajo pagou não sei quantos imóveis em dinheiro vivo. Tu deves ser um anjinho do carvalho…
        No Brasil só tem ladrão.

      • Com certeza você está informado apenas pelas manchetes. Procure saber de verdade sobre o que se fala na imprensa. Vou te dar uma pista: foram pessoais os últimos 30 anos onde qualquer pessoa com o apelido Bolsonaro, primos tios tias, avós, foi pesquisada e anotada como sendo da família, e que compraram seus imóveis com moeda corrente ou seja, a moeda em vigor no país, e que não significa dinheiro vivo em nenhuma hipótese. Foi isso.

      • Hummmmmm…Isso parece uma explicação ao nível da do Lula…que nada era dele, era de amigos… até o próprio filho…

  1. Estes institutos de pesquisa que dão a vitória ao ex-condenado foram os mesmos que erraram todas as previsões em 2018. E vão errar novamente. O Site Lulaflix somente coloca no ar as entrevistas e declarações do ex-presidente. Se elas são ruins para ele, foram ditas por ele próprio. Agora se arrependeu de ter dito? A política no Brasil não é para amadores e o que se diz na mídia brasileira que é lida em Portugal, não é a verdade dos fatos. Simples assim. O Brasil está em uma posição privilegiada econômica e financeiramente falando, justamente pela excelente equipe econômica que o atual presidente montou. A Europa faria muito melhor se olhasse o Brasil como um parceiro comercial e produtor de alimentos que Portugal tanto precisa. Ganhariam todos. Afinal, desde quando um ladrão na presidência é uma opção aceitável? Ficamos todos malucos?

    • 100 % de acordo !!!
      Aqui na Europa só “comem” notícias dos orgãos de comunicação absolutamente militantes e tendenciosos.
      Não me entra na cabeça como é possível ainda haver alguem que cogite eleger um criminoso condenado que teve 12 (+ 4 ) anos no poder e arruinou um grande país com o cumulo de corrupção e desvio de dinheiro.

    • É impressionante o que leio. Estes gajos são loucos. Têm na presidência um imbecil, anormal, incompetente , psicopata e ainda assim o querem? Então, os que assim pensam , bem que se merecem.

      • É teu presidente ou é nosso (dos brasileiros)? Se fosse em Portugal seria o CHEGA no poder tbm!

  2. As pesquisas de opinião são realizadas por empresas financiadas por opositores de Bolsonaro e os resultados são fraudulentos. O mesmo ocorreu na eleição anterior onde as pesquisas davam como certa a vitória do candidato poste do Lula, Haddad mas Bolsonaro venceu.

    Bolsonaro vai ser eleito no primeiro turno porque está trazendo bem-estar ao povo brasileiro e mantendo o país fora da recessão que se abate sobre a maioria dos países em decorrência da pandemia e da guerra na Ucrânia, O povo percebe e comparece aos milhares para ovacioná-lo em cada local que ele visita.

    O Lula, por outro lado, tem que pagar e fretar ônibus para levar participantes para seus comícios e ainda assim o número deles não chega nem perto das concentrações de eleitores simpatizantes com a gestão de Bolsonaro e que desejam sua reeleição. Ele é vaiado onde vai e não anda pela rua, nem se atreve a usar restaurante dos hotéis onde se hospeda.

    • Com Lula é a mesma desgraça que tiveram os argentinos com aquela presidente dos subsídios que rebentou os cofres do Estado. (Kirchner).

  3. Tenho pena do Brasil. Como é que é possível meterem um serralheiro ex-presidiário, com a idade que tem e sem figura nenhuma, como presidente de um país tão grande? Por favor, tenham juízo.

    • O Bolsonaro é muito melhor… Kkkkkkkl kkkkk kkkk
      Como tomar uma decisão em que temos de decidir entre dois pratos de merda. No final os brasileiros vão acabar a comer merda mais uma vez. Só uma vez não o fizeram. No tempo do Fernando Henrique Cardoso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.