Lula da Silva lança candidatura à presidência a pensar na reconstrução do Brasil

1

midianinja / Flickr

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

Lula da Silva lançou oficialmente, este sábado, a sua recandidatura ao Palácio do Planalto para as eleições de outubro.

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, este sábado, a sua candidatura às eleições presidenciais, para as quais todas as sondagens o colocam como o principal favorito à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro.

“É um momento muito especial na minha vida, especial por contar com vocês, por ter conseguido pela primeira vez unir todas as forças políticas progressistas em torno da minha campanha”, disse Lula numa cerimónia num centro de convenções em São Paulo, perante cerca de 4.000 apoiantes.

Lula da Silva justificou a entrada na corrida eleitoral para “reconstruir” o país após a gestão “irresponsável e criminosa” de Jair Bolsonaro.

“Estamos todos dispostos a trabalhar não apenas pela vitória de 2 de outubro, mas pela reconstrução e transformação do Brasil, que será mais difícil do que ganhar a eleição”, disse Lula.

O discurso decorreu num palco decorado com uma bandeira gigante do Brasil, símbolo frequentemente associado ao bolsonarismo e militantes de direita.

Vestindo camisa branca e fato azul, Lula afirmou que necessita uma vez mais de mudar o Brasil. E que em vez de promessas, apresenta o legado dos governos anteriores do PT.

“No nosso governo, promovemos uma revolução pacífica neste país. O Brasil cresceu, e cresceu para todos. Combinamos crescimento económico com inclusão social. O Brasil se tornou a sexta maior economia do planeta, e, ao mesmo tempo, referência mundial no combate à extrema pobreza e à fome. Deixamos de ser o eterno país do futuro, para construirmos nosso futuro no dia a dia, em tempo real”, detalhou Lula no seu website oficial.

O seu ex-adversário político e atual companheiro de campanha para a vice-presidência, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, participou por videoconferência após testar positivo à covid-19.

O político moderado é pouco carismático, mas bem visto pela classe empresarial. Alckmin afirmou que o Brasil sobrevive hoje ao governo mais desastroso e cruel da sua história .

A campanha começa oficialmente em agosto. Faltando cinco meses para as eleições, as sondagens apontam que Lula venceria Bolsonaro na segunda volta.

Lula recuperou os seus direitos políticos em 2021, após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular as suas condenações por corrupção no âmbito da investigação “Lava Jato”, considerando que não foi julgado de forma imparcial pelo ex-juiz Sergio Moro. Por uma dessas condenações, Lula passou um ano e meio na prisão.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.