Lula vence com 47,85% dos votos e vai a 2ª volta com Bolsonaro

11

Prachatai, Jeso Carneiro / Flickr

O candidato Luís Inácio Lula da Silva e o atual chefe de Estado brasileiro vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil, que decorrem no dia 30 de outubro.

Segundo os dados oficiais, Lula da Silva obteve 47,85% dos votos na primeira volta enquanto Bolsonaro teve 43,70%, quando estão contabilizadas 96,93% das secções eleitorais.

Com estes resultados parciais, a eleição está “matematicamente definida” e obriga a uma segunda volta, pode ler-se na página eletrónica em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está a divulgar os resultados parciais.

Atrás na contagem parcial durante a maior parte da noite eleitoral, o ex-presidente brasileiro passou a liderar quando a contagem chegou a 70% das seções.

Lula da Silva registou um desempenho muito abaixo das sondagens de intenção de voto, que o colocavam com margem de quase 10 pontos percentuais sobre o atual Presidente brasileiro, que tenta a reeleição.

Quando estavam contadas 52% das secções eleitorais, Jair Bolsonaro liderava a contagem parcial, com 46,31% dos votos válidos, seguido do ex-presidente Lula da Silva, com 44,86

Os mais de 156 milhões de eleitores foram chamados às secções de voto até às 17:00 de Brasília (21:00 em Lisboa), nas 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputaram as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Caso nenhum dos candidatos presidenciais ultrapasse 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a enfrentar-se numa segunda volta em 30 de outubro.

Neste sufrágio estão em jogo também os governos dos 27 estados do país, em disputas protagonizadas por candidatos muito diversos, e as eleições regionais podem-se definir já na primeira volta se um candidato alcançar mais de 50% dos votos nos estados, ou terminar em 30 de outubro quando ocorre a segunda volta das eleições para cargos executivos.

ZAP // Lusa

11 Comments

  1. Parece que teve fraude.
    Urnas que não vieram zeradas mas que num total de 300 pesssoas de uma “região” de eleição já veio com 139 votos prontos no candidato do PT.
    Teve gente que foi votar de verde e amarelo; mesaria de vermelho anulou o voto do eleitor e teve até policia.
    Teve quem foi votar e descobriu que já tinham votado e chamaram a polícia.

    Se o Ex-presida tivesse esss tanto os comícios ia tá bombando e não ia ter esse tanto de ônibus.

    Na própria urna tem uma entrada que possibilita adcionar uma impressora o que permitiria uma auditoria nas urnas.

    Essas urnas não tem como ser auditada; e o TSE os ministros e o careca, intimou qualquer um que questionar a “vossa urna” de perder seu sustento, seus bens, sua liberdade e ameaçando não apenas as liberdades mas as famílias.

    A mulher do AlanS, baixou polícia na casa dele com ordem do Carecão e a Esposa do AlanS estava grávida de mais de 5 meses.

    As urnas não são auditaveis; isso foi comprovado em 2014 quando psdb questionou e chegaram a conclusão que as urnas eram inauditáveis.

    Bolsonaro quis aprovar urna com voto auditavel desde que entrou e fizeram um Show pra impedir.

    Ou seja as eleições estão sendo manipuladas e na última eleição Bolsonaro era um Nada; o sistema debochou eacharam que era irrelevando e que era impossível ele se eleger; mas acabaram que foram muito voto que não era esperado e ele ganhou.
    O algoritmo não estava preparado pra combater um candidato com. TANTO voto e Bolsonaro ganhou.

    Só que esse ano mudaram o algoritmo e bolaram um plano cabuloso.

    Urnas inauditáveis e se candidato do pt ganhar já garantiu que vai para de exportar: carnes e alimentos do agro pro exterior e vai usar o mst pra “cuida” do agro. ( procurem ver vídeos de invasão desse mst pra entenderem a sina que vai se seguir )

    Vomitei tudo; desde já espero que compreendam não vou aceitar um criminoso na presidência do BR.

    Pra mim lugar de ladrão é na prisão.

    • Os trolls não perdem tempo e nem sequer são muito originais, visto que todas essas alegações são tiradas diretamente do guião do Trump. Por muito corrupto que o Lula seja (ou não), o Bolsonaro é o único que é um perigo imediato para a democracia brasileira. Se o Lula ganhar podem correr com ele nas próximas eleições. Se o Bolsonaro ganhar provavelmente não haverá próximas eleições.

      • Devo discordar de você, que sequestrou a palavra “democracia” pra tentar mostrar ser alguém “culto”.

        E trolls é o senhor que não teve a decência de ler da “Missa à metade”.

        O pior cego é aquele que não quer ver, o Presidente da Argentina parou de exportar e aconteceu aquilo na Argentina; revelou que é sim Um dos planos do Lula pro Brasil; Argentina parou de exportar Carnes e produtos agrícolas e pretende fazer o mesmo com o Brasil.

        Se o Brasil deixar de exportar.
        E correr o risco de virar uma Nova Argentina e Venezuela?
        Se você tiver um bichinho e tiver 1 pingo de Amor à ele.. Me mostre uma imagem recente.. Pode ser de Cuba ou da Venezuela de algum cachorrinho ou gatinho. Na Rua e com a população.

        E o Lula é pior que uma pandemia; no rio de janeiro no ano 2000 tinha 5 hospitais; e pra encurtar gastos; Lulu demitiu médicos e alguns enfermeirps e juntou o que sobrou em 1; 1 pra uma região com milhares de pessoas; chegou uma hora que 3 médicos e 8 enfermeiros não deram conta e se viram obrigados a parar de atender.

        Motivo? Tortura psicológica.
        O juramento que fizeram quando completaram não podia mais ser feito e se viram obrigados a Escolher quem vivia e quem morria.
        Pararam de atender pelo simples motivo que era Impossível ajudar Todos que viessem e muitos acabavam sem atendimento e morriam na fila e o governo não quis saber de ajudar em nada nem de contratar mais pessoas pra atender.
        Pelo descaso do Lulu pararam de atender.
        E a culpa disso? A corrupção o mal da corrupção, começa com corrupção depois afeta outros setores.

        E o fato de se achar protegido por estar longe.. Não se preocupa o mal uma hora chega de alguma maneira.

        Você tá na Europa? Protegidinho? Mas tem noção de onde a empresa que compra sua alimentação compra o subsídio desde a sua origem no campo? Senão recomendo procurar saber.. Na hora que faltar você já estar “vacinado”

        Os nordestinos no Brasil sempre passaram fome no governo do Lulu; mas piorque a fome era a sede.
        Muito políticos do Lulu ameaçava a população de senão votar em tal não tem caminhão pipa.

        Agora o povo se libertou e o sertão tá ficando verdinho graças ao Governo Bolsonaro que retomou o projeto; e conseguiu concluir.
        Senão roubar dá pra fazer..

        E foi revelado uma corrupção na educação aonde os recursos iam tudo pro partido de Lulu.

        E procure saber um pouco da história de Luiz Inácio Nicolich Lemos. Dê uma olhada no pai da criança e em quem ele vota, você dá aval à isso ou está do outro lado (?) o cara que o pai da criança vota dá aval e o defende.
        .

      • A este passou-lhe grande parte da história do mundo ao lado. O que aconteceu na Argentina foi que este país decidiu cortar unilateralmente os pagamentos da dívida ao FMI. O que se seguiu, todos nós conhecemos. Ficaram isolados e sem dinheiro.
        A Venezuela tem um ditador, que está ostracizado a nível mundial.
        O Lula é ladrão. Isso é certo. Mas não vai levar o Brasil por esses caminhos. Em alternativa temos o Bolsonaro, incapaz de explicar a compra de casas com dinheiro vivo. E depois temos toda a situação do filho. Para mais, Bolsonaro não joga com o baralho todo. É um tolo.
        Assim, a questão que se coloca é: aí no Brasil não tem melhor do que estes dois?!!

      • Cara Amanda, escreveu muito, com muita conspiração e alheamento da realidade à mistura (guião do Trump, pouco original, com “vacinas” e tudo), mas o facto é que o Bolsonaro é o único a por em causa o processo democrático, tendo inclusive feito ameaças veladas de golpe de estado caso não vença as eleições. O resto é conversa da treta para causar ruído. Faço ainda minhas as palavras do “Fica a dúvida”, sobretudo a última frase. Cumprimentos.

    • E olha que os filhos do louco também parece que vão pelo caminho do ladrão do Lula. O próprio louco também não conseguiu explicar a compra dos imóveis com dinheiro vivo. Uma prática sempre indiciadora de luvas, esquemas, lavagem de dinheiro…
      Em síntese: só tem ladrão, mesmo.

  2. Pior cego é aquele que não quer ver.

    Acha que as pessoas morrem só de covid? No governo de Lulu começou a faltar médicos e aumentar as filas e lulu diminuiu os leitos pra poder roubar mais ; assassinando milhões de pessoas no processo.
    E alguém que tem coragem de mandar matar um dos “Celso Daniel é meu amigo” ; se faz isso com um amigo.

    Quero ficar longe de gente assim. Manda matar e cede a chantagem com provas que o ligam ao crime, Lulu foi o mandante do assasinato do próprio amigo e os papo cabuloso do PT com os criminosos; aumentou a violência e muitos morreram no processo. Pra mim entre: Um Corrupto condenado assassino e Um homem honesto e sincero que é capaz de sangrar pelo seu país. Não é nada difícil escolher.

    Entre dividir pra conquistar e a paz. Eu escolho a Paz.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.