Esta lula estranha é diferente de qualquer outra que os cientistas já viram

(cv) Youtube

Biólogos marinhos encontraram uma lula diferente de qualquer outra que já tinham visto antes e suspeitam que possa representar uma nova espécie para a ciência.

O animal foi descoberto pela tripulação da Okeanos Explorer, uma embarcação de pesquisa da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos EUA. Os investigadores avistaram a criatura sob as ondas do Golfo do México, na zona mesopelágica, a uma profundidade de cerca de 850 metros.

A lula nadava numa posição muito incomum, com os tentáculos dobrados para trás, o que parecia uma postura defensiva, mas num nível extremo – tanto que parecia quase completamente diferente de uma típica lula.

A sua forma de nadar lembrava um nautilóide, e a sua coloração lembrava a de uma lula-vampira-do-inferno – um cefaloide que se parece com lulas e polvos. Por enquanto, os cientistas acreditam que pode ser uma lula misteriosa chamada Discoteuthis discus, que só é conhecida a partir de espécimes mortos e incompletos.

No entanto, uma vez que os cientistas não recolheram o animal, não conseguem estabelecer isso apenas pela filmagem que fizeram.

A equipa não sabe o que a lula come, ou como obtém a sua comida, nem a razão pela qual a sua postura é tão estranha – se é camuflagem, um sinal de doença, uma maneira de otimizar a recolha de alimentos ou outra coisa.

Outras lulas foram observadas em postura semelhante, mas esta era diferente. “Era realmente extremo”, disse o biólogo Mike Vecchione à National Geographic. “Um par de tentáculos estava dobrado na parte de trás, outro dobrado para baixo, e um par a sair para o lado.”

Mergulhos futuros podem revelar mais informações sobre o comportamento e as características do animal, que ajudarão os cientistas a identificar a lula – se é uma espécie já conhecida pela ciência a comportar-se de forma estranha, ou se é algo completamente novo.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aplaudo esses cientistas no VER E NÃO MEXER, afinal porque precisam de tirar os animais do habitat natural, alguns considerados raros, só para saber se comem mexilhões ou lagosta por suar?

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …