Actor Luke Perry foi enterrado num fato de cogumelos. Funerais ecológicos são nova tendência

Quando Luke Perry, o actor da série “Beverly Hills 90210”, foi sepultado no Tennessee, nos EUA, no passado mês de Abril, após a morte aos 52 anos vítima de um enfarte, levava vestido um fato de cogumelos. A revelação foi feita pela filha Sophie Perry e é o sinal de uma nova tendência, os funerais ecológicos.

Foi numa publicação no seu perfil do Instagram que a filha de Luke Perry revelou ao mundo que o pai foi enterrado num fato de cogumelos como “um dos seus últimos desejos”, num gesto “bonito para este bonito planeta”.

“Em Dezembro, fui a São Francisco com dois dos meus melhores amigos. Um deles nunca tinha estado na Califórnia, por isso fomos mostrar-lhe as Redwoods. Tirei esta foto enquanto estávamos lá porque pensei ‘fogo, estes cogumelos são bonitos'”, relata Sophie Perry no Instagram, falando da visita à Reserva Natural de Armstrong Redwoods na Califórnia.

“Agora, os cogumelos carregam um significado totalmente novo para mim”, continua a filha de Luke Perry, destacando “o genial que é o fato de enterro de cogumelos” como “uma opção eco-amigável”.

Este fato peculiar é uma invenção de Jae Rhim Lee, co-fundadora da empresa de funerais ecológicos Coeio que está baseada na Califórnia.

Denominado “Fato de Enterro Infinito”, trata-se de um invólucro de enterro completamente biodegradável, feito com algodão orgânico e que tem implementada uma mistura biológica de cogumelos e de outros microorganismos que ajudam o corpo a decompor-se, que “neutralizam toxinas” e que transferem nutrientes para as plantas, como se explica no site da Coeio.

Os corpos são assim “transformados em nutrientes vitais que enriquecem a terra e cultivam vida nova”, acrescenta a empresa.

Além disso, o fato ecológico ainda reduz os contaminantes tóxicos do corpo humano, nomeadamente o mercúrio, que são libertados para o meio ambiente durante os processos de decomposição e de cremação.

Com um custo de 1500 dólares por unidade (cerca de 1300 euros) , o fato existe também numa versão para animais de estimação. E a empresa promete plantar duas árvores por cada fato vendido.

A mentora da ideia apresentou o conceito durante uma Ted Talk em 2011, destacando que se inspirou no facto de “alguns dos fungos mais saborosos” também terem propriedades que ajudam a “limpar as toxinas do meio ambiente”. “Assim, pensei que podia treinar um exército de fungos comestíveis limpadores de toxinas”, constatou.

Perante uma assistência que foi passando pelo espanto e pelo riso, Jae Rhim Lee acrescentou na sua intervenção que se tratava de “um passo” para nos “responsabilizarmos pela nossa própria pegada sobre o planeta”.

Todavia, há quem não goste muito da ideia, notando que comer cogumelos que cresceram a partir do cadáver de uma pessoa não parece algo muito interessante de se fazer.

Já a ideia dos caixões biodegradáveis está implantada há alguns anos no sector funerário, com várias empresas da área cada vez mais focadas em conceitos eco-amigáveis. E há empresas que transformam os compostos mortais do corpo humano em terra em vez de cinzas e agências funerárias que disponibilizam caixões feitos em materiais como bambu, salgueiro e folhas de ananás. Porque, afinal, não é só na vida que devemos preocupar-nos com a defesa do planeta.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …