Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal

18

André Borges / EPA

Um grupo de centenas de apoiantes do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiu este domingo o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Os protestantes ultrapassaram a barreira policial e invadiram os edifícios dos poderes legislativo, executivo e judicial.

O aviso já tinha sido deixado pelo ministro da Justiça do Brasil, Flávio Dino, que disse ter convocado forças nacionais para tentar travar o avanço de apoiante de Bolsonaro que tentaram invadir o Congresso.

“Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, escreveu o governante nas redes sociais.

Imagens divulgadas na internet mostram manifestantes a ultrapassar a barreira montada por polícias na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os agentes tentaram conter os ‘bolsonaristas’ com spray gás pimenta, mas sem sucesso.

No entanto, circulam imagens nas redes sociais de polícias a filmarem e fotografarem a multidão. Nos vídeos é possível ver agentes a filmarem os acontecimentos e a conversam pacificamente com os apoiantes.

O deputado de esquerda Guilherme Boulos acusou até a Polícia Militar de Brasília de ter permitido a invasão: “Os golpistas, com ou sem farda, têm que ser responsabilizados e presos”.

O presidente brasileiro, Lula da Silva, não está no Planalto. O líder está atualmente em Araraquara, em São Paulo, onde foi para avaliar o impacto das cheias.

A invasão no Congresso brasileiro lembra a invasão de apoiantes de Donald Trump ao Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, em protesto contra os resultados das eleições que deram a vitória a Joe Biden.

O presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco, repudiou a invasão da sede do Congresso Nacional por apoiantes de Jair Bolsonaro, defendendo que “devem sofrer o rigor da lei com urgência”.

“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, lê-se numa mensagem divulgada nas redes sociais.

“Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contacto permanente. O governador informou-me que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação”, acrescentou o político brasileiro na mensagem difundida nas redes sociais.

Manifestantes apareceram na cobertura, mas também em todos os relvados adjacentes, inclusive o do palácio presidencial do Planalto.

Jair Bolsonaro, que foi derrotado por Lula da Silva na segunda volta da eleição presidencial no dia 30 de outubro, deixou o Brasil no final do ano para os Estados Unidos.

Já durante a invasão de manifestantes, através das redes sociais, Flávio Dino garantiu que “essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer”.

O secretário de Segurança de Brasília — e conhecido ‘bolsonarista’ —, Anderson Torres, fala em “cenas lamentáveis” e diz ter tomado “providências”. No entanto, o senador Randolfe Rodrigues está a preparar um pedido urgente ao Supremo Tribunal para afastar Anderson Torres.

“Protestos têm que ser pacíficos. Invasões de prédios públicos e depradação não são resposta”, reagiu também Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça do Governo de Jair Bolsonaro e juiz da Lava Jato.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o Governo está a equacionar envolver os militares, com a decretação de uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), prevista na Constituição.

Os congressistas norte-americanos Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, filiados ao Partido Democrata, pediram no Twitter que Jair Bolsonaro deixe os EUA, citando os ataques à democracia em Brasília.

Daniel Costa, ZAP //

18 Comments

  1. E ainda chamam arruaceiros aos Lulistas? E isto é o quê? Um bando de desocupados, antidemocratas, que não sabem que no jogo, uns ganham outros perdem, isto é DEMOCRACIA. O “chefe” deles “FUGIU” para os Estados Unidos, com medo de quê? Quando volta? Deixou-os para trás, eles não vêm isso?

    • O grande responsável por isto é a cúpula da justiça brasileira que tirou um preso diretamente para a presidência do Brasil. Não sei se haverá no mundo uma situação destas: passar de presidiário a presidente do Brasil. O povo brasileiro está completamente dividido.

      • e o Preso pagou mesmo quem o meteu lá ser amigo do Bolsonaro , esse pagou na Prisão os atos que cometeu, foi um homem de coragem não abandonou o seu Povo nem o seu Pais , já o outro meteu o Rabo entre as pernas com medo de ser preso que Matou Milhares de Brasileiros e agora fez com que o Brasil parece um pais do terceiro Mundo , pois não sabem o que é ser democrata, aqui se vê que os Bolso naristas é do género arruaceiros e e não Manifestantes, pois isto nada tem de democracia isto é Vandalismo , isto é BOLSONARO

  2. Um povo indignado com a instalação de uma cleptocracia de delinquentes que roubaram o poder “democraticamente” isto está mais para Abril de 74 em Portugal do que para Janeiro de 2021 nos EUA. Abram os olhos

    • sabe o que quer dizer a Palavra DEMOCRACIA? eu não votei PS nem votei no PR de Portugal , mas se a Maioria assim quis para Portugal só tenho de aceitar e continuar a trabalhar e a seguir a minha Vida Respeitando o Voto dos outros …

      • Que bom que o senhor mora em um país onde se pode confiar nas eleições. Se cá assim fosse, nada estaria a acontecer. As máquinas mágicas fizeram o milagre da “democracia”, e o segredo colocou famílias nas ruas, crianças até.

  3. isto de certeza foi por causa de terem perdido contra a Argentina, agora Vingam-se no LULA não têm mais nada para fazer..eh eh

  4. Está provado que os depredadores são infiltrados. No entanto, isso não interessa divulgar.
    Claro que ter como Presidente o Maior Ladrão do Mundo, que se governou durante 20 anos e o povo nordestino continua pobre, com governadores do club PT… Porque não desenvolveram o nordeste?
    Provavelemnet será nos próximos anos que isso vai acontecer.
    Quanto ao elenco Ministerial… processados na Justiça, 90%. Por irem à igreja, com certeza.
    Solto para ser Presidente… Vergonhoso.
    “Serralheiro”… nasceu pobre? Como tem uma fortuna incalculável? E a empresa “Oi”, que comprou para o filho, para ser vendida à Portugal Telecom… Grande negócio… para quem?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.