Congressistas norte-americanos pedem expulsão de Bolsonaro dos EUA

9

Carolina Antunes / PR

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Os congressistas norte-americanos Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, filiados ao Partido Democrata, pediram no Twitter que Jair Bolsonaro deixe os Estados Unidos (EUA), citando os ataques à democracia, em Brasília, realizados no domingo por apoiantes do ex-Presidente do Brasil.

Bolsonaro deixou o Brasil a 30 de dezembro, antes do fim do seu mandato, decidindo não passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva e instalando-se na região de Orlando, na Florida, EUA.

Segundo avançou o Folha de S. Paulo, a congressista por Nova Iorque, Alexandria Ocasio-Cortez disse que os EUA deveriam parar de “oferecer refúgio a Bolsonaro”. “Cerca de dois anos depois de o Capitólio dos EUA ter sido atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no estrangeiros a tentarem fazer o mesmo no Brasil”.

A mensagem foi publicada depois da invasão da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tarde de domingo. Os invasores entraram no Congresso Nacional, no Planalto e no Supremo Tribunal Federal, espalharam atos de vandalismo e estiveram em confronto com a Polícia Militar.

Também o congressista democrata Joaquin Castro, do Texas, ofereceu apoio ao Governo brasileiro e referiu que “Bolsonaro não deve receber refúgio na Florida, onde se esconde da responsabilidade pelos seus crimes”. “Terroristas (…) e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, sublinhou.

Os congressistas norte-americanos foram apenas dois entre muitos políticos que compararam os incidentes deste domingo em Brasília com o que aconteceu em Washington D.C. há dois anos.

A 06 de janeiro de 2021, a invasão do Capitólio foi insuflada por um discurso do então Presidente Donald Trump, levando manifestantes a invadirem o prédio do poder legislativo americano, numa tentativa de impedir a certificação da vitória de Joe Biden na eleição de 2020.

De acordo com Gustavo Ferraz de Campos Monaco, professor de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da USP, a deportação e a extradição são dois caminhos possíveis para a saída compulsória de Bolsonaro dos EUA.

A extradição deve ser solicitada pela Justiça brasileira e, então, encaminhada pelo Governo federal ao Governo norte-americano, que pode aceitar ou recusar. O processo só pode acontecer caso exista um acordo específico entre os dois países envolvidos e depende de fatores como reciprocidade de penas, explicou ao jornal.

Um exemplo da complexidade da execução de extradições é o caso do ex-Presidente peruano Alejandro Toledo, acusado de corrupção, que chegou a ter extradição aprovada pela Justiça dos EUA, mas ainda permanece no país.

deportação é mais rápida e depende da vontade do Estado no qual Bolsonaro agora se encontra. Seguindo essa hipótese, caso tenha usado o seu passaporte diplomático para entrar nos EUA, o ex-Presidente teria 72 horas para deixar o país.

ZAP //

9 Comments

  1. Se Bolsonaro for deportado, duvido que volte para o Brasil, onde a Justiça trataria dele. Já a extradição reolvia isso mas parece ser uma coisa mais complicada. E talvez o melhor mesmo seja que Bolsonaro fique fora do Brasil, porque uma vez lá há mais probabilidades de incidentes violentos perpetrados pelos rufias e cães raivosos que o apoiam.

  2. O Bolsonaro ficou EM SILÊNCIO desde que as urnas elegeram o ladrão. Não insitou a nada e até saiu do país antes da “posse” para não causar problemas. Enquanto não abrirem os olhos e virem que o Bolsonaro é um sintoma e nao uma causa, vão viver na escuridão. Isto está mais para Abril de 74 em Portugal do que para Janeiro de 21 nos EUA. Os ladroes tomaram o poder.

  3. Era mais que evidente , que tal iria acontecer mais tarde ou mais cedo ! . Brasil é um grande País en termos de área e pequeno en termos de Civismo e Cultura Geral ! . Bolsonaro , a começar por Ele mesmo , revelou au Mundo isso mesmo ! . por o que assisti na TV , o desfile de arruaceiros, tarados e de abrutecidos Sectários , acompanhados carinhosamente por as forças Policiais locais , até ao coração da representatividade Democrática , não deixa duvidas sobre a enorme teia de corrupção que Lidera o Brasil ! . Ao deixar andar , Portugal pode ir (en proporção menor) , por o mesmo caminho ! . Se eventualmente isso acontecer terá um Supremo responsável , na Pessoa do P.R que vai andando e deixando andar !

  4. Isto é apenas um sinal de que o Brasil está dividido a meio. E assim continuará até às próximas eleições. São milhões e milhões de brasileiros que querem apenas dizer que o bolsonarismo está vivo. Habituem-se.

  5. Não o deveriam ter deixado entrar, seria mais fácil mandá-lo embora no mesmo avião do que expulsá-lo neste momento, infelizmente. Esse crápula covarde e fascista não encontrará lugar para se esconder.

  6. As pessoas deveriam buscar informações fora da midia global engajada que TODOS temos hoje. Se a corte eleitoral tivesse, com a transparência QUE A LEI BRASILEIRA exige, fornecido o código fonte das máquinas mágicas, tudo isso teria sido evitado. TUDO que está acontecendo no Brasil, coloquem na conta certa: Tribunal Superior Eleitoral. Mortes e perdas materiais devem ir todas para a corte do SEGREDO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.