Vândalos ou manifestantes? Lula demite direção dos meios de comunicação públicos

3

Ricardo Stuckert / PR / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, demitiu hoje por decreto a direção de todos os meios de comunicação públicos brasileiros em resultado do tratamento dado aos ataques a edifícios públicos em Brasília no dia 8.

A decisão foi tomada na sexta-feira e inclui a nomeação da jornalista Kariane Costa como presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), da qual dependem meios como a Agência Brasil, a TV Brasil, bem como rádios nacionais.

A medida implica a abertura de um processo de transição e reorganização na EBC que durará cerca de 30 dias, informou a presidência brasileira em comunicado.

A imprensa brasileira destaca que a direção desses meios de comunicação estava nas mãos de funcionários indicados pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro.

No passado dia 8 de janeiro, apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília, obrigando à intervenção policial para repor a ordem e suscitando a condenação da comunidade internacional.

Fontes citadas pelo jornal Folha de São Paulo descrevem que a maior parte dos media brasileiros se referia aos apoiantes de Bolsonaro como “vândalos” ou “conspiradores golpistas”, enquanto os meios públicos mantiveram o termo “manifestantes”.

Outra fonte explicou que se temia uma cobertura ainda mais radical dos meios de comunicação liderados por pessoas próximas de Bolsonaro e a possível disseminação de ideias antidemocráticas ou mesmo sabotagem técnica para interromper transmissões.

No dia seguinte ao assalto aos três poderes, o telejornal da TV Brasil transmitiu declarações do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, interpretadas como provocação por políticos do Partido dos Trabalhadores (PT), no poder.

A Polícia Militar conseguiu recuperar o controlo das sedes dos três poderes, numa operação de que resultaram cerca de 1.500 detidos.

A invasão começou depois de militantes da extrema-direita brasileira apoiantes do anterior presidente, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, considerando que tanto o governador como o ex-secretário de Segurança e antigo ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres terão atuado com negligência e omissão.

O ex-ministro da Justiça, que durante a sua gestão como ministro da Justiça foi alvo de críticas da oposição por, supostamente, usar o seu cargo para favorecer Jair Bolsonaro, foi entretanto detido ao aterrar no Brasil quando regressava de Miami.

A atuação de Anderson Torres levanta diversas questões: por que viajou para os Estados Unidos nas vésperas de uma manifestação prevista, se se encontrou nos EUA com Bolsonaro e de tratou dessas manifestações com o ex-presidente.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Acho que devia ter uma CPI e averiguar todos os responsáveis.
    Omissão também deveria ser punida.
    Na minha opinião as matérias tem um erro de culpabilizar sem fatos e provas.
    Um fato é que foram justamente em objetos de valor incalculável e sem reparação.
    Parecia que quem “destruiu” conhecia muito bem os objetos e aonde deveria ir.. É muito estranho.
    Assim como foi estranho o incêndio no Museu do RJ que inventaram uma “desculpa”; mas sempre suspeitei que pode ter sido algo “criminoso e planejado”.
    Apesar das minhas suspeitas nunca culpei nenhum lado ( ideologico ou político), apesar de tudo minha desconfiança fica.
    Mas não perco tempo discutindo.. A vida continua e tenho que trabalhar.

  2. Algo interessante no Nordeste do Brasil; Bolsonaro terminou as obras do São Francisco.

    Esse novo mal entrou: fechou as barragens e o que não fechou está levando caminhões de terra pra barra.
    Os caminhões pipa que normalmente é pra “água” os nordestinos sempre disseram que tem gosto de “estranho de gasolina” e a mídia não divulga nada no BR; Foi liberado pros “artistas” mais de 1 bilhão em menos de 1 semana.

    Porém no centro-oeste e no sul do Brasil teve “problemas” fe lavoura que fazendeiros perderam toda a safra do ano e a terra tem que ter um período de “descando” e não dá pra plantar nada e não vão receber um auxílio do governo pra poder melhorar o solo e tenta uma nova safra e o único jeito pra quem perdeu Tudo é esperar.
    Então futuramente não se assustem com a subida dos preços dos alimentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.